Mário Fernandez

Crescendo em Oração – Solidariedade

“Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. ” (Filipenses 2:4)

Quando olhamos para o verbo cuidar, temos geralmente uma visão muito pragmática, ao associarmos com algo que precisa ser feito e não necessariamente um pensamento, filosofia ou sentimento. Exatamente neste vetor quero colocar a oração com algo de extremamente prático, algo de pouca teoria e muita aplicação – e algo no qual precisamos crescer.

Cuidar é dar atenção, prestar atenção, olhando com cuidado, reparando nos detalhes. É não deixar passar em branco como se fosse invisível. A causa do meu irmão é interesse dele, mas eu posso cuidar dando atenção – sem bisbilhotar, sem me intrometer, sem ingerência.

Cuidar é agir para que algo termine bem, especialmente lembrando que muito ajuda quem não atrapalha. Se eu puder ajudar, quero ser abençoador, mais bem aventurado é dar. Se não posso, quero sair da frente e não ser pedra de tropeço no caminho.

Cuidar é proteger, e em se tratando de interesses de outros é sempre mais difícil. Mas eu posso proteger o meu irmão para que o interesse dele seja cumprido. Posso protegê-lo não falando mal dele, não permitindo que falem, não me juntando com quem fala.

Cuidar é priorizar, colocar primeiro, não esquecer, não deixar para depois. Cuidar é considerar mais importante orar pelo que é do irmão do que pelo que é meu. Às vezes, isso nos coloca no risco do exagero e negligência das próprias necessidade, mas eu creio de coração que podemos assumir esse risco.

Cuidar é orar. Orar é cuidar. É uma das formas mais sublimes de cuidado. Se realmente crescermos em oração, aprenderemos a cuidar daquilo que é do interesse dos irmãos, para com isso alcançar um nível de crecimento em oração. Não é um mero procedimento, é mais do que isso. É um estilo de vida com Deus. Nosso desafio é superar o desejo de só cuidar de nós mesmos.

“Senhor, me ajuda a encontrar uma forma de vencer meu egoísmo, centrado em mim mesmo. Quero realmente crescer na Tua presença para poder abençoar meus irmãos.”

Mário Fernandez

8 thoughts on “Crescendo em Oração – Solidariedade

  1. Avatar armindo disse:

    Concordo plenamente.
    cuidar é algo practico e não teórico, para uma melhor percepção quanto a este tema pertinente foquemo-nos nos pais quando cuidam dos seus próprios filhos. cuidar é muito mais do que prestar atenção e por ai fora, cuidar é acima de tudo ensinar ,educar ,acolher, amparar, consolar, preocupar-se, alimentar, disciplinar, proteger e dar segurança(do alto). O mais importante relativamente ao cuidar é exactamente a demonstração de amor nas nossas atitudes, pois o amor produz paz, alegria, carinho, afeição, paciência, temperância, mansidão,respeito ao semelhante e compreensão pois o amor é o vínculo da perfeição Col3:14. Devemos cultivar este senso comum para o benéficio do SER. Sal133:1 quão suave e agradavel é que os irmão vivem comunhão(união,irmandade). É impossivel se libertar do egocentrismo ou do egoismo enquanto não praticarmos o amor fraternal. outra vez Jesus nos incumbe uma responsabilidade solene que é de cuidar do semelhante Tg1:27. devemos olhar para o semelhante com os olhos espirituais e não com os olhos da mente apenas, o modo como a onça e a aguia cuidam das suas crias. será que teriamos essa capacidade de imitar pelo menos? É realmente estranho pensar nisso mas vejamos, se os animais que não foram feitos imagem e semelhança de Deus muito menos foram feitos racionais, tenhem esta virtude e muito mais, que dizer de nós? ora bem, se entendermos o amor que o Pai amou o mundo a ponto de dar o seu único Filho(Jesus Cristo nosso Salvador) como sacrificio vivo pelos nossos pecados, então estaremos apto para desenvolver este amor dentro de nós e se tb o praticarmos saberemos o seu verdadeiro significado quanto ao cuidar. graça paz e amor seja convosco

  2. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Cuidar uns dos outros, levar as cargas uns dos outros e suportar uns aos outros em amor são desafios diários na vida da gente para podermos ser bênçãos na vida de quem nos cerca. Obrigada pela mensagem edificante. Grande abraço

  3. Avatar josé disse:

    O Senhor na terra fazia isso e continua fazzendo(intercedendo) por nós crentes nele, aleluia!

  4. Avatar Jonas H. Pires Jr. disse:

    Pastor Mário,
    é maravilhoso quando conseguimos entender que podemos sim ser muito úteis ao nosso próximo!
    Isso é chamado de “lei de Cristo” pelo apóstolo Paulo em Gálatas 6:2
    Porém entendo claramente o que também foi muito bem exposto em seu texto, que “partilhar as dificuldades um dos outros” exige uma compreensão adicional sobre o que se entende por “ajudar o outro” – exige equilíbrio, moderação como se lê em:
    2 Tm 1:7 Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.

    Ser verdadeiramente útil ao próximo, conforme o que leio na palavra de Deus é : agir de tal forma que fique explicitamente entendido a nossa disposição para a ajuda nos casos de decisões importantes – esperar o pedido de ajuda muitas vêzes torna-se tardio na solução da mesma. Em casos emergenciais não há o que esperar – trata-se de “arregaçar as mangas e entrar na luta”.

    Essa ajuda não poderá ser “paternalista” – deixando claro ao necessitado que esperamos ver nos em uma situação futura onde juntos ajudaremos um outro próximo – isso se constitui em “alavanca” da esperança.

    O equilíbrio nas Escrituras é tão fantástico que encontramos no mesmo capítulo 6 de Gálatas, um pouco abaixo o texto:
    “Vs.5 : Porque cada qual levará a sua própria carga.”

    mostrando que não temos o direito de “depositar” ou “responsabilizar” os nossos problemas nos “ombros” do nosso irmão, muito menos “cobrar” dele soluções de outras dificuldades advindas de consequências relacionadas a possíveis medidas emergenciais. Antes de “cobrar” algo, todos precisamos sentir o “coração aberto” da comunidade.

    Não vamos nos esquecer que quando lidamos com pessoas, precisamos de sabedoria do alto durante essa direção :

    Eclesiastes 10:9 Aquele que transporta pedras, será maltratado por elas, e o que rachar lenha expõe-se ao perigo.
    10 Se estiver embotado o ferro, e não se afiar o corte, então se deve redobrar a força; mas a sabedoria é excelente para dirigir.

    Vamos prosseguir orando e buscando sabedoria; com a fé a esperança e o amor chegaremos à meta especificada por Jesus.

    Ótima reflexão. Que Deus continue a abençoar a sua preciosa vida, pastor.

  5. Avatar Maria Dias Marques disse:

    Pastor Mário Fernandez
    Graça e paz

    Suas mensagens são sempre solenes
    e atuais e bem construídas, dentro
    dos ensinamentos das Sagradas Escrituras.
    Mas a de hoje está completa,
    para responder a muitas indagações
    dos seus leitores. Parabéns!
    Apreciamos a solidariedade, por ela ser um aconchego
    espiritual nascido do coração de Deus.
    Que Deus abençoe seu ministério.

  6. Avatar Ana Paula disse:

    Amém. Palavras que realmente vem ao nosso encontro e nos edificam e exortam com amor.

    Obrigada Deus pela vida dos meus irmãos.

  7. Avatar Rua Miguel Cirilo 15 - Santos Sp disse:

    Maravilhosa mensagem! Tem edificado muito minha vida tamanha profundidade!! Obrigada e Deus o abençoe pastor Mario.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *