Mário Fernandez

Discipulado – Frutificando

“Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome. ” (João 15:16)

Interessante que algumas expressões são incorporadas ao nosso vocabulário sem que a gente perceba ou questione. Jesus escolheu seus primeiros discípulos, não foi escolhido por eles. Às vezes fica parecendo que cremos no contrário.

Como fomos por Ele escolhidos, temos de assumir um papel assim compatível e igualmente assumir o objetivo para isso ter sido feito, como este versículo apresenta. Quando somos escolhidos por Ele somos chamados para dar fruto, muito fruto, mas principalmente frutos que permaneçam.

É verdade que podemos dar diversos tipos de frutos, com bastante respaldo bíblico – arrependimento (Mateus 3:8), frutos do Reino (Mateus 21:43), justiça (Filipenses 1:11), frutos do evangelho (Colossenses 1:6)… Mas qual é o fruto que permanece? E que permanecendo glorifica ao Pai? E frutos que demonstrem a qualidade da árvore que nos tornamos, que demonstram e evidenciam nosso chamado.

Na minha opinião nenhum fruto supera as almas ganhas para o Reino, cujos joelhos se dobram diante da cruz. Isso por uma série de motivos: Jesus fez muito disso (devemos dar o mesmo fruto que Ele); almas eternamente com Deus (mais duradouro impossível); a Bíblia mostra isso (Colossenses 1:6) e assim por diante.

Não creio que todos nós tenhamos chamado ou vocação para sermos evangelistas altamente produtivos do ponto de vista numérico, mas creio sim que todos nós somos chamados para frutificar. Se não nos dispusermos a dar alguns frutos, jamais cumpriremos aquilo que nos fez ser chamados. Fomos escolhidos para isso, não acredito que sejamos totalmente incapazes. Seja uma pessoa por ano, todos podemos dar fruto. Almas permanecerão, os prédios ruirão, as línguas cessarão, a sabedoria desaparecerá.

Discípulo faz o que mestre faz e o que o mestre manda. Se Jesus frutificou e disse que fomos escolhidos para isso, a mim basta. Andemos, meu irmão, andemos e frutifiquemos.

“Senhor, eu quero aprender a frutificar para Ti como foi propósito desde que fui escolhido. Ajuda-me a saber como fazer isso e a ter a coragem necessária para realizar.”

Mário Fernandez

6 thoughts on “Discipulado – Frutificando

  1. Avatar Airton disse:

    Pastor:

    O Mestre me chamou para frutificar. E qual tem sido minha resposta? Muito aquém do posso fazer. Aliás, do que devo ser. Permito que questões menores e horizontais me impeçam de ir mais além. Felizmente o Pai tem paciência comigo e espera o momento em que eu frutifique de acordo com o que está na agenda dele.

  2. Avatar Fernando Besler disse:

    Excelente artigo porque reflete atitudes que todos aqueles que professam o nome de Jesus devem ter. Nós em Cristo devemos nos posicionar de maneira efetiva na sociedade e tentarmos influenciar com noss testemunho todas áreas sociedade principalmente com nosso testemunho de integridade,que diga-se de passagem é nossa obrigação como cristãos.
    O engajamento nas frentes que buscam melhores condições de vida de todos os cidadãos,o cuidado com aquilo que Deus criou deve receber de nossa parte todo nosso apoio e iniciativas visando encabeçar essas aspirações. A omissão da igreja é um mal. Muito disso em razão de um dualismo inconcebível que quer incutir aquilo que a Reforma lutou pra eliminar que foi a separação do que era material e o que era espiritual. O Reino de Deus deve se expressar amplamente.

  3. Jesus escolheu os apóstolos não por fazer diferença entre as pessoas, provavelmente eles estavam mais aptos a seguir a Jesus naquele momento, neles havia a terra fértil que multiplica a semente, não se trata de cultura humana mais de aptidões espirituais, morais e qualidades em potencial que um seguidor de Jesus deveria ter. Os religiosos da época que viviam da religião tinham cultura mas não reconheceram Jesus nem João Baptista. Todos um dia estarão aptos para serem chamados por Deus, todos somos filhos dele.

  4. Avatar sergio kowaski disse:

    Mário
    Essa matéria “frutificando” foi a melhor que eu já li.
    A minha empresa tem o nome Ictus também e o ramo de atividade é consultoria empresarial e gestão de projetos.

    Grande abraço.

  5. Avatar Maria Dias Marques disse:

    DISCIPULADO – FRUTIFICANDO

    Amamos este estudo
    Que nos convida a uma análise
    Introspectiva.
    A palavra de Deus é clara quando diz
    Em Mateus vinte verso dezesseis:
    “Assim, os derradeiros serão
    Primeiros e os primeiros derradeiros.
    Porque muitos são os chamados,
    Mas poucos os escolhidos.”
    Achamos possível que os escolhidos
    Serão os que produzirem frutos
    De justiça…
    Não sabemos o sabor que tem
    Se doce ou ácido…
    Os que forem apenas chamados também terão
    Sabores diversificados, frutos multicoloridos,
    Frutos saborosos e frutos envenenados…
    Analisemos sem julgar:
    É só prestar atenção ao noticiário,
    Verdadeiro ou falso,
    Tem tido muita comprovação na vida
    De muitos que nos parecem chamados
    E os seus frutos tem sido motivo
    De escândalo, e a Bíblia diz,
    Em Mateus capítulo dezoito
    Verso sete:
    “Ai do mundo por causa dos escândalos:
    Porque é mister que venham escândalos,
    Mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!.
    A palavra de Deus se for interpretada
    Apenas intelectualmente
    Fica incompreensível, e às vezes contraditória.
    Mas não é:
    Deixemos que o Santo Espírito
    Interprete e coloque em nosso coração
    A resposta correta à nossa indagação.
    Ele não erra, nem confunde.
    Glorificamos a Deus por esta oportunidade
    Preciosa, que adverte, inspira-nos
    E ensina abençoando-nos.
    Obrigada Pastor Fernandez
    Pela luz que essas mensagens
    Têm trazido a nossa vida!
    Glória seja dada ao Criador!

    (O que foi antes da resposta acima, ainda estava sem correção. Desculpe por favor)

  6. Avatar Manuel Antóino Barbosa Barros disse:

    Eu,tenho gostado do ser meditação diaria,elas tem abençoa as minha manhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *