Mário Fernandez

Hombridade – Verdade

“Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno”.” (Mateus 5:37)

Um homem de verdade é um homem verdadeiro, nos dois sentidos. Quero destacar o sentido de verdadeiro como quem fala a verdade, é confiável naquilo que fala, mas também de quem mantém e sustenta aquilo que fala.

Tenho convivido na minha carreira profissional com homens que falam coisas que sabem não ser verdade e o único nome para isso é mentira. Não podemos atalhar ou simplificar, é mentira sim. Se eu falar algo enganado, que eu cria ser verdadeiro ou tinha informações de que era verdadeiro, isso é outra coisa. Mas sabendo que não corresponde a verdade, é mentira.

Também tenho conhecido homens que falam a verdade, mas posteriormente não sustentam suas afirmações. Ou voltam atrás, ou negam ter dito, ou simplesmente se omitem. Isso pode até não ser mentira, mas é falta de confiabilidade e portanto fere o senso de hombridade. Está igualmente errado.

Com grande alegria testifico que também tenho convivido com homens que falam a verdade e sustentam suas afirmações, honram seus compromissos e suportam a tentação de se omitir. São homens tementes a Deus, independente de como creem.

Um homem temente a Deus tem uma única palavra para dizer sim e esta palavra é “sim”. Tenho aprendido nesse tempo que a palavra mais libertadora do nosso vocabulário é “não”. Quando dizemos um “não” claro, confiável e sustentado, estamos livres. Igualmente a palavra mais escravizadora é “talvez”. Nada como um não para nos deixar livres.

Finalmente, atentemos que Jesus disse que tudo que vai além disso, tudo, procede do Maligno. Não creio ser necessário explicar o que seja “passar” nem tampouco explicar quem é o referido. Para mim é o bastante, já sei que vem encrenca e devemos fugir disso.

Devemos ser homens cujo “sim” e cujo “não” reflitam a verdade, se sustentem e nos libertem dos compromissos indevidos. Sofreremos por isso, com certeza. Mas estamos sendo observados pelo Justo Juiz que, no devido tempo, julgará a cada um segundo seus atos.

“Senhor, obrigado por me mostrar o modo correto de expressar minhas afirmações para que eu seja abençoado e possa Te agradar com as minhas palavras.”

Mário Fernandez

6 thoughts on “Hombridade – Verdade

  1. Avatar Airton disse:

    Olá, Pastor!

    Ignoro se tem sentido, todavia, ao ler o verso acima, considerei que o “sim” deve ser sim por dentro e por fora. Vezes várias já disse sim só externamente. É mister que haja unidade em mim mesmo para que o “sim” ou o “não” seja verdadeiro.

  2. Avatar Márcia B de Souza Rios disse:

    Linda e verdadeira mensagem! Uma pena, que vivemos em um mundo, onde impera a mentira e falsidade: No entanto, a palavra de DEUS diz:” Não vos conformeis com este mundo. Mas, transformai-vos”. Os sinceros podem ser minoria ; Porém conseguem fazer a diferença.

  3. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Constantemente temos que nos revestir do cinturão da verdade, pois o que muito ouvimos são palavras dúbias, expressões com duplo sentido. Que o Espírito Santo esteja nos iluminando a cada instante, no nosso falar e no nosso ouvir.

  4. Avatar Maria Dias Marques disse:

    HOMBRIDADE –VERDADE

    Muito nos apraz, ler escritores jovens
    Que ocupam a mente com
    Hombridade e verdade
    Neste presente…
    Não é muito frequente,
    Mas Louvamos a Deus, porque é preciso
    Pôr em evidência,
    Não apenas os termos mas a sua essência,
    De modo a provar
    Que o que ocupa a nossa mente
    É o interesse de ser, probo, digno, verdadeiro
    Sem criticar, sem humilhar, sem menosprezar
    Aquele que ainda não conseguiu
    Passar uma lima espiritual em si próprio
    E aprimorar seu caráter ao ponto
    De fazê-lo brilhar com a Verdade que é Deus…
    Em nossa mocidade lemos um escritor
    Muito famoso, o catarinense de Tubarão,
    O saudoso Huberto Hohden,
    Que dizia: “ o mal que os outros me fazem
    Não me faz mal porque não me faz mau.
    Somente o mau que eu fizer aos outros
    Me faz mal, porque me faz mau.”
    -Nunca esquecemos suas afirmativas,
    Porque ele não apenas dizia ele as vivia.
    O nosso esforço deve primar por
    Ser exemplo, pra que o outro aprenda
    Com a nossa vida.
    O nosso esforço não deve ser,
    Obrigar o outro a ser e entender
    O que já entendemos
    Mas devemos ser e viver de tal forma
    Que o outro admire e queira
    Também aprimorar-se.
    Obrigada pela oportunidade
    Que está me dando
    Pastor Mário Fernandez
    Que Deus o abençoe
    E lhe permita alcançar
    As bênçãos almejadas
    Para crescimento espiritual

  5. Avatar Marcelo Mendite disse:

    Tenho vivido isso na pele, pessoas criando mentiras sobre minha conduta e meu caráter. Tenho fé em Deus e tenho sempre agido de forma verdadeira e sei que Deus vai agir nessa causa mostranto a verdade e revelando quem é quem nessa história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *