Mário Fernandez

Autoridade

“Quem se revoltar e desobedecer a qualquer ordem sua será morto. Acima de tudo seja forte e corajoso!” (Josué 1:18 NTLH)

Talvez pouca gente consiga perceber o que de fato signifique ser um líder, mesmo no mundo material ou empresarial, muito menos no mundo espiritual. Ao ler textos como este ouço expressões como ‘exagero’, ‘poder demais’, ‘autoritarismo’. É verdade, temos margem para pessoas abusarem do poder por tê-lo, e já meditamos sobre isso tempos atrás. Mas não podemos jogar o bebê fora junto com a água suja do banho.

Ser líder é um privilégio sim e o poder corrompe sim. Mas ao mesmo tempo é de uma responsabilidade monstruosa. Pare para pensar no que significa prestar contas a Deus com mais severo juízo, ou então ser responsável por vidas de pouca vontade.

No caso aqui de Josué, foi colocado sobre seus ombros um peso que poucas pessoas talvez tenham percebido. Deus lhe delegou autoridade sobre o povo, mas muito mais espiritual do que social/política. Note, Josué podia sim mandar o que quisesse, não havia restrição ali. Mas Ele prestaria contas a Deus de tudo.

Mas acima de tudo isso, devemos lembrar que em muitos casos pesa sobre os ombros de Josué a vida de muitos. Imagine pessoas que ele amava mas que não se sujeitavam a ele. Pessoas que ele sabia que eram desobedientes e rebeldes, ainda que amadas. Ele sabia que seriam mortas, pois o Senhor não tardava sua sentença. E imagine o peso sobre seus ombros ao dar uma ordem que ele nem tinha certeza ser executável, algo que fosse apenas compatível com sua fé mas não com a de seus comandados.

Não podemos esquecer que o poder corrompe, mas mais do que isso o poder cobra caro. Não podemos esquecer que acima de nós há um Deus que atenta para todas as coisas.

“Pai, ensina-me a ser sábio para usar a autoridade que me for conferida de forma coerente, e a seguir as autoridades com Tu queres.”

5 thoughts on “Autoridade

  1. Avatar Claudia Jeronimo disse:

    Graça e Paz!! essa mensagem ela faz lembra do sofrimento de Jesus em uma Cruz ou seja o Amor de Jesus;Ele del sua Vida por nos ; para nos salvar e perdoa nossos pecados , por isso devemos fazer o melhor pra Deus.Somos imagem e Semelhaça de Deus.Que possamos refletir sorbre o Amor de Jesus

  2. Amados Irmãos, boa tarde.
    Relacionando os assuntos – Chefes e Patrões, e Autoridade, devemos refletir, meditar na sábia afirmação: ” ” Talvez pouca gente consiga perceber o que de fato signifique ser um líder, mesmo no mundo material ou empresarial, muito menos no mundo espiritual. “. Pois se Deus nos deu a oportunidade de sermos Patrões, Chefes ou Líder, não podemos dissociá-la da Responsabilidade. Responsabilidade não apenas sobre NÒS, principalmente, mas também sobre os OUTROS. E ” OS OUTROS ” é tudo com exceção de nós mesmos. Manifestar esta prerrogativa inclui a prática da Verdade constante na Biblia, em nosso Pensar, Sentir e Agir. Nos mandamentos e nos ensinamentos de Nosso Senhor Jesus. ” Ide, pregai o Evangelho, Curai os Enfermos, Expulsai Demonios “. Fazendo aos outros aquilo que gostariam que nos fizessem. Enfim exercendo o AMOR Deus e ao Próximo como a Nós mesmos.

  3. Avatar Faosnic disse:

    Bom dia, Pastor e a todos da ICHTUS.
    Ao ler esse texto, a palavra que o senhor mencionou sobre autoridade, tocou muito ao meu coração. Há muito tempo tem sido líder e vice-líder e tenho tido essa consciência de que é um peso muito grande ou melhor, uma responsabilidade muito grande liderar pessoas que às vezes não tem o mesmo objetivo ou não tem prazer realmente de fazer algo pra Deus. Esses dias, de muitos anos como líder, tive uma experiência não agradável. Cheguei a ser desreispeitado por uma liderada, amiga, esposa do meu vice-líder. Errei no ponto de ter mencionado seu comportamento na frente dos outros. Isso tudo por causa de uma canção. Pedi a ela que cantasse conforme o cd que tocava, pois estava fora, então, tudo começou, passivamente pedi a ela que cantasse novamnete a música, ela começou a me responder auteradamente dizendo que não iria cantar pois já havia cantado e eu já havia escutado e que cantaria do jeito dela. Foi aí que comentei seu comportamento e perguntei a ela se passava por algum problema. O que mais me impressionou foi sua atitude para comigo, o desrespeito a liderança em si. Me humilhei, quase chorei por ter acontecido isso… hoje, não posso esconder, estou profundamente chateado, continuo amando-os e amando-a. Só que depois desse acontecido, não tem sido mais a mesma coisa… oro a Deus para que tudo isso acabe. Hoje compreendo que ” o profeta não tem honra em sua casa “. Conversei com meu pastor e até mesmo pensei em entregar a liderança… mas, meu pastor me orientou a não fugir do problema, pois Deus havia me colocado lá. Sempre tem sido democrático e cortez afim de promover sempre a paz e comunhão entre líder e liderado. Perdoe-me por esse desabafo. Obrigado por essa palavra…
    Um grande abraço… Parabéns pelo artigo.
    Caso, tenha uma palavra de encontro ao meu coração, tenha liberdade de expressá-la a mim.
    Ir francisco

  4. Avatar Anderson Nascimento disse:

    É verdade! As vezes penso…. qual é o critério que DEUS usa para permitir que pessoas que se perdem desta maneira, estejam brincando com tantas pessoas .
    Quando me questiono sobre isso, o q me faz seguir em frente é saber que DEUS olha tão além, que se preciso for ele deixar que isso aconteça para q uma alma seja ganha pra ele, será permitido.
    Devemos estar sob uma liderança maior que não é a de homens, que podem falhar. Mas sim de alguem que tem o melhor pra você. DEUS.
    Quando vc crê nele, ainda que nenhum dos seus sonhos se realize. sabe que DEUS tem o mehor pra vc e um dia quando vc estiver pronto ele lhe dara muito mais que o mundo pode te dar. A vida eterna.

  5. Avatar Pr.Albino Ferreira - Portugal disse:

    Realmente é uma grande realidade. Muitos que são incubidos de uma posição privilegiada, estão perdendo a simplicidade e a humildade com que lá chegaram, com a “eleição do Senhor”, bem como, deixando os valores tão simples que permeiam uma liderança. Por outro lado, muitas pessoas lideradas, mesmo de líderes para líderes, já não estão dando a devida importância a esta crucial posição de honra, outras nem a consideram, como que não tendo necessidade de existir. Mas, graças a Deus que ainda, Ele, sempre mantém os Seus “remanescentes”, chamados, escolhidos e eleitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *