“Não critique o governo nem mesmo em pensamento e não critique o homem rico nem mesmo dentro do seu próprio quarto, pois um passarinho poderia ir contar a eles o que você disse.” (Eclesiastes 10:20 NTLH)
Eu nasci nos anos 60, e a ditadura militar no Brasil já tinha começado com a revolução de 64 – nasci depois disso. Cresci nos primeiros anos de infância naquele clima de cuidado com afirmações ‘subversivas’, censura, entre outras situações. Vi amigos de meu pai serem presos por falarem mal do governo, ouvi falar de muita gente que sumiu… Depois tudo isso passou.
Independente disso, desde antes de Jesus nascer a recomendação de Deus para os homens a respeito das autoridades e dos governantes, era que houvesse respeito. Independente de caráter, erros e acertos, decisões acertadas ou equivocadas, ideologia – autoridade deve ser respeitada por submissão a Deus.
Nós, atualmente no Brasil, pelo regime em que vivemos e pela chamada liberdade de expressão, podemos avaliar as decisões tomadas e expressar nossa opinião, concordante ou não, portanto isso não constitui pecado. Mas termina nisso. Se criticarmos no sentido de amaldiçoar, denegrir, atacar, humilhar – pecamos e não importa se com razão ou não. Autoridade se trata com respeito.
O mesmo vale para todas as autoridades, dentro ou fora da igreja. O povo de Deus deveria ser pacífico e ordeiro, cumpridor das leis que não ferem frontalmente a Palavra de Deus. Se assim fosse de forma extensiva, o poder de barganha e as reivindicações seriam recebidas de forma bem diferente. Ainda podemos mudar isso.
Para exigir nossos direitos, primeiro precisamos cumprir nossas obrigações. Quando abençoarmos massivamente nossos dirigentes, líderes, pastores, governantes, policiais, juízes – aí sim, teremos cumprido boa parte (e não tudo) da nossa parte.
“Pai, quero aprender a ser obediente quando minha opinião diverge da Tua Palavra e quando o objeto da bênção nem faz por merecer.”
Interessante…
Gostaria que me respondesse o que Paulo quis dizer qdo desobedesse e alardeia o pregar a palavra de Deus sob qq circunastancias…
Fico pensando o oportunismo e o comodismo que é sermos sempre ovelhas prontas para o abate, mas esperançosos para o por vir…
Fico pensando o quao conveniente é para os “governantes” ter servos mansos e prontos a serem submetidos a todo tipo de violaçoes…
Fico pensando o quao cômodo é para o manipulador, quando o que é manipulado nao o repreende e se submete, sob a falacia de que este, manipulador, fora constituído por Deus…
Fico pensando que nas sociedades medievais, quiçá, nas remotamente remotas, o poder sempre foi baseado em concessao divina (a partir da revolução francesa, o absolutismo cedeu lugar aa burguesia, por um acordo de divisao do bolo)…
É… só Deus para dar-nos compreensão suficiente…
Irmão Mario, tabm concordo com vc quanto a respeitar-mos a autoridade, é um exercício edificante, mais eu tbm nasci nos anos 60, e meus pais tbm tiveram amigos desaparecidos e torturados pelas “autoridades” daquela época, em função disso eu discordo de ti quando da afirmação de que deveria-mos ser obedientes a aquelas “autoridades”, pois eles se tornaram governantes as custas da violência e da imposição da força, e se hoje nós vive-mos essa Liberdade de Expressão e democracia, devemos sim a desobediencia civil daquela época, se hoje podemos dizer e expressar os nossos direitos, inclusive o nosso direito de ser Cristãos, foi graças ao repúdio a ditadura militar, se alguem tentar conseguir as coisas de vc atravez da opressão, não permita, seja desobediente, nós os filhos de Deus deve-mos ser fortes, não deve-mos nos esconder, se alguem oprimir um filho de Deus, não aceite.
Estive pensando sobre isso nesses dias, passado as eleições fiquei sabendo de tantos absurdos como: desvio de dinheiro da máquina pública para a compra de voto, uma amiga que foi humilhada e ameaçada por ter principio cristão e não ter aceito participar participar da corrupção simplesmente assinando uns cheques para desviar dinheiro de uma secretaria ” secretaria de ação social” entre outras coisas repugnantes a quem ter caráter. Enfim como agir? aceitar calado? cruzar os braços? realmente não consigo imaginar oque fazer diante de tudo isso.
A Bíblia diz que: “…E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus’. E ao mesmo tempo coloca que: “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira;”
Estas palavras conjugadas dizem bem que a omissão e acomodação de deixar as coisas do jeito que estão… Sem mudança. e não encontraremos a vontade perfeita que é feita de bondade e justiça em amor. E no outro verso diz, se indignar sim, sem que se alimente uma ira que nos consuma de maneira atroz. Transformar esta energia em algo positivo que possa estar ao nosso alcance é poder fazer um pouco para o muito a ser feito, (melhor que não fazer nada).
“Rom 8:28” Todas as coisas ………
Aquele que verdadeiramente conhece o Mestre, que se relaciona com ELE diariamente, em intimidade, sabe e prova como todas as coisas contribuem para o seu bem….No momento não conseguimos exergar mas vem a hora em que percebemos todas as coisas.
O Mundo está mal, SIM. Nós temos obrigação de o mudar com o nosso testemunho. Não é com críticas destrutivas que lá chegaremos, mas sim com acções de AMOR e BONDADE para com o próximo. Mesmo que este não o mereça. Não foi este o mandamento que Jesus nos ensinou?
Para que criticar, se todos somos maus “Não há um justo nem um sequer”. Vamos tentar ajudar aqueles
que caiem e querem ser ajudados a se levantar.
Deus vos abençoe poderosamente!!
Tenho tido alguma dificuldade em lidar com esta melindrosa questão.
É muito difícil saber calar a indignação no nosso coração, quando temos de aceitar como bons e honestos, homens que o não são. Quando temos de observar e aceitar a corrupção e a injustiça de homens que são totalmente indiferentes ao sofrimento do seu semelhante. Quando os pobres e os fracos são maltratados e atirados para a miséria e para a fome sem a menor piedade e com a maior indiferença.
Como poderei sufocar esta revolta no meu coração?
Que Deus me ajude a sufocar as minhas emoções e a minha revolta.
Giovanni,
Este é o problema, Deus age não só de maneira espiritual, não dá para separar ou dissociar uma coisa da outra de maneira excludente. É esquisofrênico isso que você diz. Além dEle fazer o milagre temos que tirar a pedra, se não as pedras é que vão clamar e aí a Igreja falha e tem falhado muito. Só não ver que não quer ou não adianta tapar o sol com a peneira com coisas santarronas. São coisas distintas sem dúvida, mas uma é consequente da outra. Bater no peito e achar que o grupo exclusivamente é o “tal” (veja o que aconteceu com Israel) isto não leva a muito longe. Se pelo menos alguns (não o ramo) não questionarem e repenssarem o tipo de “evangelho” que é pregado e praticado hoje (se realmente é essência mesmo?!) em dia. Sabemos do que Deus pode fazer, mas estamos realmente fazendo como uma missão mais ampla? Há uma abertura à permissividade a olhos vistos e uma crise e ética que são piores que muitas tsunamis e que infelizmente não estão sendo devidamente bem orientados nos grupos evangélicos para se atuar como frentes reais de verdades. Os grupos tem sido arcaicos, atrasados e perdem o bonde da vivência contemporânea nos seus vários meandros (não só quanto a governancia). E infelizmente muitos tem dado mau exemplos ou você não admiti isso? Quer tapar o sol com a peneira? Não basta só dizer em palavras que Jesus salva ou Jesus te ama ou dizer que Jesus está voltando o Reino começa aqui com amadurecimento e vida tanto no ambito humano como no espiritual, não podemos nos conformar. E é necessário exercício de cidadania porque as gentes precisam aprender a reivindicar e a protestar com respeito e descencia por justiça mesmo que seja no mínimo ao que estiver ao nosso alcance. Deus nos ajude.
Sou evangelico, creio no poder do sanque de Cristo Jesus no seu retorno em gloria. Não possuo religião e sim salvação. Criticar a Deus e os evangelicos quando se olha com vistas normais e humanas com conhecimento em leis dos homens, pode ate parecer inteligente, porém como falar de alquem que não se conheci. Entenda Jesus, ande com ele e saberá tudo. Ame ele e entenderá seu amor, morra por ele e entenderá sua morte, viva só para ele e entenda sua vida. Ele é nosso advogado, somente ele pode julgar, somente ele esta frente ao Pai, somente ele é santo, somente ele é digno de gloria e louvor….. somente ele……
UAI, talvez eu seja de opinião dissonante por aqui. O que desafina no tom… Bem, tudo muito interessante se isso aqui fosse um país onde as leis fossem respeitadas (numa Dinamarca, na Suécia, Suiça etc e tal), onde há exemplos, onde a cidadania tivesse o efeito de transformações nas ações de direitos e deveres, mas não é assim por aqui neste nosso Brasil, as coisas são caóticas e quero dizer mais, não há respeito nem das elites, sejam elas governo e empresários, pelo povo e vice-versa. Enquanto as elites de outros países desenvolvidos tem um Estado de bem social em que o que se paga (e caro) é tudo devolvido em benefícios, aqui a população paga e não vê aquilo que poderia ser benefício para ela do que resulta no que se pagou. Reinvidicar é protestar é preciso! Se indignar para agir em prol de justiça é necessário, somos muito acomodados. Penso que os “crentes” em sua maioria confunde reivindicar e protestar com desrespeito, baderna… E acabam caindo num ostracismo anestesiante que permitiu também estas situações que vivemos hoje no país… Um conformismo religioso congelante e que paraliza a mente e a alma para com a ciscunstancias (quando se apresenta alguns versículos bíblicos, até de maneira manipulante de controle) e olhar para seu próprio umbigo e se achar os donos da verdade e santarrões numa religião limitáddissma que não cai para fora e se omiti como voz de justiça e paz e que permiti também que de seu seio saiam pessoas que se dizem cristãs e sucumbem em corrupções vís, no que poderiam ser o exemplo e os mais responsáveis se permitem a isso cinicamente. O que isso copanheiros? A luta é contínua e começa aqui além da própria salvação.
estou muito feliz de receber mensagem de vcs, e um trabalho maravilhoso q vcs tem feito na presença de Deus. Deus abençoe vcs.
O respeito, é o que aprendi com meus país,pois sei que isso veio do proprio DEUS, que deu sabedoria a eles para me educar, pois essa educação veio ser mais trasparente quando me converti,quando leio lá em “Romanos 13” vejo que devemos respeitar as autoridades porque essas foram constituidas pelo propio DEUS. Obedecer as autoridades é um dever de todos nós principalmente nós que servimos aquele que criou todas as coisas, O DEUS TODO PODEROSO!
Fui orientada pelos meus pais e avós a ter respeito a qualquer pessoa, principalmente às autoridades. Num país democrático, onde a autoridade emana do povo e em nome deste exerce o poder, desrespeitar a autoridade é desrespeitar o povo. Um povo que respeita os seus representantes tem respeito a si próprio. Para melhorarmos a nossa representação tempos que pensar melhor na hora de votar. Depois disso, não se pode fazer muita coisa. Temos que fazer a nossa parte bem antes para não nos envergonharmos depois.
A palavra do Senhor e Clara Eficaiz ou seja devemos obedecer e segui os mandamentos segundo lei do Senhor fazendo sua vontade a do pai Celestial so assim viveremos o proposito que Deus tem em nossas vidas.
Desejo expressar dois pontos de relevância para este artigo muito bem colocado.
O primeiro é a expressão, visto o pecado ter manchado a imagem de Deus no homem, nem sempre as pessoas, que por melhores que sejam as intenções, conseguem expressar suas críticas de formas construtivas, o que acaba criando uma imagem destrutiva tanto do crítico como do criticado. Neste caso, nossas expressões prcisam sempre ser avaliadas minuto a minuto, pois geralmente se trata de uma condição de temperamento, o que não se muda da noite para o dia.
O outro ponto, é o que o José Alves deixou acima, de não deixarmos de fazer as críticas, lembrando-nos de que Jesus censurava em muito os hipócritas, doutores das leis e líderes religiosos, porém de uma maneira com mais ênfase reflexiva do que destrutiva, o que por sí só já deixava a mensagem de que “… para um bom entendedor, meia palavra basta…”.
Atos 5.41 os discípulos foram presos por desobedecerem as autoridades, mas após serem chicoteados, se regozijaram por terem sido digos de receberem afrontas pelo nome do Senhor.
Tenho visto muitas pessoas perderem o mover de Deus dentro das igrejas, por não consequir se submeter as autoridades pastorais. Temos que dissenir entre o trigo e o joio, as coisas corretas das erradas. Deus certamente é capaz de mudar todas as coisas para contemplar seus filhos, é nisso que eu creio, por isso me calo. Maior exemplo disso foi Jesus Cristo no jetsêmani, talves não concordase ou estivesse com medo da dor das chicotadas. Porém por OBDIÊNCIA satisfes a vontade do Pai.
Esta segunda parte da mensagem nos faz contemplar o que a própria Palavra de Deus nos diz e ensina: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor”, Os 6:3a. Esta parte deste versículo relaciona tudo isto quanto foi dito, nos faz, ver que devemos vivenciar a graça do Senhor em nós, em total submissão e obediência, que redundará em bençãos, e isto com certeza, nos concederá também lá do alto, autoridade.
Gostaria de deixar registrado que concordo que jamais podemos realizar críticas amaldiçoando, mas não podemos deixar passar oportunidades de expor nossa crítica no sentido de exigir respeito das autoridades, dos governantes. Se fossem pessoas sem corrupção, pessoas que pudessemos confiar com certeza as nossas críticas entrariam dentro das colocações feita neste texto, mais infelizmente a nossa realidade é outra.