“Sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe e disse consigo: Certamente, está perante o SENHOR o seu ungido.” (1 Samuel 16:6 ARA)
Samuel se enganou. Bem no meio de uma missão dada por Deus, um homem de Deus sério, num momento sério, havia orado, estava consagrado, cercado de gente de Deus – e ainda assim errou feio. Notemos que a palavra chave ali é CERTAMENTE, porque ter dúvida não seria problema.
Eu e você certamente já devemos ter passado por isso algumas (muitas) vezes. Repletos de convicção, cheios de razão e na maior onda do “foi Deus que mandou” nos tornamos incapazes de ver o erro que estamos cometendo. Como é enganoso o coração do homem. Como a gente embarca em situações muito sérias somente por termos convicção. Para Glória de Deus, Samuel não se precipitou e acabou por ouvir a voz de Deus a ponto de pode agir corretamente, mas comigo pelo menos nem sempre foi assim.
Evidentemente precisamos de convicção para o que estamos fazendo. Não podemos ser contra a convicção, afinal é a paz de Cristo que deve ser o árbitro do nosso coração. Mas isso não significa que, se temos convicção, tudo está certo e vai acabar bem, pois o coração do homem engana. Como devemos agir então? Como evitar de cometer um erro que poderá impactar todo um reino, como no caso do profeta Samuel?
Primeiro, devemos controlar nossa ansiedade e esperar Deus se manifestar, como Samuel fez. Enquanto Deus não falou ele não ungiu ninguém, apenas ficou com sua certeza interior ali, latente. Segundo, precisamos olhar as circunstâncias ao nosso redor. Samuel gostou de Eliabe apenas porque era o primogênito e era um rapaz forte e valente, um guerreiro. Ou seja, o retrato de Saul, a quem Deus rejeitara. Terceiro, não custa lembrar que, mesmo convicto da decisão errada, Samuel seguiu todo procedimento para chegar até ali.
Em suma, podemos e devemos ter convicção sim, mas nunca confiar nela como único critério para discernir o que Deus quer de nós.
“Pai, eu quero ter total convicção de tudo que faço pra Ti, mas nem por isso quero ter razão se o Senhor tiver outros planos. Ensina-me a ser humilde e te ouvir.”
Mário Fernandez
Louvado seja Deus por esta palavra.
Mais um dia aprendemos sobre aguardar no Senhor e ainda de que este amor que nos constrange sempre nos mostrará qual o melhor caminho a seguir. Sua misericórdia dure para sempre!
Rapaz…. Que reflexão.
Só nos leva a pensar o quanto é importante discernir espiritualmente oque Deus tem para nós.
Muitas vezes não temos a razão em vários aspectos de nossa caminhada, mas Deus tem.
Nos cabe sermos submissos integralmente à sua vontade e palavra.
Graças a Deus por sua L O N G A N I M I D A D E e M I S E R I C Ó R D I A. Palavras grandes na sua composição e efeitos.
E mesmos se cairmos Ele é fiel e justo para nos resgatar, corrigir, restaurar e usar para Sua glória.
Foi a mensagem do céu neste dia pra mim! Deus é maravilhoso! Acabamos de nos enganar a respeito de algo muito importante, porém Deus, em sua infinita sabedoria e misericórdia, está nos dando outra chance de acertar, confiar na direção clara Dele… estamos passando novamente essa experiÇencia, mas de forma toda submissa a Deus!!
Glória a Ele!
parabens a materia foi de muita importancia para minha vida espiritual.
Graças a Deus por nos ensinar e ter paciência conosco. Obrigada pela Palavra. Assim é.
Que boa reflexão!
E ainda podemos ver que Deus é capaz de fazer diferentes da rotina que muitas vezes estamos acostumados.Samuel se equivocou porque estava fixado nos costumes de que o primogenito seria sempre o privilegiado.Vemos também a fidelidade de Deus para os de coração recto.Samuel queria agradar a Deus no seu serviço.
Realmente, precisamos deixar de lado toda a ansiedade e buscarmos a direção certa de Deus. Como o profeta Samuel, nós muitas vezes nos deixamos enganar pelo nosso coração. Precisamos ouvir a voz de Deus todos os dias das nossas vidas.
Deus abençoe a todos vocês!
O que salvou Samuel de levar em frente sua convicção furada foi não ter se precipitado. Deu tempo para ouvir Deus falando que o perfil de Eliabe que era bom ao olhos de Samuel, mas não aos seus, até penso que Eliabe parecia com o de Saul, a quem Samuel amava.
Muito bom que a Biblia tenha registrado este engano de Samuel, pois o líderes de hoje dão a impressão de inerrancia.
Talvez a pressa em agir e ver resultados tem derramado muito óleo em cabeça errada. Gastar tempo para ouvir a Deus não é um valor de nossa geração.