Mário Fernandez

Descendência

“E coabitou Caim com sua mulher; ela concebeu e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade e lhe chamou Enoque, o nome de seu filho.” (Gênesis 4:17 ARA)

Interessante que ninguém questiona o fato de Caim ser amaldiçoado, é uma unanimidade, o texto não dá margem a outro entendimento. Mas leia os próximos 5 versículos e note uma curiosidade. Eu estava recentemente em Fortaleza em uma Conferência quando me chamaram a atenção sobre este ponto: a descendência de Caim fez as grandes obras registradas. Edificaram cidades, contruíram instrumentos, trabalharam os metais. Por quê?

Simplesmente por que a maldição de seus antepassados pode ser quebrada e não precisa necessariamente definir o seu destino. Não quero entrar aqui no aspecto da hereditariedade da maldição, mas apenas no aspecto prático: se os descendentes de Caim prosperaram e se multiplicaram, se eles puderam fazer coisas importantes e escrever a história – e quanto a nós? Pode algo nos impedir? Claro, sempre pode. Mas que não seja isso. Se Caim amaldiçoado e marcado encontrou uma esposa e se casou e teve filhos, por que motivo nós não podemos almejar constituir uma familia? Será que Caim vai nos deixar para trás?

Em síntese, devemos olhar em frente ao conduzir nossa vida em vitória por meio de Cristo Jesus. Não devemos nos apegar ao que nos contam ou nos impõe, mas sim ao que a Palavra de Deus, a Bíblia, nos promete. É a promessa Dele que conta, não a história de seus pais ou antepassados. Poder até ser que isso imponha algumas dificuldades, mas vá atrás da promessa para sua vida e não da deles.

Há uma eternidade para entender de Deus o que hoje é polêmico para nós ou de compreensão difícil. Mas o tempo de viver uma vida abundante e que vale a pena – começa aqui e agora. Não se intimide: posicione-se em Deus e siga em frente.

“Pai, obrigado por que eu posso viver uma vida plena e abundante Contigo sem que isso me constranja. Ensina-me a ter esta vida independente daquilo que atrapalhou os que vieram antes de mim.”

Mário Fernandez

11 thoughts on “Descendência

  1. Avatar Sonia disse:

    Paz Pastor, amo receber seus e-mails, gosto de aprender mais as coisas de Deus.
    Que Deus abençoe a cada um de vocês, e as mais ricas benções sobre suas famílias.
    A Paz
    Sou membra da EEQ. Marmeleiro/PR

  2. Avatar Adans disse:

    No relato citado, acredito que Deus tinha como objetivo que a Terra fosse habitada e por isso permitiu que Caim se casasse com uma de suas irmãs…algo que hj já não seria correto.
    Mas enfim, Deus queria encher a Terra a assim permitiu que Caim tivesse muitos filhos. E com certeza esses filhos tinham o livre-arbítrio de fazer boas obras ou não…Tb concordo que o passado de alguém não deve impedí-lo de mudar ou de fazer um futuro melhor, muito menos devemos pagar pelos erros de nossos antepassados.

  3. Avatar EDUARDO disse:

    sempre recebo essas mensagens, moramos na bolivia, e é de muita bençao pra nos aqui.
    sigua adiante..
    DIOS LES BENDIGA…
    PAIVA

  4. Avatar Eliene Reis disse:

    Bom dia, Pr. Mário e obrigada por essa palavra de encorajamento no início desta manhã. Que Deus o abençoe!

  5. Avatar Adalberto disse:

    Bem, gostaria de entender sobre essa maldição, sob o raciocínio de que viemos de uma parcela má (de um fruto contaminado). Pode-se pensar que Abel tenha deixado descendência? Ou seriamos fruto, exclusivo, do amaldiçoado Caim?
    A paz a todos.

  6. Avatar clorinete disse:

    parabensmais uma vez pela visão tão linda que Deus o possa usar cada vez mais para nos abençoar. fica na paz

  7. Avatar patricia codo disse:

    Dou graças ao Senhor pela sua Palavra que nos corrige, e ensina cada dia… sobre a maldição de Caim, aprendo que cada um é responsável por seus atos ( e pecados) .Porque um descendente de Caim – se disse pior que ele (Lameque, em Gen 4:23 e 24)…como se fosse bom ser mau. Esse, por mais que tivesse dons e talentos dados por Deus, não deu valor ao Deus que o criou, nem aos homens criados por Ele, seus parentes, por sinal… Portanto,o que mais nos perturba e amaldiçoa é o pecado enraizado em nosos corações…
    Gostei da meditação, pois me fez pensar e ler mais!
    Deus continue a usa-lo e abençoar as vidas!

  8. Avatar disse:

    Bom Dia meu querido irmã.

    Quero muito agradecer pela palavra, que muito me ajudou essa manhã.
    Que nosso Pai continue sempre usando sua vida e seu ministério.

    PAZ DO SENHOR.
    òtimo dia meu irmão

  9. Avatar Hull de La Fuente disse:

    Bom dia, pastor Mario Fernandez,

    Mais um dia lindo sob as bênçãos do nosso Deus, se inicia. Que bom e poder ler assim na primeira parte da manhã, esta interpretação da palavra. Que o Espírito Santo continue a ungi-lo com o dom de discernimento, para que outros leitores possam enteder mais claramente, a Palavra. Obrigada, pastor, é bom saber que as maldições podem e são quebradas. Que maravilha é posicionar-me em Deus e seguir adiante. Deus o abençoe e a sua equipe. Obrigada por sua presença saudável em minha vida. Um grande abraço, Hull

  10. Avatar Jorge Audi disse:

    Amado e querido Pastor,
    Estamos de de fato escrevendo o Capítulo 29 de Atos, pois vivemos no período da Dispensação da Graça e não mais sob a maldição, embora que para isso devemos observar os conselhos de Paulo aos (Romanos) 6:4 Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.

    Além do mais se vivemos em Cristo ou seja andamos também com Deus e o que me consta é que Enoque filho de Caim, fora transladado não experimentando a morte Gênesis 5:24 Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.

    Então Amados de Deus ouçam o que se segue(Tito 3:3 Porque também nós éramos outrora insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias paixões e deleites, vivendo em malícia e inveja odiosos e odiando-nos uns aos outros.
    4 Mas quando apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador e o seu amor para com os homens,
    5 não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo,
    6 que ele derramou abundantemente sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador;
    O Senhor nos abençoe e nos guarde do Dia mal, em nome de Jesus o Cristo de ontem de hoje e eternamente. Amém.

  11. Avatar gisele disse:

    A PAZ DO SENHOR.
    JA ACONTECEU COMIGO ANTES DE CONHECER E RECONHECER JESUS, MEUS PAIS ERAM MACUMBEIROS, ADÚLTEROS E EU ACHAVA QUE CASAMENTO NA MINHA FAMILIA NÃO DAVA CERTO, ATE QUE ACEITEI JESUS O inimigo TENTOU MAIS HOJE SOU FELIZ NO MEU CASAMENTO E NA MINHA IGREJA DEPENDE DE NÓS PARA QUE JESUS MUDE OS CATIVEIROS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *