Mário Fernandez

Coletivo

“Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva;” (Mateus 20:26 ARA)

Jesus falava aos 12 quando esta palavra foi dada e ela está repetida em Marcos 10 e Lucas 22. Neste momento não quero me ater ao gatilho que disparou a palavra mas a um efeito que pouco temos observado em nossos dias.

Os coletivos de coisas comuns são conhecidos: Alcatéia de lobos, Bando de aves, Cacho de bananas e uvas, Cardume de peixes, Colméia de abelhas, Frota de navios, Rebanho de ovelhas e assim por diante. Fiquei a pensar que Igreja deveria ser coletivo de algumas coisas e este versículo me levou a meditar que deveríamos ser conhecidos como grupo de servos, buscando incansavelmente servir uns aos outros. Portanto, poderíamos dizer que num certo sentido igreja é coletivo de servos.

Hoje até a palavra servir está um pouco desgastada, mas não é culpa do evangelho. Jesus sempre falou em servir, o senso de servo era comum no seu tempo e hoje nós vivemos em uma sociedade em que ser servo soa como humilhação, rebaixamento, falta de estima e até mesmo incompetência. Mas o que Jesus ensina é claro, não tem muito para pensar. Podemos decidir “como” servir, mas não temos que perguntar “se” devemos servir. Até mesmo entre o povo de Deus, que deveria compreender isso, o servo, às vezes, é chamado de “puxa-saco” e tantas outras coisas.

No grupo em que convivo e congrego, nós procuramos servir ao máximo e com o melhor que temos, tanto uns aos outros como aos de fora. É um esforço intencional, contínuo, como um exercício físico. Isso inclui trabalho, obviamente, inclui tolerar e incluir, muitas vezes ajudar fazendo coisas que não seriam nossa primeira opção. Toma tempo. Às vezes, custa dinheiro. Mas eu sei, ainda estamos tão longe do que Jesus quer de nós!

Se cada um de nós fizer um pouquinho mais, cada um no seu contexto, o mundo verá e nos conhecerá como coletivo de servos. Quem não quer ser amigo dos grandes? Pois eis aí uma chance.

“Pai, ensina-nos como podemos servir aos nossos irmãos, de forma graciosa e apropriada. Queremos de fato ser grandes no Teu Reino, da forma correta e para Tua Glória.”

Mário Fernandez

6 thoughts on “Coletivo

  1. Avatar Osmar Hluszka disse:

    Ser servo de Cristo sem interesse nehnum de agradar as pessoas. Ser servo de Cristo é estar sempre voltado para ELE, sempre observando seus ensinamentos, sempre estando ligado ao SEU ESPÍRITO. Ser servo é servir, ajudar e ás vezes ter até que se humilhar perante os homens, mas perante CRISTO, estamos obedecendo um mandamento SEU.

  2. Avatar Jorge disse:

    Amado e querido Pastor,
    É incrível como me chega essas mensagens, vinha eu hoje(02/04/2012) e vendo a funcionalidade de um ônibus, olhando e imaginando cada peça, confesso que não pensei no motor em primeiro plano, mas, pensei nos rebites, nos trilhos da janela, nas janelas em si….. e vi que cada peça se encaixa para formar apenas um “ônibus” onde todas as peças bem ajustadas funciona perfeitamente; outra coisa foi ter acabado de ler um livro sobre “igreja saudável” e, é por isso que digo que foi incrível esta meditação trazida aqui nesta devocional, saber que somos peças importantes, porém, se isoladas, não passamos de inúteis. – Para que serviria um rebite solitário, se não estivesse prendendo as cadeiras, as chapas de alumínio do piso e laterais do ônibus? ou mesmo um motor pendurado por correntes? se estas peças não estiverem bem unidas a um todo, de nada serviria.

    Ouçamos pois a sabedoria daqueles que Deus tem chamado e que nós(cada um de nós) nos sintamos úteis em um só corpo e em um só espirito, onde Jesus é a cabeça e nós o corpo.
    Que Deus nos abençoe, nas funções que Ele em sua vontade soberana, nos deu, para o bom funcionamento do todo que é a igreja.
    Em Cristo que nos fortalece. Amém.

  3. Avatar Paolla Souza disse:

    Pr. Mario, paz!
    Que benção de palavra! Vivo um problema complexo no trabalho, e Deus me fez sentir uma paz tao grande quando li esse texto. E o Espírito de mansidão tomou conta de mim. Fui renovada! Que Deus te abençõe.

  4. Avatar nara amarante disse:

    Por favor, continuem me enviando os devocinais eles me abencoam muito.Obrigada e que o Senhor nosso Deus continue os abencoando.

  5. Avatar nara amarante disse:

    Sou tremendamente abencoada por seus devocionais.Estava triste porque mudei de e-mail e deixei de recebe-los,hoje para minha alegria recebi. Obrigada e que deus continue os abencoando.

  6. Avatar Eliene Reis disse:

    Oi Pr. Mario, graça e paz!
    Que lição cheia de sabedoria! Muito boa a mensagem para os nossos corações no mundo de hoje. Ser servo requer um aprendizado diário com pequenas coisas que nem damos muita importância às vezes. Implica em dispor o coração, o tempo, os bens, etc e requer mais uma vez, submissão e humildade.
    Que Deus nos ensine todos os dias com Sua infinita misericórdia. Eu preciso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *