Mário Fernandez

Lágrimas

“E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; esta, porém, regou os meus pés com lágrimas e os enxugou com os seus cabelos.” (Lucas 7:44 ARA)

Eu sou meio chorão, para dizer o mínimo. Choro no meu particular, na frente da minha família e também em público. Ministrando a Palavra então, às vezes, é um verdadeiro aguaceiro. Mas essa mulher aqui narrada me ganha de longe. Imagine o tanto que precisa de lágrimas para lavar os pés de um homem adulto.

Esse texto me falou profundamente num dia em que ao chegar de um Encontro Face a Face com Deus, vejo 3 irmãs de cabelo raspado, em sinal de dedicação ao Senhor. Elas deixaram bem claro que Deus falou com elas sobre isso e ninguém deveria imitá-las. Mas eu lembro do cabelão que havia antes e me espanto. Para mulheres esse aspecto de vaidade e aparência é mais importante que para os homens, usualmente. Essa mulher sujou seus cabelos limpando os pés do mestre. Muita lágrima e certamente cabelos longos.

O que mais me fala profundamente neste texto é que esta mulher usou o que tinha ao seu alcance. Ela não comprou nada, talvez nem tivesse dinheiro para isso. Não foi um perfume caro, não foi uma roupa elegante, não foi um presente inesquecível. Foi um ato inesquecível, veja que estamos aqui 2.000 anos depois ainda comentando. Eu não sei se vão se lembrar de mim 2 anos depois que eu morrer, imagine.

Se esta mulher tinha lágrimas suficientes para lavar os pés do Senhor Jesus de Nazaré, nós deveríamos ter algo pra oferecer. Talvez não sejam lágrimas nem cabelos, mas lavar os pés fala de servir, de se humilhar, se rebaixar. Eu tenho 100% de certeza que todos nós podemos vivenciar isso em nossa realidade cotidiana de alguma forma. Não bastasse, Jesus nos ensinou que podemos servi-lo através dos pobres, presos, abandonados.

Vamos aprender com essa mulher o que pudermos, pois sua memória permanece. Vamos usar o que temos?

“Senhor, Tu não tens interesse em nada que eu possa oferecer, pois tudo já é Teu. Mas eu quero oferecer o que voluntariamente eu poderia negar – meu tempo, meu esforço e se for preciso, lágrimas e cabelos. Ensina-me a te servir.”

Mário Fernandez

8 thoughts on “Lágrimas

  1. Avatar Ana Paula disse:

    Glória a Deus! Que eu possa ser abençoada com essa “percepção” não somente qdo eu ler seus e-mails, pois Jesus sempre nos dá o melhor e eu tenho deixado muita a desejar por tudo o que Ele faz por mim! Obrigada por ser usado por Deus, continue sempre assim! Deus o abençoe!

  2. Avatar Ananias Semedo disse:

    Meu amado e estimado irmão em Cristo, um abç mt longo mas tb mt apertado, do tamanho de Cabo Verde, só para lhe parabenisar pelas suas graciosas e poderosas mensagens.
    Eu sou presbítero da Ig. do Nazareno em C.V. casei-me no dia 21 (sábado passado), estou passando lua de mel em um dos hotéis (Ilha de S.Tiago cidade de Assomada) e sinto mt abençoado com as suas mensagens.
    Continui escrevendo, pq há mts pessoas que precisam , não só os não crentes, mas tb nós os servosos , as vezes alintamos tantos e não temos quem nos alimenta; Infelizmente “há mts que tem pouco azeite”, e nós que somos servos precisamos estar sempre cheio,mas a dura realidade é que nem sempre é possível!!!
    Meu irmão, as vezes é preciso derramar lágrimas, na mesa de jijum, apimentada com clamor e súplicas em busca de mais azeite, porque como desseste parece que há mais desviados… e como Isaias “quem acredita nas pregações”???, até dá imprissão de que satanás está mais ativo… Que Deus tenha misericórdia de nós.
    Contem com as nossas oações, contamos com as vossas pq estamos juntos nessa batalha. Um abç. fique na paz e na graça do nosso grande Deus.

  3. Avatar Jorge disse:

    Amado e querido Pastor,
    A vida que temos pertence ao Senhor, a fé nos é dada por ELE, enfim se temos algo a lhe oferecer já lhe pertence, mas com certeza ELE requer de nós o AMOR, pois ELE nos amou primeiro. E se pensarmos em primazia pensemos em AMAR a DEUS e ao nosso próximo.
    Se há uma coisa mais valiosa que conhecer o SENHOR é prosseguir em conhecê-LO, porque como alva, a sua vinda é certa, e como a chuva serôdia que rega toda terra. Esperança da Glória em Cristo que nos fortalece.

  4. Avatar Eliene Reis disse:

    Este é um dos textos que mais toca meu coração. Nunca havia pensado no tanto de lágrimas que ela derramou para lavar os pés do Mestre, mas sempre que tenho motivos pra chorar eu penso no conforto que o Senhor me proporciona igual ao que Ele ofereceu àquela mulher, porque Ele nunca mudou. Continua o mesmo amoroso, cuidadoso e cheio de misericórdia e amor.
    Obrigada pela mensagem. Deus o abençoe, Pr. Mario!

  5. Avatar Gilvone Boettcher disse:

    Pr. Mário, este é o meu pedido a Deus: ensina-me a te servir. Procuro amar o próximo, mas se não fosse a igreja eu não faria nada, me vejo longe das vítimas deste mundo, quando batem a minha porta eu ajudo, mas tem aqueles que vendem o que recebem e se drogam, que o Senhor desperte em mim o seu amor. Que eu não olhe o que o outro faz, pois Deus me vê individualmente. Amém.

  6. Avatar naor disse:

    com certeza foi um ato memoravel ,e inesquecivel..muito sensivel da parte dela . Eu porem sou tambem muito chorão..e estou sempre dizendo a meu Deus, muito obrigado..estou aqui.

  7. Avatar Rosângela Gomes disse:

    Essa reflexão bíblica apresenta importantes exemplos a serem seguidos em nosso cotidiano: humildade, reconhecimento de dependência de Deus, sinceridade de espirito, gratidão e esforço para servir ao Mestre.

  8. Estimado Pastor Mário
    Na qualidade de “chorão crônico” adorei a reflexão e embora fazendo parte dos 70.000, resolvi cumprimen
    tá-lo!
    Acima coloquei o Web de uma de nossas empresas pa
    ra o Sr. tomar conhecimento.
    Forte abraço em Cristo Jesús!

    Hélio Nogueira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *