“Tomaram, então, a Jeremias e o lançaram na cisterna de Malquias, filho do rei, que estava no átrio da guarda; desceram a Jeremias com cordas. Na cisterna não havia água, senão lama; e Jeremias se atolou na lama.” (Jeremias 38:6 ARA)
Nós aprendemos desde cedo que lama na Bíblia representa pecado e sujeira, assim como um profeta representa, ou tipifica, um homem de Deus. Note que ele não caiu na lama, ele foi jogado. Alguns versículos adiante seu resgatador vai buscar ajuda e deixa claro que, se ele não for socorrido, morrerá de fome.
Quanta gente ao nosso redor está atolada na lama, sujeito a morrer de fome, esperando alguém que se disponha a resgatar, buscar e trazer salvação. Quantos homens e mulheres de Deus poderiam estar produzindo para o Reino, mas estão apenas atolados em sua lama pessoal. Alguns estudiosos estão afirmando que tem mais crente desviado que dentro das igrejas e não é difícil de acreditar, embora seja ruim de aceitar. São amados de Deus como eu e você, mas que, por algum motivo, foram jogados na lama, ou se atiraram nela. Tudo que eles precisam é que alguém se disponha a ajudar, com fé e persistência, para que possam ser desatolados da lama e voltar ao ofício profético.
Quantos pastores afastados de ministério, quantos missionários encostados à margem do caminho. Será que eu e você não podemos realmente fazer nada? Não estou dizendo que seja simples nem muito menos que seja fácil, mas levanto o questionamento de que é necessário. Com a graça de Deus nunca estive assim, mas tenho amigos assim. Quanta tristeza lembrar como eram abençoadores e abençoados e agora simplesmente anônimos no atoleiro. O etíope que socorreu Jeremias buscou ajuda do Rei, ele não fez sozinho pois sabia não ser capaz. Há de existir quem nos ajude.
Talvez você pense que esse assunto não lhe diz respeito, mas preciso te dizer que eu também pensava assim. Agora tenho um amado que deixou familia, saiu da igreja, mudou de cidade, refugiado nos braços da tentação. O que fazer? Agora que me dói, despertei. Te convido a compartilhar minha dor pelos atolados.
“Pai, toda alma é importante e todo perdido precisa ser salvo. Mas estes que um dia Te conheceram e agora estão atolados, precisam de um instrumento Teu para seu resgate. Ajuda-nos.”
Mário Fernandez
Realmente é muito propicio esta palavra para o momento em que vivemos em crises diversas que tem levado muitos dos nossos irmãos e amigos obreiros, pastores ou não mas que se encontram nesta situação tão difícil e que muitos de nós não temos nos preocupados com seu estado. Que o Espírito Santo nos ajude e nos desperte a ir em buscas destes irmão e ajudá-los neste momento de dor.
Amado e querido Pastor,
Falar de futebol, é simples, falar de seu clube melhor ainda, de seus títulos então! é uma felicidade só, mas isso passa; falar de política nem todos gostam, apesar de ser um mal necessário, afinal fazendo ou não, são eles que decidem(humanamente falando) o futura do país – estado – cidade, isso também passa; falar de religião sempre há quem o faça, mas não basta nem salva, isso também há de passar.
Agora, falar do único que permanece para todo sempre, isso ninguém quer, a não ser, os que reconheceram que sem Cristo somos inúteis, mas com Ele podemos muito mais, inclusive ajudar a tirar estes da lama tendo o cuidado de não cair também e para que isso não aconteça o conselho é simples : orai e vigiai e permaneçamos em Cristo que é eterno de eternidade à eternidade. Amém.
Agradeço a Deus por vcs, pois são lindas msn e nos faz refletir muito na nossa vida com o Pai. As msn tem sido uma inspiração para um discipulado de mulheres que participo toda a semana… Obrigada!
O Senhor tem me incomodado a esse respeito. Os cães que voltaram ao próprio vômito e as porcas lavadas que voltaram ao lamaçal. Vidas preciosas que um dia estavam livres e hoje estão aprisionadas nas cadeias do diabo. Eu preciso mesmo fazer algo.
Quanto a sua afirmativa “Note que ele não caiu na lama, ele foi jogado. “isto denota que profeta não é aceito pelos donos do sistema ! Esses , daqueles que não aceitam A Palavra de Deus, fecham os ouvidos e ainda descontam nos atalaias e profetas. Os profetas são pessoas que foram postas por Deus e não recusaram o chamado e sendo servos fiéis escutam e proclamam as verdades de Deus e por isto são postos fora dos muros ou jogados em poços, por aqueles que pensam poder calar a vóz de Deus.
Ocorre que estão em pecado e, para que não sejam descobertos, retiram de seus meios os profetas, fazem acusações contra a honra, fama e põem os nomes desses conservos na lama.
Contudo, o pior está por vir a quem de alguma forma causa este tipo de escândalo (pedra nos sapatos) de Deus, pois não há como se esquivar daquele que é fogo consumidor.
DEUS não deixará de fazer justiça, como fez com Jeremias, pois a situação desses dominadores – diga-se – foi posta à luz e o pior veio sobre eles, pois em eles estavam perseguindo homens de Deus, como Jeremias que denunciava a opressão:
Jeremias 5 30. Uma coisa horrível, espantosa está acontecendo na terra: 31 os profetas não falam a verdade, e, apoiados por eles, os sacerdotes dominam o povo. E o meu povo gosta disso. Porém o que é que eles vão fazer quando essa situação chegar ao fim?
6. 1 Povo da tribo de Benjamim, saia de Jerusalém e fuja para um lugar seguro! Toquem corneta em Tecoa e ponham um aviso em Bete-Haquerém, pois desgraça e grande destruição vão chegar do Norte. 2 Jerusalém, bela e encantadora cidade, o seu fim está perto.
Jeremias foi jogado no poço, mas a morte não o atingiu como se prenunciasse o sepultamento do maior profeta pois a morte não teve poder sobre ele, pois Deus em seu governo deu uma saída, pois não poderia deixar o inimigo vencer a guerra. Assim, como foi com o mestre que crucificado pelos mestres e líderes da religião, os que constróem templos tentando aprisionar Deus como fazem com o povo em suas gaiolas (ambos feitos por mãos humanas) mas não se dão conta de que ELE não habita em estruturas humanas, nem usa “estudiosos e, por isto afirmam que tem mais crente desviado que dentro das igrejas” pois o desvio da verdade faz com que os verdadiros crentes saim dessas armadilhas que são invenções humanas, chamadas de religião, onde muitos compraram posições, diferente do poder que era concedido pelo Espírito de Deus e que Simão o mago queria comprar. É por isto que existe hoje muitas faculdades pagas de teologia e, também aqueles que vendem e compram os títulos de bacharéis em teologia e não poucos doutores em divindade e, que são como os falsos profetas da época de Jeremias e, dominam sobre o povo.
Jeremias, atendeu ao chamado de Deus e voluntariamente fugiu da religião.
Aliás, mesmo sendo ele filho de um dos sacerdotes que dominam que com os profetas mentirosos dominavam o sistema.
“Jeremias era filho de Hilquias, um dos sacerdotes da cidade de Anatote, no território da tribo de Benjamim “(Jr 1.1). Hilquias o Grande Sacerdote, (1 Cr 22 e 23) pai de Jeremias pode ser o que encontrou os pergaminhos perdidos, mas o seu filho foi instruido por Deus para ficar fora do sistema e à porta do templo para redarguir a respeito da situação de todos :
” O SENHOR Deus mandou que eu fosse ao portão do Templo, aonde o povo de Judá estava indo para a adoração. Ele mandou que eu ficasse ali e anunciasse ao povo a mensagem do SENHOR Todo-Poderoso, o Deus de Israel. A mensagem era esta: – Mudem de vida, mudem a sua maneira de agir, e eu deixarei que vocês continuem vivendo aqui.” (Jr 7.1) e foi alertado por Deus que os ouvintes “não vão dar atenção; você os chamará, mas eles não vão responder (Jr 7.27)”e que deveria ficar fora do templo e do sistema dominante, ainda que fosse da linhagem sanguinea dos sacerdotes. Ele preferiu não se aproveitar nem tirar vantagem ou ter a primazia, louvor de todos, ao contrário, correu os riscos de ser perseguido pelos dominadores que não exitaram em jogá-lo no poço, ppois importava obedecer e pregar a mensagem, que mostrava o erro e o atoleiro deles, pelo que o jogaram em outro poço, como que decretando a morte do mesmo.
Não é diferente em nossos dias, como podemos ver se cumprir nas 19 possibilidades que O Esp.Santo inspira Paulo a alertar a Timóteo na 2a, Epístola a Timóteo cap. 3 e, ao final vai trazer um alerta para que fujamos também destes modernos fariseus. Senão vejamos: 2 Tm Capítulo 3
1 Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis,
2 pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes,
3 desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem,
4 traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus,
5 tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.
Não deve ter sido fácil tomar uma posição, como foi a de Jeremias, mas ainda hoje alguns tem ouvido e tomado a mesma.
Desde menino criado em templos, dentro do sistema, contudo a Palavra de Deus é mais forte e, na minha história ocorre muito do que ocorreu com Jeremias, por óbvio que em menor escala.
Filho de pastor de uma denominação tradicoinal, fui cursar Teologia, onde ví que estamos buscando coisas fora do que é a vontade de Deus. Igreja de Cristo não se confunde com a cristandade.
Desde 1981 ouvi o toque da trobeta e, não pude ficar sem anunciar a palavra de Deus que é espada, mesmo contra o sistema ! Por óbvio que fui jogado no poço.
Muitos não quiseram ouvir e ainda não querem ou não podem ouvir, mas ao final saberão que desprezaram, não a mim (e quem sou eu? ) mas não “acreditaram” que Deus que usa até mulas, poderia e pode estar me usando. Justificam dizendo que Deus é amor, mas esquecem da justiça dele, pois Deus é FIEL (e muito se diz disso ) mas também é justo.
Ele quer, como pai, nos corrigir e nos tirar do lamaçal do curral de porcos, nos convencer, como foi com o filho pródigo e, nos trazer de novo para a casa dele.
Ainda que não sejam nas muitas reuniões, ns endereços conhecidos das construções de pedra, areia, tijolo e cimento, embora a maioria delas estejam mais parecidas com palácios, do que as tendas que o povo levavam na caminhada.
Ademais, outro etíope é citado no Novo testamento em, Atos 8. 27 e Filipe foi ao encontro dele no caminho, um eunuco da Etiópia, que estava voltando para o seu país. Esse homem era alto funcionário, tesoureiro e administrador das finanças da rainha da Etiópia. Ele tinha ido a Jerusalém para adorar a Deus. Na volta, sentado na sua carruagem, ele estava lendo o livro do profeta Isaías, mas não entendia o que o profeta dizia, apesar de ter ido ao templo em Jerusalém.
Como muitos, fomos e vamos aos templos e não sabemos o que é adoração, nem entendemos o que lemos e, precisamos ser socorridos no caminho (e não no Templo) por aquele que é o CAMINHO” o cordeiro levado para ser morto; uma ovelha que fica muda quando cortaram a sua lã. Ele não disse nada. Foi humilhado, e foram injustos com ele.”
Jeremias, Estevão, Tiago, Pedro, Paulo e nós precisamos mesmo ser levados à morte, do nosso ego, de nossas mazelas, de nossas religiosidades (que trouxeram muito prejuizo e ainda nos faz suas presas). Precisamos de libertação, de ouvir a Verdade, a Palavra e, sermos revestidos da VIDA de DEUS, que não é carne ou sangue.
Talvéz seja mesmo ruim de aceitar isto e de tomar uma posição, mas não podemos nem devemos mais ficar “dominados pela nossas vontades, emoções e desejos”.
Precisamos ser libertados e não deixarmos ser prosélitos da religião, onde muitos querem, mas são poucos que tiram proveito dos que fzaem os muitos fiéis a si mesmos, retirando as lãs, gorduras, carnes. É essa a NOSSA triste realidade e o contexto que vivemos nas chamadas igrejas, onde há muitos covis de ladrões, que são os “apóstatas” que tem comichão nos ouvidos.
Ademais o exemplo de Jeremias é para nós um alerta e lição. O que aconteceu com Cristo e os apóstolos também. Aliás isto que está ocorrendo foi predito e, antecede ao advento da 2a. vinda de Jesus, nos ares e, estamos no meio dessa turbulência que é a APOSTASIA GENERALIZADA DO SANTO POVO DE DEUS e o povo gosta ! O que fazer ?
Não deixemos de pregar a palavra da verdade, ainda que sejamos lançados nos atoleiros de um pequeno poço, pois ao final o Senhor nos trará livramento e, que não nos deixemos enganar por falsos anjos, ademais o diabo é um ANJO DE VERDADE e tem muitos ajudantes em nossos dias, inclusive na direção das religiões, fruto da árvore da ciência e do conhecimento do BEM, mas também do MAL, enquanto devemos nos alimentar da ÁRVORE DA VIDA: JESUS CRISTO – O ÚNICO SALVADOR E ÚNICO SENHOR, sendo o primogênito dentre os muitos de nossos IRMÃOS !
Assim Deus nos ajude !
querido irmao vc disse que tem estudos que mostram que tem mais crentes desviados que dentro das igrejas o que eu acho mais triste ainda e que dentro das igrejas tem muitos que estao desviados esses sim sao muito mais dificeis de serem resgatados.
no amor de Cristo
Ilza
Cnfesso minha omissão em relação aos desviados.Conheço algumas pessoas queridas que deixaram o Senhor e hoje vivem no mundão e por vez mostram sedentas de ouvir a palavra ;apesar de conhecer a verdade sentem a necessidade de que alguém lhes falem.As vezes ainto um total desânimo para com os que desviam.Erro meu.
Eu já vi algumas pessoa queridas se afastarem de Deus.
Confesso que estou omissa;V
Infelizmente me encontro assim longe dos compromissos que tinha com Deus somente me preocupando com o dia a dia e isso e muito ruim doi la no fundo sabe amo o Senhor Jesus mas como o amo se odeio algumas pessoas e as vezes ate a mim mesma so Deus sabe muitas tristezas brigas e acima de tudo um ministerio dormindo por minha culpa irmaos orem por mim pois nao e facil se levantar o cair e do homem e o levantar e de Deus nao mexo com droga ou bebida mas certas coisas que faço que tenho certeza cada vez mais me afasta de Deus e isso que o irmao postou e a mais pura verdade tem pessoas que nos jogam na lama e ai doi muito na gente Deus me ajude e irmaos orem por mim obrigado Deus continue te usando como canal de bençao como esta sendo na minha.
Ótimo texto… Como os demais textos, tem me abençoado. Deus continue lhe usando…
Doeu-me pensar em tantos irmãos afastados da comunhão, “atolados”, sem forças… Creio que os pequenos grupos ou células, a comunhão um a um e o discipulado são essenciais para o crescimento espiritual, para o apoio e sustento de uns para com os outros…
A paz de Cristo,
Ricardo.
É verdade, se houvesse uma busca pelas almas que se desviaram muitas vidas, muitas famílias e muitas igrejas estariam mais felizes e o Reino multiplicado muitas vezes! Faço minhas as palavras de sua oração.
Grande. abraço
Esse artigo mexeu comigo…. esse é o trabalho da misericordia; obrigado Pr. Mario
somente retificando, onde se lê (homem/mulher) acrescentar de Deus.
Querido e amado Pr. Mario Fernandez gosto muito de seus comentários e me edifico para a meditação dos termas abordados, e claro que nem sempre devemos e podemos concordar, mas críticar é outra coisa, a critica positiva é salutar, e neste assunto de estar na lama, verdadeiramente é muito triste saber que muitos irmãos na fé que outrora ser uma pessoa (homem/mulher) e hoje se encontra a margem do Evangelho de Cristo, muitas vezes sangra o coração, e nada temos feito para isso, mas ao mesmo tempo ou muitos deles e se conversarmos a respeito a caida veremos que, e infelizmente são pessoas que se magoaram ou disiludiram por que? a frase mais comentada em nosso meio “Tenho que viver pela Fé, Deus disse isso”, e muitas vezes pensa que, viver pela fé é ficar sem trabalhar, achar que a igreja tem que sustentá-los, este um motivo, mas vemos também o mau testemunho de muitos, e principalmente, das igrejas neopentecostais que pregam a a prosperidade e somente a prosperidade, que querem barganhar com Deus suas posições sociais e financeira e depois saem dizendo que eram crentes e muitos mais, e que nada disso é verdade, pois ai eles veêm a ostentação de pastores que vivem em mansões, carros luxosos, até mesmo blindade, como a blindagem humana fosse maior e melhor do que as de Deus e também infelizmente o joio que esta existindo no meio da igreja que esta crescendo muito, talvez se tivermos mais tempo acharemos muitos outros motivos, mas é que neste meio estão irmãos que não se decepocionam com Deus mas sim com o rebanho de Cristo Jesus, pois, eles acham que não diferença entre o justo e o profano, a mentira com a verdade e não tem transformação de vida e assim acham que podem tudo, e como a justiça de Deus não é com a dos homens e nada acontecem por que servimos um Deus misericordioso que espera o arrependimento, mas muitos de nós não sabem esperar e acabam se afastando dos caminhos da Verdade e da Salvação, então vou para a Biblia e vejo Mq. 3:15-18, mas o Senhor de tudo olha e nada escapa a seus Olhos, mas somente firmando sua meditação e é verdade tem muito, mas muitos que necessitam de nossa ajuda, não sei se seria o termos mais correta, mas estão muito a caminho do precipio em passos largos, infelizmente.
A Paz do Senhor e continue até a vinda do Senhor.
Graça e paz!
Realmente, há muita gente q já passou pela igreja e hoje está fora. Gosto de distribuir folhetos e falar do amor de Deus. Fico impressionada com tanta gente q me diz “já ter sido da igreja”, mas q por algum motivo se desviaram. Me preocupo, pois são vidas q precisam ser resgatadas (e nós igreja do Senhor, despertados do sono espiritual ). Deus tenha misericórdia de nós!
Digo que devemos sempre fazer a pergunta crucial: Quem se importa ? Quem se importa com os drogados, os adulteros, os pecadores os doentes? é bem facil ir na igreja limpa e organizada , entoar canticos, desfrutar da comunhao com os irmaos, tudo isso é maravilhoso, mas quem se importa com os drogados, as cadeias, os hospitais os hospicios, os prostibulos? Ora se somos sal nessa terra devemos fazer a diferença, pedir a D´us orientaçao, direçao, sabedoria, para agir-mos, Que possamos chegar na presença de Hashem, Baruch Ata Adonai de maos cheias, D´us vomitará os mornos, os insiptos, Shabat Shalom
Mario,
Compartilho desta dor com você.
Também me senti tocado e creio que se nós, como igreja, não fizermos diferença nos momentos em que Deus nos desperta, estaremos “escondendo” os talentos dados a nós.
Que o Senhor nos dirija. Conte conosco.
Gustavo
Meu caro Pastor,
Essa é a nossa realidade, existem casos e casos assim. Precisamos acordar, sair da comodidade das nossas vidas e fazer algo acontecer, algo diferente, sairmos das nossas posições comodas em nossas igrejas e ver além de suas paredes. Vivemos para servir a Deus, sermos seus soldados e não simplesmente mero espectadores de banco de igreja. a REALIDADE É ESSA, mas podemos mudar….
A paz do Senhor Pastor!
Mais uma vez quero agradecer a Deus por usar a sua vida através destes devocionais, a me ensinar mais um pouco de como proceder nesta caminhada.
Só pra testemunhar, conheço um rapaz que aceitou a Jesus e por uma besteira, jogou tudo pro alto e entrou no mundo do crime. Ficou um tempo preso e quando saiu começou a frequentar a igreja que congrego. Certa ocasião, o encontrei na casa de um casal, meus amigos, e Deus mais que depressa falou ao meu coração pra que eu cuidasse dele. Durante algum tempo o ministrei, cuidei, enfim fiz como Deus mandou. O rapaz é muito difícil sabe (eu sei que não é ele mas…), então eu já não estava mais tão presente, e hoje estou sabendo que ele está fazendo coisa errada de novo. Mas acredito que ainda dá tempo e hoje mesmo vou até a casa dele.
Que Deus continue te usando e abençaondo cada vez mais.
Um grande abraço!
Em Cristo,
Hebertt.
P.S. Temos uma igreja aí em Curitba, quando eu for, visitarei a sua.
Lindo!!!
Amei o texto e Deus falou comigo através dele.
Bom dia.
Já estive atolado e amigos (pastores), assim como você, que se comprometem com a palavra me ensinam a viver o Reino de Deus.
Muito obrigado mais uma vez meu irmão,…
Querido Pastor Mario,
Posso dizer bem que sei o que é estar atolado na lama e depois de ter conhecido a palavra de Deus. Vivemos um conflito muito grande, pois conhecemos a Deus, sabemos seu poder, mas no meu caso por algumas problemas que agora não vem ao caso acabei me afastando. Quando estamos afastados vivemos como numa montanha russa, tem horas que parece ser bom, porém temos horas de total desespero. Eu tenho procurado buscar ao Senhor, mas muitas vezes as pessoas falam e agem de uma forma q temos muito mais medo do q amor. Mas uma coisa q posso falar ao sr. q tem amigos fora, talvez eles estejam só precisando serem ouvidos. Muitas vezes nós “crentes” temos a mania de ir pra essas pessoas e falar muito pra elas de Deus, do q Deus faz, mas talvez nesse momento eles só precisam falar, talvez só precisem de um abraço para sentir o amor de Deus.
O Senhor falou uma coisa essencial as pessoas q estão na lama tem fome. Todo mundo fala em falar com essas pessoas com amor mas na hora H, querem fazer descer o evangelho goela abaixo. Amor pra mim é compartilhar a dor do outro, apoiar o outro, estar ao lado. A outra parte da obra quem faz é Deus.
Parabéns pela sua sabedoria. Vejo no Senhor uma grande preocupação com almas e esse seu trabalho é muito lindo.
Abraço na paz do Senhor!
Paz,
Encaminhei esta mensagem para meus irmãos e pastores entre eles, não sou pastor ou missionário pelo título. Mas amigo de Deus é amar o próximo.