“Ai dos filhos rebeldes, diz o SENHOR, que executam planos que não procedem de mim e fazem aliança sem a minha aprovação, para acrescentarem pecado sobre pecado! Que descem ao Egito sem me consultar, buscando refúgio em Faraó e abrigo, à sombra do Egito! Mas o refúgio de Faraó se vos tornará em vergonha, e o abrigo na sombra do Egito, em confusão.” (Isaías 30:1-3 ARA)
Eu tenho servido a Deus na igreja local em tudo que posso, mas estou impressionado com o espírito de confusão que tem assolado nossos jovens e adolescentes. Ainda que eu não seja o líder destes, tenho dois filhos nesta idade e portanto participado. Também nos Encontros com Deus tenho visto o estado dos jovens rapazes que atendemos. É preocupante. Ao meditar no tema Deus me levou a esta referência bíblica na qual a advertência sobre a rebelbia menciona confusão (ou vergonha, embaraço).
Na observação prática, realmente, o que se pode ver é que filhos rebeldes são confusos, ou ainda, filhos em fase de rebeldia vivem uma fase confusa. Será que, com os adultos, é muito diferente? Ou será que a mera observação parcial do fato está me dando uma visão parcial? De fato não sei responder, mas a confusão está estabelecida. Temos de orar muito pelos nossos filhos…
A realidade é que na sombra do Egito (que representa o mundo) e no refúgio do faraó (que representa o diabo) não há nada de bom, ainda que, por vezes, pareça agradável, atrativo e até melhor do que a sombra do Reino e refúgio do Eterno. Mas é ilusão e morte certa, através do caminho da vergonha e da confusão. A única coisa que o mundo tem de melhor a oferecer que o Reino é uma aparência de alegria, que inclsuive é falsa e passageira. É uma embalagem bonita mas sem nada dentro.
Se você está na fase jovial de sua vida, digamos antes dos 40 anos, ou como eu já ultrapassou esta marca, ou talvez até esteja na “melhor idadade” acima dos 60 anos – abra o olho com aquilo que parece bom. O Reino de Deus envolve sacrifício e dedicação, mas é eterno, gratificante e tem conteúdo, além de não ter confusão no cardápio. Abra o olho, querido, abra o olho.
“Pai, obrigado por me advertir sobre os enganos da sombra do Egito, pois não quero ser confundido. Me ajuda a ter clareza e a não ser rebelde com a Tua Palavra.”
Mário Fernandez
Amado e querido Pastor,
Quanto ao texto bíblico, muitos me procuram para falar em “fim do mundo” e me apontam profecias dita por povos que nem mais existem como os Maias e sempre respondo sem medo fazendo-lhes outra pergunta: onde estão estes povos e sua glória? porém as profecias bíblicas estão se cumprindo e vemos com a rebeldia cada vez mais se alastrando afinal isso não é bíblico? sim! fomos criados em outra época(digo aos que tem mais de 40 anos, que é o meu caso), onde a exemplo meu pai não batia em nós, os filhos, esperando para que nossa mãe nos desse a surra merecida por nossas desobediências, pois se ele fosse nos bater ele faria pior, ou seja, mataria. Aprendemos muito com isto: 1.° de que todas as coisas tem consequência apesar do livre arbítrio; 2.° teríamos nossos filhos e com ele aprenderíamos como foi difícil para nossos pais nos corrigir.
Graças a eles que entre nós não há nenhum que seguiu o que é mau.
Quanto ao mais oremos por mais discernimento de como cuidar de nossos filhos e ou outros jovens para que o mundo não os adotem.
Em Cristo que nos fortalece.
Paz do Senhor querido pastor Mario, sempre fico alegre de ler seus comentários, pois, além de baseado nas Escritura, me mostra a sabedoria de Deus em tua vida, e realmente em nossos dias, que confusão esta havendo mesmo, principalmente, quando olho musicos e musicas desta geração, com enganam jovens, adolescentes e também adultos, para esta geração tudo pode, nada é proibido, nada desagrada a Deus, fico abismado quando estou na igreja e vejo certas coisas, que realmente vemos que entristece o coração de Deus, e me pergunto, será que o Senhor não vê estes acontecimento, será que o Senhor fico só observando, quando neste mundo, além da falta de temor, quanta violencia, quanta corrupção, quanta charlatanice, mas ai volto a realidade novamnete e fico refletindo, claro que o Senhor se encomoda, claro que Ele entristece, claro que Seu coração sangra, mas como sua Justiça e Verdade que é real e verdadeira, caio na realidade e medito no versiculo “Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém” ou Mt. 7:21-23, e isto me conforta o coração e vejo que Deus é justo e me coloco na posição de simplesmente servo do Senhor e me aquieto, mas realmente esta dificil de ver a criatura de Deus rejeitar o Senhor e a igreja mudar deliberada-mente as Escritura Sagradas, e ver que o pecado já esta no meio da igreja, a luta será ardua e nós deve-mos por regra e Lei de Deus lutar e lutar pelos nossos até a vinda do Senhor, e pregar a verdade e não passar a mão na cabeça de ninguém, pois, logo Ele vem e Vem buscar sua noiva, e senão falar “a verdade” não iremos também, pois seremos conivente com este mundo de mentiras.
Ola Mario
Você poderia citar algum exemplo de confusões existentes hoje no meio? Sabe porque pergunto? Porque acredito que posso estar aprendendo assim como outros que leiam este site, pois muitas vezes, esta confusão é muito sutil… se puder, agradeço…
Abraços
Deus te abencoe pr Mario Fernandez, tenho agradecido a Deus pelos seus sermoes onde me alimento muito, ja que estou no campo ah quase 9 anos, e sinto saudades de ver os pastores Brasileiros aqueles que tem uncao pregar a palavra de Deus assim como o sr. e quero falar uma coisa nao somente no Brasil nao sobre estas confusao aqui tambem em mocambique onde eu trabalho em uma aldeia ja tem todas estas confusoes toda so a mizericordia de Deus mesmo, o povo estao muito acomodados nos levamos a palavra eles continuam na mesma sem mudar nada nos seus comportamentos levam a vida na igreja e la na sombra do egito, eu louvo a Deus pelos meus 65anos de vida sabendo que daqui ah pouco vou ter que passar a vez pra outro chega a idade ai junto vem a canseira mais enquanto nao chega vou trabalhando, ore pelos missionarios que estao em mocambique pois temos passado por lutas de infermidades muitos com malaria, mais o senhor tem nos dado vitorias fica na paz Deus te abencoe
Amados, sou uma intercessora no movimento “Desperta Débora” e sofro com o Mario qdo.se trata de jovens confusos e sem Jesus. Um dos nossos objetivos de oração é de que Deus os converta dos seus caminhos para os dEle. Mas como pais ou líderes, realmente, precisamos abrir os olhos, pois os dias são maus. Abraços queridos
É… engraçado! Se nos apegamos demais as coisas da “vida”, acabamos por desprezar aquelas concernentes ao Espírito.
Ao mesmo tempo, somos bombardeados com frases de que “a vida é boa; viver é bom demais…”.
Onde reside a verdadeira verdade?
A mente “jovem” se perde, uma vez que a propaganda do “Egito” é por demais deslumbrante. Aí, pedimos ao nosso Senhor para que nos dê uma vida boa (um Egito em glamor). Ocorre que se nos deslumbramos demais (o que se dá com os “jovens”) aí, passamos a viver sob os designos de Faraó (?). Tão, onde há razão???
Viver é morrer para o mundo (…). Se morremos, vivemos… melhor morrer! COMPENSA VIVER?
ola mais uma vez estou aqui infelizmente tambem me encontrei nessa situaçao meus pais nao souberam e ate hoje enfrento lutas e perseguiçao do diabo e o pior nao me sinto a vontade para desabafar com amiga ou pastor da igreja ou algum irmao mas o seu site tem sido de grande proveito na minha vida inclusive eu fui muito envergonhada ao ponto das pessoas se afastarem de mim faço tratamento com psicologa e psiquiatra meu marido nao sabe de tudo o que esta em mim mas Deus sabe e quer me libertar me ajudem em oraçao por favor socorro sinto me as vezes morta e as vezes me pergunto quem sou eu na verdade?!obrigado Deus continua te abençoando.
Olá! Muito bom!!! Achei muito pertinente o assunto e a colocação… Em nossos dias é muito fácil ir por um atalho, achando que esta seguindo o caminho…
Bom dia Pr. Mario! Esta palavra de advertência chega em tempo certo. Cada dia que passa está sendo mais difícil criar filhos no Caminho. Graças a Deus e sua misericórdia infinita, os meus estão formados e comprometidos com o Reino. Mas, temos que realmente interceder pelos nossos jovens. “Ser intercessor é ser um guerreiro de oração!”. Que estejamos atentas à voz de Deus para que Sua boa, perfeita e agradável vontade seja estabelecida nas nossas vidas, na vida das famílias, na vida da Igreja para que a NAÇÃO SANTA, SACERDÓCIO REAL, POVO EXCLUSIVO DE DEUS seja uma realidade neste tempo que se chama hoje.
Pr.Mário, louvo a Deus por tua vida, o sr é um grande instrumento nas mãos do Senhor.
Hoje à noite, voltei da igreja cheia do Espírito Santo. Chegando em casa, minha filha de 32 anos, se levantou contra mim ferindo mais uma vez o meu coração.
Abrí meus e-mails, lí sua mensagem passada, em seguida retornei à pag.de msg e avistei esta postada há alguns minutos. Só por ler o início … filhos rebeldes, meu Deus, ELE é conosco mesmo, nós que vivemos a Sua palavra… Nem meditei direito e quero deixar aquí registrado que o sr. é um anjo de Deus em nossas vidas.A Paz gloriosa do Senhor esteja contigo pastor abençoado.