Aprendi uma coisa com um homem de Deus por quem guardo um respeito e admiração especiais. Neste versículo Jesus nos ensina algo como “humilde para agir; manso para reagir”. Atitude é importante, mas é a reação que demonstra quem somos por dentro, principalmente quando não temos tempo de ensaiar ou preparar nada. É nossa essência transbordante.
A verdadeira reação do evangelho, como estilo de vida e de caráter, vai se manifestar nas coisas pequenas do cotidiano. Se perguntar a meu respeito para meus colegas de trabalho terão uma impressão. Para meus superiores, talvez outra resposta surja. Para meu pastor, talvez ainda outra. Assim será com vizinhos, colegas de ministério, irmãos da igreja local, atendentes dos comércios que frequento, parentes que moram em outras cidades. Mas para saber quem eu sou realmente tem de perguntar para minha esposa, meus filhos e, pasme, minha sogra. Estes são os que verdadeiramente me conhecem pois presenciam minhas reações mais espontâneas.
Perceba que a forma como reajo com estranhos pode ser mais controlada, mas para aqueles com quem divido minha intimidade eu não consigo fingir por muito tempo. Por algum tempo com grande esforço, talvez. Viver o evangelho é ter dentro de si um espírito, uma disposição, uma inclinação moral, uma “pegada” de reagir de forma adequada, mansa e humilde. Afrontas grosseiras podem ser dribladas, mas tem momentos que nossa fraqueza nos denuncia quando não temos em nós a disposição correta.
Se vivemos um evangelho legítimo, denunciamos literalmente o poder de Deus para salvação do que crer. Quando o filho adolescente responde atravessado (de novo), quando a sogra pede aquilo (de novo), quando a esposa não corresponde ao esperado (de novo), quando a programação financeira estoura (de novo), quando as férias viram tormento (de novo), quando o patrão pede aquele “servicinho” (DE NOVO!)… Nem vou mencionar coisas como partida de futebol, dirigir no trânsito engaraffado ou fazer compras em véspera de feriado, pois acho que essas coisas só irritam a mim. Nossa reação nestas situações vai ser nosso testemunho público, exterior e visível – vai mostrar o que temos por dentro, interior e invisível. E vai mostrar imediatamente.
Talvez para você, meu querido leitor, estas coisas pareçam distantes ou ainda um discurso de pastor que nada mais faz do que comer, dormir e orar (alguns lêem a Bíblia também). Me permita dizer que trabalho e trabalho muito, como muitos pastores que conheço – ouso dizer a maioria, embora nem todos. Mas me permita ainda dizer que tropeçamos ou não conforme decidimos agir e reagir de forma adequada ou não. Isso se chama mansidão e domínio próprio, ambos constantes na lista dos dons espirituais elogiosos e produzidos pela vida de Deus em nós pela ação do Seu Espírito. Tudo começa com uma decisão do tipo “eu quero mais de Deus em mim a ponto de reagir mansamente”.
Lembre-se: evangelho é estilo.
Pastor Mário:
Num mundo em que a mansidão é confundida com tolice e ingenuidade, comunicar o evangelho reativamente é mais do que urgente. É imperioso, ainda que seja bastante custoso. Que o Espírito capacite a cada um de nós a viver o evangelho da graça quando a vida exigir resposta mansa.
Essa rica mensagem acendeu uma chama interior e me incentivou a viver uma vida genuina com o meu SENHOR. que DEUS continue abençoando o Pr. Mario. Rita
Pr. Mario Fernandez, boa tarde meu irmão da caminhada com Jesus Cristo! Claro, meu querido, esse texto me faz recordar de uma passagem acontecida ainda no dia de hoje, quando de minha estada no Hospital para submeter-me a um eletro cardio grama, parte de um dos exames solicitados pela médica que acompanha o meu tratamento sobre um tumor cancerígeno instalado em meu intestino, quando me encontrei com a voluntária do hospital, Dna. Irene, pessoa de fato voluntariosa que, sem medir esforços, ao me ver muito abatido e sem esperança de conseguir um encache com a médica proctologista, pela qual fui indicado que procurasse, o que consegui de pronto que isso acontecesse. Hoje, Dna. Irena ao me ver, chamou-me a atenção pela mudança em meu semblante totalmente transformado dois meses após esse primeiro contato com ela. Eu havia completado o número de 29 aplicações de radioterapia e mais 10 de quimioterapia e, agora completamente recomposto, me preparando para a cirurgia que deverá acontecer no més de maio próximo futuro, ela me vê, e se surpreende com toda mudança que meu rosto lhe demonstrou. Sua reação me fez lembrar das orações incessantes dos irmãos da igreja,k e dos amigos que não param de mandarem mensagens de estímulo, amor e apreço pela minha vida. Pude então, perceber o quanto Deus tem feito por mim.
Seu texto mostra a importância de sabermos reconhecer as bênçãos diárias que recebemos e, muitas das vezes, se quer percebemos, ou fazemos conta. Obrigado Pastor. Deus continue te capacitando para construção de mensagens como a esta para que, sejamos abençoados de imediato quando a recebemos de ti através deste site de homens como você usados por Deus. Abraços deste seu irmão que o admira de todas as formas
EliCSoares
Esta mensagem foi guardada para mim, especialmente, para hoje. Recebi uma afronta e reagi com um sorriso. Mas depois comecei um conflito de idéias que poderiam ser ditas como resposta e a tristeza se apoderou de mim. Mas graças a Deus, abri e li esta mensagem e paz voltou ao meu coração. Glória a Deus.
Muito bom esse artigo. É o que eu venho lutando para ver nascer na minha vida. O fruto chamado mansidão. Obrigada, Deus abençoe o seu ministério, a Paz!
Autch!! Mario, Mario porque me persegues?? 🙂
Caro pastor, amei esse devocional. Q Deus continue te abençoando pra falar de uma maneira tao clara e simples q qualquer um pode entender!
Glórias a Deus pela vida de cada um de vocês.
Mesmo não aparecendo nos comentários, tenho acompanhado vocês a alguns anos e têm sido muito abençoadores em minha vida.
Tenho vivido momentos de muita dificuldade para mim e minha família e suas postagens têm me edificado muito.
Rogo a Deus que nunca lhes falte saúde e paz pra continuarem aqui.
Grande abraço de um irmão do interior de SP.
Bom dia na graça e na paz de Jesus !!!
Tenho lido os devocionários e aprendido muito .
Deixo meus parabéns e que vocês continuem esse trabalho que com certeza nasceu no coração de Deus para nos abençoar .
Abracos a todos os pastores e que Deus abençoe ricamente cada um e suas famílias.