Mário Fernandez

Autoridade III

“Obedeçam aos seus líderes e sigam as suas ordens, pois eles cuidam sempre das necessidades espirituais de vocês porque sabem que vão prestar contas disso a Deus. Se vocês obedecerem, eles farão o trabalho com alegria; mas, se vocês não obedecerem, eles trabalharão com tristeza, e isso não ajudará vocês em nada.” (Hebreus 13:17 NTLH)

Depois que a gente adquire um pouco de experiência pastoral, por mais que sejam apenas alguns anos, a visão de liderança tende a mudar. A gente acaba se dando conta de que sempre haverá os que serão companheiros e nos acompanharão. A genta acaba se dando conta de como estes são poucos. A gente acaba vendo que este versículo foi roubado, se não do papel e da tinta do que muitos carregam debaixo do braço, mas com certeza da mente e do coração.

A capacidade que algumas pessoas têm de jantarem seus pastores em casa depois do culto, e devorá-los ao longo da semana, é impressionante. Fala-se mal dos deputados corruptos, dos policiais corruptos, do governo ineficiente em uma ou outra área e aproveita-se, já que a bênção não está ali mesmo, e fala-se mal dos líderes espirituais, sejam pastores, bispos, diáconos, presbíteros, evangelistas, líderes de célula, não importa.

Meus irmãos, ecoa pelos céus um gemido, um brado, um alarido de dor, emitido por aqueles que com enorme tristeza carregam o peso de liderar pessoas ingratas. Eu poderia fazer uma lista de “igrejas” que conheço que atrozmente anulam o ministério e o ministro ciclicamente.

Este versículo termina com uma ‘invocação imprecatória’. Isso em português bem claro pode ser escrito ‘maldição’. Isso não ajuda em nada, isso amaldiçoa. Este gemido, este grito de dor destes pastores e líderes, será sarado um dia na Glória, e trocado por gemidos que virão do inferno por toda eternidade. Decida de que lado quer ficar enquanto ainda é tempo. Ofereça ombros e não punhos. Seja amigo e não estorvo. Ajude-se, ajudando.

“Pai, ensina-nos a sermos responsáveis no papel que ocuparmos, seja liderando ou sendo liderado. Se o Senhor estabelece a liderança, não quero ser eu a questioná-la.”

Mário Fernandez 

9 thoughts on “Autoridade III

  1. Avatar Valéria disse:

    Não devemos seguir a pastores, e sim a Cristo, devemos obedecer a nossos líderes e seguir suas ordens desde que eles cuidem sempre de nossas necessidades espirituais, e andem e preguem segundo a Palavra. Não podemos deixar de observar os dois lados, há muitas ovelhas insatisfeitas com seus pastores, simplismente por que estes não teêm cumprido cabalmente seu ministério. Não há somente ovelhas ingratas, mas há pastores ingratos tb. Assim como existem ovelhas que anulam pastores e seus ministérios, de igual modo existem pastores que anulam suas ovelhas dispersando-as. O Grito e gemido dos pastores serão curados na glória, assim como o grito e gemido das ovelhas, que finalmente encontrarão seu Pastor Verdadeiro e Fiel. Oferecer ombros e não punhos? O que a Biblia nos diz? Acaso o Senhor não açoita àquele a quem ama? Se o Senhor nos oferecesse apenas ombros, será que aprenderíamos? Se Cristo tivesse sido apenas amigo, no senti exposto pelo devocional, com certeza não teria cumprido o propósito a que veio. Quando alertamos para o erro, estamos amando verdadeiramente, e não quando concordamos cegamente com tudo. A via é de mão dupla, para que não ocorra acidentes é necessário que cada um permaneça em seu caminho fielmente, levantando e exortando a todos que porventura venham a se desviar… ” acaso o pastor que perde uma ovelha, não deixa todas as demais em busca daquela que foi perdida?” Se fosse da vontade do Senhor que não questionássemos nossos líderes, ele não teria nos alertado contra falsos mestres, e nem teria nos alertado a não deixar que ninguém nos enganasse. Não devemos aplicar a Palavra somente como nos convém.

    “Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.”
    “Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade.” (Colossenses 2)

    “Precisamos orar poderosamente por discernimento espiritual porque as trevas estão se mascarando como luz e muitos do povo de Deus estão seguindo como mariposas atraídas por uma chama!”
    “Os sacerdotes não disseram: Onde está o SENHOR? E os que tratavam da lei não me conheciam, e os pastores prevaricavam contra mim, e os profetas profetizavam por Baal, e andaram após o que é de nenhum proveito.” [Jeremias 2:8]

    “Porque os pastores se embruteceram, e não buscaram ao SENHOR; por isso não prosperaram, e todos os seus rebanhos se espalharam.” [Jeremias 10:21]

    “Muitos pastores destruíram a minha vinha, pisaram o meu campo; tornaram em desolado deserto o meu campo desejado.” [Jeremias 12:10]

    “Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR. Portanto assim diz o SENHOR Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o SENHOR.”

    [Jeremias 23:1-2]
    “Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.” (2Timóteo 4)

  2. Avatar daisy disse:

    Esta meditação tem me levado a orar intensamente pelos pastores, pois nunca vi tantos líderes desanimados e tristes como hoje, principalmente pela falta de amor, compromisso, e sujeição de muitas ovelhas à autoridade espiritual de seus pastores. Aqui em Brasília, muitos líderes tem abandonado seus ministérios por não suportarem tanta pressão por parte de líderes ditadores, os chamados “donos de igrejas”. O pastor tem que andar segundo o que eles ditam, segundo o estatuto da igreja, o pastor não tem autonomia p/ mudar a liturgia do culto indicada no Boletim, que mais parece uma missa.
    Nosso pastor, começou a colocar em prática os ensinamentos de Marcos 16.17, sofreu tanta retaliação e perseguição que se ele não tivesse convicção de que o Senhor quem o havia chamado p/ ser um líder reformista, com certeza ele teria desistido, mas p/ glória do Senhor, esses líderes tradicionais sairam e Deus levantou outros que são verdadeiros interecessores e seu ministério tem crescido muito. Glória a Deus que fortalece seus servos!!!

  3. Avatar Pb. Antônio Fernando Duarte Mululo disse:

    Paz do Senhor, Pr. Mário,
    Na verdade este ponto Bíblico se torna difícil de comentar, pois entendemos que com a multiplicação do saber hoje em dia, as ovelhas passam a ter uma falsa visão apresentado por satanás de andar conforme a sua própria visão(como no ÈDEN).Existe uma diferença entre saber para se defender e saber para atacar…
    Hoje a maioria das passoas que aprendem não são mais para se defender, mas para atacar líderes que se esforçam para manter a integridade de seus liderados.Compreeendo que isto é até profético,pois o fato de um líder se esforçar para manter a visão original do cristianismo, atrairá para si uma revolta por parte de alguns liderados rebeldes.Haja vista a dificuldade que Paulo encontrou em muitos lugares que pregou, tendo que sair depois da obra iniciada, por causa de gregos religiosos e judeus incrédulos não conversos completamente.
    O que vemos para sofrer menos, É QUE A HISTÓRIA SE REPETE, porém fica a palavra de Paulo escrita em II Co 12.15:
    ” Eu de muito boa vontade gastarei e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que , amando-vos cada vez mais, seja menos amado…”
    Que Deus vos Abençoe em nome de Jesus!
    Presbítero Antônio Fernando Duarte Mululo – membro da Igreja Assembléia de Deus em Vitória do Espírito Santo – Instrutor de Teologia pelo IBADEP(Instituto Bíblico Das Assembléias de Deus do Paraná) – Instrutor de Missões pela EMAD(Escola de Missões Das Assembléias de Deus – RJ) –

  4. Avatar Barbarello disse:

    Percebo que há bons pastores que cuidam bem de suas ovelhas e de vez por outra é sapecado injustamente por algumas camufladas de ovelhas, mas por outro lado e infelizmente também no meio existem líderes que não tem tido o afinco de saber o que é ser um pastor de ovelhas trazendo graves prejuízos a muitas. E isso tem que ser observado, porque existe muitos que se travestessem de pastor e na verdade são lobos devoradores. Há uma crise de valores em relação ao respeito a autoridade no exemplo que emana destas nos tempos atuais. Um líder hoje em dia é muito visado sobre vários aspectos e nisso pode haver muitos maus entendidos ou por outro lado a questão de não questionamentos de atos ilícitos também pode ser um problema.

  5. Avatar Eliezer disse:

    talvez seja fruto de ovelhas que são feridas, machucadas, ovelhas bem tratadas, que tem bom pastos, que tem suas feridas saradas falam bem e amam seu pastor

  6. Avatar Gilberto Oliveira Rehder disse:

    Parabenizo o irmão pelas sábias palavras. Realmente tem sido muito difícil para nós pastores, pastorear ovelhas que não desejam ser pastoreadas. Principalmente nestes dias onde o mercantilísmo evangélico é muito forte e as pessoas procuram por pastores ou líderes que lhes entretenham e falem o que gostem de ouvir. Alguns dias atrás fiquei surpreso ao ouvir de uma grande igreja nos EUA em que o pastor ao ser entrevistado; o repórter lhe perguntou qual o segredo do crescimento daquela mega igreja. Ele respondeu que ali não se prega contra o pecado, mas sim o que as pessoas gostam de ouvir. Minha oração ao Senhor é que nós pastores nos concientizemos de que agradar ao Senhor e não negociemos a essência do evangelho. Que Deus nos fortalece nestes tempos de insubmissão e confusão.

  7. Avatar Nelson Lacerda da Silva disse:

    Pr. Mário

    Graça e Paz,

    Gostei do artigo Autoridade III

    Sou presbítero da IPI de Tucuruvi – São Paulo-SP, desde 1984, uma igreja de porte pequeno de 80 membros.

    Já presenciei muitos fatos citados neste artigo e também pela imperfeição humana já fiz comentários que não condizem com o que a Bíblia nos ensina.

    Apenas quero colocar ao irmão, que infelizmente muitos ministros da Palavra de Deus, também imperfeitos, fazem jus a comentários através de suas atitudes impróprias ao seu ministério, o que não justifica a nossa atitude também imperfeita.

    Que Deus nos fortifique para que nos aperfeiçoemos neste mister de alcançar a perfeição do Senhor Jesus Cristo, mesmo na vida presente.

    Graça e Paz.

    Nelson.

  8. Avatar eusebio pereira disse:

    Que realidade tão profunda e cruel. Gritos e gemidos de milhares daqueles que chamados para servir que servem apenas de motivo de tanta ingratidão. Creio que o tempo do fim traz consigo o cumprimento das palavras do Senhor “o amor de muitos esfriará”. Estes são tempos de frieza, tempos de choro, tempos de clamarmos pelo “primeiro amor”. A paixão pela vida daquele que perdido se vai perdendo por motivos de alienação daqueles que já estão “gordos” dos banquetes espirituais e que agora estão “cansados” de tanto falar do que lidera com falhas por ser um ser humano, “sujeito as mesmas paixões”.
    Isto contudo não destroi nem pode apagar a chama que foi acesa pelo Espirito. Precisamos de Manter os olhos no ALVO – Jesus.

  9. Avatar MARIA JÚLIA MIRANDA disse:

    Há aproximadamente 5 anos que sou líder de célula e tenho visto o quanto é difícil lidar-se com pessoas/vidas a quem o Papá tanto ama mas que cada uma tem as suas feridas, o seu carácter e os seus sentimentos. Todavia agradeço a Deus esse previlégio de poder cuidar das suas ovelhinhas.Isso me tem ensinado a crescer como pessoa e me aperfeiçoar como líder.
    Sei que o meu galardão virá quando entrar na Glória e por esse motivo, apesar de muitas tristezas, e algumas alegrias continuo “caminhando para o alvo”sem desvanecer.
    Como o apóstolo Paulo diz e muito bem, temos que “sofrer as dores de parto” como ele próprio sofreu.
    Ter filhos espirituais é a maior benção que alguém pode provar nesta terra e dá alegria ao Nosso Amado Jesus.
    Por isso meus amados FORÇA!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *