“Ele castigará especialmente os que seguem os seus próprios desejos imorais e desprezam a autoridade dele. Esses falsos mestres são atrevidos e orgulhosos. Eles não têm nenhum respeito pelos gloriosos seres celestiais e os insultam.” (2 Pedro 2:10 NTLH)
Curiosamente, ou talvez nem tanto assim, os desejos imorais e o desprezo pelas autoridades parecem caminhar de mãos dadas. Isso não me espanta, pois sempre que penso em autoridade me vêm à mente submissão, que nada mais é do que abrir mão do meu desejo e da minha opinião em detrimento de alguém investido de mais autoridade. Não necessariamente isso será sempre imoral.
Ocorre que sendo imoral ou não a rebeldia é uma semente amaldiçoada, que levou o homem para fora do paraíso de Deus e é o que faz o pecado brotar em nossas vidas. É o que mais nos afasta de Deus e é o maior câncer da alma humana. Gera mágoa, dor, separação, humilhação e semeia desrespeito para si. Em outras palavras, mesmo não sendo um desejo imoral, sempre que eu deixo de lado a obediência e me dedico a meus próprios desejos, eu semeio algo de muito ruim pela rebeldia.
Falsos mestres atrevidos e orgulhosos usam deste tipo de prática e eu não me orgulho em dizer que conheço muita gente assim. É uma verdadeira lástima, mas as pessoas esqueceram de onde vieram e principalmente para onde irão se continuarem a semear este amargor. Compreendo perfeitamente que haja líderes que não mereçam respeito e que obstinadamente abusam da boa vontade das pessoas. Compreendo que vivemos num tempo onde muitos se especializaram em ludibriar os menos esclarecidos. Compreendo que a humanidade caminha para o fim, a ponto da natureza gemer como que com dores de parto. Mas não podemos estragar tudo, pelo menos não de propósito, especialmente naquilo que está ao nosso alcance.
Ou levamos Deus a sério ou Ele não levará a sério Seu projeto conosco. Este versículo fala que Ele castigará especialmente (particularmente) estes tais. Eu estou fora, e te convido a pular fora comigo enquanto há tempo.
“Senhor, se alguém precisa mudar sou eu e não o Senhor. Ensina-me a me submeter obedientemente para que esta imoralidade não tome conta de mim. Não posso fazer isso sozinho.”
Mário Fernandez
Prezado Mario,
Fui dar uma olhadela na passagem nos demais versículos anteriores e posteriores e reparei algumas coisas nestes.
Aqueles que estão descritos nesta passagem não tem respeito a nada ou ao seu próximo realmente, tirando todo o respaldo de um indivíduo que tenha algum tipo de carater para se opor a autoridades ou a líderes de maneira justa e sensata.
Isto sifnifica também dizer que não devemos nos acomodar diante de injustiças e ser crítico; é necessário ter bom senso para perceber situações de falibilidades e atuar contra a autoridade ou liderança corrupta e injusta. Deus vai requerer a responsabilidade nossa por omitir tais coisas. Não podemos ser omissos e não denunciar autoridades ou lideranças que levem muitos a morte ou a se perderem, por causa das injustiças e má fé destes. Que tal abordar sobre a má autoridade que leva seus liderados a ruína pelos desvios doutrinários e a ilusões espirituais acachapando muitos em frustração e confusão e por outro lado as autoridades que regem a sociedade que minam os bons costumes e deterioram o carater burlando as leis para tirar vantagens pessoais deixando um rastro de descontrução que acarreta em convulsão social e desagregação das famílias, através dá má gestão e corrupção.
O que dizer desses que deveriam dar o exemplo e são mais imorais e sem escrúpiulos que os que se opôem?
Que a graça e a paz do Senhor seja sempre contigo.
Eu tenho observado isso por onde passo e fico muito triste, pois até os nossos jovens(falo como pai), sem um preparo espiritual acabam indo à imoralidade sexual e isso dentro das igrejas do Senhor; um abismo chama o outro. E estes líderes acham normal e até a internet é usada por Satanás para difundir a sua velha estratégia: ver,desejar e praticar em desobidiência(Gn3:6).
Mas louvado seja o Senhor que em meio as trevas disse: Haja luz
As suas mensagens são uma resposta de Deus pra mim. É como se Ele me dissesse, você não estar só Eu tenho sete mil joelhos que não se dobraram a baal.
A minha oração é que todos aqueles que professam o nome do Senhor, tenham os olhos iluminados e se juntem a nós e façam verdadeiramente a sua luz brilhar e assim muitas vidas serão alcançadas pelo Senhor. Amém
Que a Paz do Senhor Jesus Inunde os corações.
O que mais entristece é ver que esse tipo de coisa tem ocorrido dentro das igrejas evangélicas, temos percebido com muita tristesa, que muitos líderes tem se aproveitado das ovelhas, fazendo um certo terrorismo “santo”, para que através do medo elas façam o que eles desejam, financiem seus mega projetos e suas vidas abastadas. Certa vez um pastor que eu conheço, disse que o crente antes de se membrar a uma igreja, deve observar a vida do pastor, se ele for próspero quer dizer que a igreja é abençoada (“O Filho do Homem não tem onde recostar a cabeça”). Eu faço uma pergunta, se Jesus vivesse hoje, neste nosso tempo, no nosso país, que carro ele usaria, que tipo de casa teria?
Deus em nome de Jesus eu oro para que o Senhor tenha misericórdia destes líderes (lobos) e, os façam repensar o “Ide” e se consertem. Amem.