Mário Fernandez

Fidelidade ao ensino

“Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos.” (Hebreus 2:1 ARA)

Como pastor e pregador da Palavra de Deus, as vezes fico me perguntando se as pessoas realmente ouvem o que falamos. Não me questiono se são surdas, mas se algo fica retido daquilo que procuramos ensinar. Há alguns dias alguém me falou que mesmo sem lembrar o que havia comido todos dias, estava alimentado e era grato por isso. É um alento…

De qualquer modo, este verso da carta aos Hebreus nos ensina algo muito valioso a respeito de fidelidade. Aquilo que talvez nunca tenhamos aprendido, ou que nunca tenha sido assimilado, nós podemos deixar para meditar depois. Mas aquilo que sabemos, que faz parte do que aprendemos, não pode ser negligenciado. Devemos ser totalmente fiéis, com nossos pensamentos e atitudes, para refletir o que sabemos. É equivalente a dizer que devemos resumir nossos erros apenas ao que não conseguirmos controlar ou desconhecemos, pois não erraremos sabendo que está errado.

O texto fala de firmeza, o que sugere esforço voluntário. De modo algum conseguiremos no apegar por acaso ao que aprendemos. Pode não ser fácil, pode não ser sempre agradável, pode nem sempre satisfazer nossos anseios, mas SEMPRE será o melhor para nossas vidas.

Ademais, devemos nos apegar às verdades e não ao que nos convém. A Palavra de Deus é a verdade e nela devemos nos apegar, sem medo de errar. Se ficarmos escolhendo o que é mais conveniente ou não, incorreremos em um dos maiores erros que a humanidade já conheceu – trocar o ensino de Deus pelo nosso ego. Não cabe na mesma algo um ego humano e a presença de Deus.

Se andarmos em fidelidade às verdades, sem desvio, mesmo que as lutas venham seremos vencedores. E como vitoriosos, poderemos andar de cabeça erguida, levando adiante o nome do nosso Senhor. Quer coisa melhor?

“Pai, ensina-me a ser fiel em firmeza a tudo quanto o Senhor me permitir aprender de acordo com Tua revelação.”

Mário Fernandez

5 thoughts on “Fidelidade ao ensino

  1. Avatar Zelene disse:

    Pr. Mário! Já faz alguns anos, criei o hábito de levar uma agenda nos estudos e no culto, e anoto as passagens bíblicas, o conteúdo da pregação ou estudo. Só o fato de anotar já sinto que o texto fica mais nítido na memória. E ainda posso recorrer a ele quando necessário. Mas fique descansado, porque a Palavra não volta vazia e mesmo os mais desatentos vão se lembrar dela no momento oportuno. Essa á a ação do Espírito Santo nas nossas vidas. Gostei muito do texto. Que Deus o abençoe!

  2. Avatar Rodrigo Barcelos disse:

    Ao irmão Mário,
    Saúde!

    Eu também sou muito previlegiado, pois fui alcançado pelo ministério de Mestre, e tenho notado que os cristãos não estão entendendo a vardade e o conhecimento da mesma como ‘a ferramenta’ do fim dos tempos.
    Como diz a bíblia: Eles desprezaram o conhecimento…, e por isso a igreja em um todo tem sofrido; pois o vil tentador avança!.

    Porfiai, porfiai e porfiai…

    Oséias nos admoestou à conhecer e prossegir em conhecer ao SENHOR.

    Obrigado,
    Paz do Senhor!

  3. Avatar marcio campos disse:

    Glorifico a Deus pela sua vida mais uma vez, pois o meu espírito testifica essa benção.
    Estava eu ontem ouvindo o que o Pai me dizia no decorrer do culto, e a mensagem ao meu coração foi clara: Não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim.
    Nosso ego tem morrer verdadeiramente e isso é voluntário, ou seja, exige, como diz seu texto, nosso esforço. Deus te abençoe.

  4. Avatar Jose Paulo ALves Teixeira disse:

    Concordo com a argumentação e mais, com o sentimento descrito, afinal, as vezes parece que estamos falando ao vento, que não há assimilação, degustação, digestão, contudo, na metafora com o alimento, e de maneira correta por vezes me recordo que comia o alimento que minha mãe me dava, me alimentava, me nutria, fazia bem, pois era feita com amor, entretanto não me recordo dos pratos variados que recebi feito por suas bondosas mãos. Como pastor o exemplo se aplica integralmente e produz alivio, por isso continuar a preparar um bom alimento é nossa parte na missão da construção do Reino de Deus, parabens pelo texto.

  5. Avatar lilian disse:

    è maravilhoso sabermso que existem pessoas como vcs que pregam através ad internet e mesmo sem saberem para que pessoas estão encaminhando a palavra mandam. Estas palavras e ensinamentos com ceteza nos ajudam a crescer mais e mais e sabermos que Deus estara sempre do nosso lado e mesmoq ue erramos ele é file e justo e nos perdoa..nós é que não somos tão fiéis ou tão justo e deveriamos sermos melhores com Deus e com as pessoas.

    Lilian Fernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *