“Eles vos expulsarão das sinagogas; mas vem a hora em que todo o que vos matar julgará com isso tributar culto a Deus.” (João 16:2 ARA)
Às vezes eu me pego pensando se este texto se refere a um evento futuro, no qual realmente nossas vidas serão sacrificadas, ou se é uma profecia da inquisição medieval, como alguns autores afirmam. Independentemente de ser uma ou outra coisa, fica uma lição importante a ser aprendida – nem todo mundo que julga estar servindo a Deus, por sincero que seja, de fato está.
Isso vale por princípio de ensino para todos aqueles que matam os que são hereges aos seus olhos (literalmente o que o texto diz e por isso a associação com a inquisição), mas também vale para todo tipo de ação que contrarie um princípio bíblico em nome de cultuar a Deus. Isso é sério. Se Deus ama a vida e diz “não matarás”, matar pessoas por não concordar com elas realmente é bizarro e não pode ser aceito como certo.
Ainda que algumas religiões preguem e ensinem formas diferentes de cultuar a Deus, nós, que cremos na Bíblia, devemos acima de tudo ser tolerantes e amorosos para que as pessoas sejam ganhas pelo amor constrangedor do Pai. Podemos e devemos não concordar com qualquer tipo de manifestação de culto que saia dos limites estabelecidos pela Bíblia, mas devemos lembrar que temos o mesmo direito de todos os demais. Mas daí a extrapolar é exagero. Não temos o direito de chutar, queimar ou derrubar – nem física nem verbalmente.
Sempre que agirmos ou abrirmos nossa boca para falar mal do que os outros pensam ser culto a Deus, perdemos tempo deixando de prestar o NOSSO culto. Culto é adoração e serviço em sujeição, de modo que não tem espaço para nada que não edifica. E se ao invés de criticar e fazer polêmica, orássemos? E se fossemos servir a estes que consideramos errados?
Eu tenho certeza que seria muito mais culto do que qualquer outra coisa. Pense nisso.
“Pai, ensina-me não apenas a ser sincero diante de Ti, como também e principalmente a ser servo daqueles que pensam te cultuar.”
Mário Fernandez
Achei o texto muito “top”. É muuuuito comum todo tipo de intolerância no meio cristão. Seja por parte de cristãos mais tradicionais ou até mesmo dos mais “liberais”.
Um exemplo vergonhoso é o de cristãos russos que agridem homossexuais. Onde está a atitude de Cristo nisto??? Misericórdia da igreja!
Espero que esse texto, redigido pelo Mário Fernandez, alcance cada um de nós, que estamos tão prontos a julgar!
Um super abraço à equipe, sucesso neste ministério!
Esse último artigo, eu concordo apenas em parte, brother. Concordo com tudo que diz respeito a agressão, seja física ou verbal. Mas o que diz respeito a continuarmos de braços cruzados diante de tantas (digo isso muito tranquilo) besteiras, meninices e heresias que têm sido pregadas nos púlpitos atualmente que, ou atraindo pessoas que estão interessadas em receber as bênçãos momentâneas daquele que pode nos dar a maior bênção que é a salvação da alma, ou afastando pessoas que tendo o MÍNIMO de conhecimento sobre a bíblia cuidam de serem racionais (o que a bíblia nos ensina) tomando uma atitude contrária e rebatendo esse “evangeliquês” hodierno, não honram a Cristo que estava sempre mais preocupado em que o povo desse mais atenção aos necessitados e a fazer Sua vontade dia após dia ao invés de buscarem uma prosperidade momentânea que se baseia em ter bens materiais ou procurando um Show da Fé em que o homem é mais honrado por sua capacidade de ordenar, exigir, etc etc etc a Deus o que eles querem, conforme eles querem. Precisamos orar por isso? Com certeza! Somente criticar resolve alguma coisa? De maneira nenhuma! Mas preservar a “reputação evangélica” é uma atitude de omissão diante de tantas pessoas que dizem fazer as coisas em nome de Deus e continuam a envergonhar o evangelho e a não honrar a própria Palavra de Deus. Acredito fortemente que a Idade das Trevas foi um período muito difícil que nem imaginamos o que os márteris passaram em nome de Deus. Mas foi para que tivéssemos acesso à Palavra de Deus para estuda-la e aplica-la para a Glória dEle e não para manipula-la segundo nosso próprio interesse. Deus te abençoe meu irmão! E acredite, tenho sido muito abençoado com estes emails, só expresso o que não concordo com este último!
gostaria de agradecer todo vcs , pelo lindo trabalho q vcs tem feito p/ Deus.continue fazendo a obra do senhor, vcs nao tem nada a perder so a ganhar, Deus abncoe cada 1 de vcs.
A INTOLERÂNCIA é o grande mal da humanidade…engraçado que olhamos para os povos do Oriente e perguntamos de onde vem tanto ódio?…o INTOLERANTE se acha melhor do que os outros, é um NARCIZISTA EXTREMADO. E eles estão por toda parte, em todos os lugares. Enganam-se os que pregam um JESUS partidarista. JESUS comeu com Cobrador de Impostos, salvou a Adúltera, e mostrou pros religiosos que eles NÃO entendiam nada de DEUS…JESUS não discutia com pecador, ELE quebrava o pau com os RELIGIOSOS – Quem foi que transformou a casa do seu PAI em covil de ladrões? PAULO escrevia pra quem? Para o Bloco Carnavalesco de Jerusalém ou para as IGREJAS? A quem PAULO resistiu na cara? Não foi a Pedro?…e Pedro estava dentro ou fora da Igreja?…Mas historicamente as maiores bárbaries foram cometidas em nome de DEUS! Quando DEUS quiz destruir SODOMA e GOMORRA…o fogo veio do Céu, ELE MESMO FEZ! não precisou da ajuda de ninguém…ELE mudou?… Não estamos precisando de ninguém que jogue os nossos pecados em nossa cara…precisamos de pessoas que estejam dispostas a nos amar ainda que sejamos pecadores… foi isso que ELE fez! Ele não apontou o meu pecado…ele simplesmente o pegou, colocou sobre os seu ombros e decidiu carregá-lo por mim…se você não está disposto a fazer o mesmo, nem se dê o trabalho de se dizer CRISTÃO!
muito boa a materia.sim devemos nao creiticar, e sim respeitar a cada credito religioso.a palavra do senhor diz que de todo ensinamento devemos tirar o que e bom , e que nos edifica. se um culto que eu nao conheço a origem e sai dos principios bibllico eu nao tenho o que esperar deste culto. posso nao criticar mas posso dar minha sugestao dentro dos padroes biblicos sem criar contenda.
Caro irmão
Concordo plenamente contigo, pois tudo o que fazemos para o reino de Deus deve ser feito com amor! Se tivermos amor e respeito, a porta é aberta para podermos falar da verdade que liberta. Afinal. foi assim que Jesus fez para ganhar os pecadores, Ele os amou em primeiro lugar.Obrigada por devocionais tão bonitas e edificantes.
No amor de Cristo Jesus
Lu
Prezado irmão!!
Fico grato a Deus pela mensagem que acabei de ler.
Tem um movimento contraditório a Bíblia na nossa cidade que tem confundido a cabeça de muitos crentes e pensei em tantos projetos pra acabar com esse povo mas entendi pela mensagem que a vigança pertence a Deus e Ele cuida da obra dEle. Eu preciso mesmo é orar por este povo, que não sou dono da verdade. Obrigado. Deus falou muito comigo e estou sentindo uma paz em saber que Deus vai fazer o melhor para sua Igreja. Deus o abençoe.
Glórias, Honra e Adoração somente sejam prestadas ao Senhor nosso Deus. Parabéns mesmo pelo comentário suscinto, mas, eficaz para todo aquele que de fato busca com sinceridade ser um verdadeiro adorador, em consonância à Bíblia Sagrada, descrito no Evangelho segundo escreveu João. (João 4:23) – Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
(João 4:24) – Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. Amém.
Fraternalmente em Cristo Jesus nosso Deus e Pai.
Pb. José Malafaia. Ministério AD – Recife – PE.
Amado em Cristo, que a Paz de Deus que excede todo entendimento, guarde nossos corações e pensamentos em Cristo Jesus(FP. 4:7).
Deus é Espírito e importa que seus verdadeiros adoradores o adorem em: Espírito e verdade(Jo. 4:24). E que o culto a Deus deve ser racional e agradável(Rm.12:1).
E por fim fica a minha vontade para com os que não tomaram a decisão ao lado de Jesus:
II Pedro 3:9 O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.
Olá! Não sei o quê ou quem vç tem em mente, mas imagino. No entanto, é bom lembrarmos que devemos sim respeitar, quanto a tolerar é preciso haver um limite que não nos deixe ser coniventes. Quando Jesus Cristo falava aos seus discípulos em João 6, e não só lá, Ele era duro com suas Palavras, tanto que muitos se retiraram. Quando Paulo foi chamado por Félix para falar acerca da fé em Cristo, Paulo não falou do amor, e sim da justiça, da temperança e do juízo vindouro, tanto que Fékix ficou apavorado. Penso que devemos ser duros sim, mas com moderação. Hoje, francamente, é difícil ouvir algum pregador da Palavra falar do juízo e da justiça de Deus. O que vejo frequentemente é falar-se somente do Amor. E tudo o mais??? Onde fica??? Penso que os pregadores de hoje falassem com firmeza sobre o juízo e justiça de Deus, além do amor, muitos ouvintes iriam retirar-se, assim como fizeram com Jesus. E sabe de uma coisa, nessa época em que vivemos, onde o que importa são números, bancos cheios, só de presença e vazios de conteúdo, ouviremos cada vez menos sobre estes quesitos fundamentais, na minha opinião. Graça e Paz!