Mário Fernandez

Boca Convertida

“As palavras dos perversos são emboscadas para derramar sangue, mas a boca dos retos livra homens.” (Provérbios 12:6 ARA)

Infelizmente eu conheço muita gente que diz ser servo de Jesus mas parece que partes delas não nasceram de novo. Para alguns a carteira não se converteu e por isso não ofertam. Muitos, bem mais do que deveriam, a boca não se converteu e por conta disso falam coisas que deveriam envergonhar, até enojar, quem serve a Cristo de fato.

Neste versículo do livro dos provérbios, aprendemos que a boca convertida ao Senhor promove conciliação e paz, ao contrário da boca dos perversos que causa tumulto e violência (derrama sangue). Não necessariamente trazer emboscada significa ou implica em derramar sangue literalmente. Há muitas formas de violência e agressão que podem ser verbalizadas.

Podemos elencar inúmeros exemplos, mas devemos destacar que uma boca que não serve a Deus faz fofoca, fala amargosamente, agride, ofende, difama, acusa, fala injustiça, reclama, murmura e por aí adiante. Para resumir numa palavra só, apesar da gente não gostar muito dela, amaldiçoa. Não traz bênção, não edifica. Se falar palavrão então, fica perfeito – no sentido irônico.

Já uma boca convertida abençoa. Louva ao invés de murmurar, agradece ao invés de acusar, ensina ao invés agredir e ofender, se cala ao invés de fofocar, aconselha ao invés de difamar. Por isso mesmo os retos livram a vida dos homens com suas palavras, tiram de encrenca, perdoam.

Temos de manter em mente que não adianta nada ter vergonha de falar as coisas na igreja ou na frente do pastor, se Deus tudo ouve e tudo sabe. É a Ele que devemos ser leais, fidedignos e por causa dEle que devemos abençoar e não amaldiçoar. Nenhum de nós precisa de alguém que fique nos lembrando do nosso pecado, mas o Espírito Santo o fará se for preciso.

Convertamos nossas palavras ao Senhor e semeemos vida ao invés de sangue derramado.

“Pai, eu quero que todas as minhas palavras sejam Tuas, como o Senhor deseja que seja feito. Ajuda-me pois sozinho eu não vou conseguir.”

Mário Fernandez

6 thoughts on “Boca Convertida

  1. Avatar Deusa disse:

    Demais, esse povo de DEUS precisa de cuidar mais da lingua, nâo é atoa que JESUS nos diz que ela é fogo;

    Gostei demais do site, mande mensagens suas para o neu e-mail. bjs

  2. Avatar joaquim disse:

    um dos grandes abusos usados pela liderança evangelica, nos pulpitos e nas conversas é o uso da boca…por exemplo; o pasotr é um, anjo de Deus não pode ser criticado nem suas fraquezas serem expostas….uiai. Conheço muita gente fora da igreja porque foram feridas pelo uso da boca…muita gente mesmo. Como consertar a boca dos que não sabem fazer uso dela?
    QUE PROBLEMÃO

  3. Avatar Maria Alves disse:

    Graça e paz
    Como Deus te usa! toda honra e glora seja dado a Deus esta semana passada fiquei preocupada com um fato a respeito de irmãos que não vigia, vai abrindo a boca e vai falando sen se preocupar com os que estão ouvindo, a Bíblia diz que devemos ser pronto para ouvir e tardio no falar,se assim procedermos seremos vitoriosos que Deus continue te usando um abraço

    Maria

  4. Avatar Cristina Tavares disse:

    Realmente devemos sempre santificar nossa boca, pois as vezes sempre acabamos ofender-mos alguém, as vezes elas precisam apenas de uma palavra de conforto que vem de Deus na palavra.

  5. Avatar Daniel R. Cherubini disse:

    É isso ai…
    O mundo espera dos filhos de Deus palavras suaves, que confortam, edificam.
    Só ouvimos coisas ruim, que destroem, que machucam. Toda palavra que proferida ecoa na eternidade até achar o seu rumo, então cuidado com o que você fala, pois tudo que você fala acontece!
    Então, parabéns pelo artigo, Deus espera dos cristão um mundo melhor, devemos louvar mais, sorrir mais, abençoar mais, o mal deixe pra ele.
    Graça e paz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *