Mário Fernandez

Prática da Paciência

“Pois que glória há, se, pecando e sendo esbofeteados por isso, o suportais com paciência? Se, entretanto, quando praticais o bem, sois igualmente afligidos e o suportais com paciência, isto é grato a Deus.” (1 Pedro 2:20 ARA)

Suportar aflição é um assunto que o Senhor vem nos ensinando ao longo dos anos com muito cuidado. Já houve fase emocional, de saúde, com problemas familiares, com problemas financeiros seríssimos, falência, traição nas amizades e negócios e outras coisas. Não murmurar é parte do processo, como integrante de suportar com paciência. Mas nem sempre as aflições serão tão visíveis e permitirão algum tipo de audiência externa. Há situações onde nossa alma sofre e nosso coração partido se inclina para o grito de desespero – mas a esperança está lá.

Suportar com paciência é sempre mais fácil quando o assunto é público do que quando é interior. Ter paciência numa crise financeira não é fácil (sei do que falo), mas exceto por alguns que desesperadamente dão cabo da própria vida, a maioria perde a dignidade social sem perder a honra diante de Deus. Não queira experimentar passar por humilhações contínuas, perda da auto-estima, do reconhecimento, do nome limpo na praça, das amizades. Ser traído e decepcionar-se, não pelo cônjuge, mas pelos melhores amigos. Ou, a pior das experiências emocionais para um cristão sério – ser traído e injuriado pelas pessoas da igreja que servem ao seu lado.

Não estou dizendo para se resignar com a situação contrária, aliás, reaja. Mas não perca a paciência, pois Deus se agradar de você é mais importante que tudo. A paciência produz frutos de vida e embora seja um cultivo doloroso, estes frutos permanecem ao longo de toda nossa vida e nos torna pessoas melhores. Suporte, meu irmão, suporte.

“Deus amado quero ser paciente ao ponto de não murmurar, não perder a linha da ética, não Te desagradar nem pecar. É difícil, e preciso da Tua ajuda.”

Mário Fernandez

7 thoughts on “Prática da Paciência

  1. Avatar Lucia disse:

    Quando se fala em paciência, penso que atingimos toda a humanidade, pois hoje vivemos impacientes e anciosos com tudo, mesmo Jesus nos ensinando, que “não devamos viver anciosos com o dia de amanhã…” porém, eu precisava ouvir essa palavra nessa manha e me abençou bastante. Que Deus também o abençôe.

  2. Prezado Irmão Mário Fernandez,

    Antes de mais agradeço o envio das suas meditações “Uma Parceria Diária com Deus” – têm me ajudado muito.

    Quanto a esta, identificou-me com o Irmão em muitas das situações. De facto, por enquanto ainda não passei por situações que refere, mas sei o que é não ter dinheiro, sei o que é viver pela fé, não saber se a igreja vai ter o suficiente para o meu sustento, mas sei também como é o não ser considerado por aqueles que deviam ser os primeiros a estar do meu lado (e, tal como o Irmão, não me refiro aos da minha casa) mas sim a pessoas da igreja. Sei o que é ser ofendido e humilhado por alguém que em vez disso devia estar a apoiar. Já chorei muito, continuo a sofrer. Mas de facto uma coisa que faz toda a diferença é precisamente a paciência e saber esperar no Senhor.
    Que o Senhor continue a sustentá-lo com a Sua graça e amor.

    No amor de Cristo,
    Rev. Manuel Luzia – Portugal

  3. Quando vi esta mensagem,tive que realmente deixar meu testemunho;a prática da paciência.é que atualmente passo por uma crise financeira, mas, como cristão,espero no Senhor e coloco meus problemas no pé da cruz . Comecei então a vigiar e orar sem cessar ao Senhor Jesus Cristo para que Ele solucionasse esta questão financeira que era exatamente 12.000,00 de saldo devedor pagando em média 9% ao mês. Pedir dinheiro a minha Irmã de sangue,não me emprestou por dizer que não era \biblico,apelei para meu cunhado também não abriu a mão.Continuei orando pois tinha a convicção desta solução,após trinta dia liguei para minha irmã para conversar outro assunto e ela me ofereceu o Veículo que ela estava vendendo e era mais barato qque o meu,mas disse a ela que não podia naquele momento pois ia ser uma transação demorada até vender o meu carro,foi qdo me perguntou sobre o meu saldo no banco e disse que estava mesma coisa,ai ela disse que iria depositar para mim 12.000,00 Glória a Deus, mas com uma condição não mais permitir que meu saldo volte a ficar negativo.Foi nesta hora que vi Deus respondendo minhasorações,pois confie Nele e tudo Ele fará.È isto ai ,pratique a paciência com Fé e espere no Senhor ,pois o melhor ainda há de chegar.Paz do Senhor ,Deus abençõe.

  4. Avatar Jociley Garces Silva Martins. disse:

    O meu comentário é que falta o Amor de Deus nos corações de alguns Humanos. E que temos exemplos onde espelharmos que é Jesus que teve tanto amor. Mesmo sabendo que estava para ser traído por Judas, não o deu por descriminado o convidou para participar da Ceia, Só lamentou que ele seria condenado. O fato é que as pessoas vivem no mundo e sofrem desprezos por suas situações que não são boas perante a Sociedade. Mais é necessário lembrar que Deus fez tudo perfeito neste mundo desde o principio, não haveria dor e nem praga alguma em nossas vidas se não fosse a rebeldia do ser humano. Hoje todos pagam o preço por esta falta de obediência. Mais Jesus veio e existe para nos dá Vida e junto com ele temos a certeza de vitórias em todo sentido. Basta o aceitar como único e suficiente Salvador de nossas vidas.

  5. Avatar Jorge disse:

    A verdade acima de tudo e se Jesus, que é essa verdade, passou pela traição, abandono e teve seu nome negado, que são outras formas de traição, que diríamos? somos superiores, claro que não, apenas se cumpre o que diz as escrituras em João 16:33 Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
    E se em cristo Jesus somos mais que vencedores e se não há mais condenação para os que estão em Cristo Jesus, e vivermos o que o Apóstolo Paulo diz: “Viver é Cristo morrer é lucro, afinal se cremos em sua vinda Gloriosa para nos buscar, por que temer?
    Antes de conhecer a Cristo Jesus, eu trai em pensamentos pois estava alienado as coisa do mundo e chegando até consumir de fato uma única vez, outro erro foi uma paixão que diria até mesmo idolatria por minha esposa a ponto de achar que ela nunca me trairia, mero engano pois todos somos falhes, e hoje sei que há apenas Um que jamais traiu ou trairá: Cristo Jesus ao qual hoje sirvo para sua honra e glória.

  6. Avatar Valdir Damada disse:

    Paz!
    Acontecem situações em que tudo parece estar bem, estamos felizes, porém alguém muito próximo chega derepente e começa a falar coisas negativas a nosso respeito, começa a falar com base em julgamentos próprios e reclamar de coisas passadas que pareciam estar resolvidas, ou mesmo que nós nem mesmo tínhamos percebido que havíamos chateado a pessoa. A situação fica embaraçosa, ficamos meio sem saber oque fazer, parece que tudo que falamos pióra muito a situação, nesses momentos é necessário uma boa dose de paciência, é necessário solicitarmos a presença Divina e orarmos em espírito continuamente. Não é fácil, pois sempre esperamos que o ataque venha de fora, é comum sermos afrontados por pessoas contrárias à nossa fé ou mesmo de pessoas que professam a mesma fé porém divergem em doutrinas e preceitos e, presumem estar certos, mas quando o ataque vem de pessoas da nossa intimidade, não é fácil, mas temos que dar o outro lado do rosto e esperar que Deus coloque tudo de volta nas perspectivas corretas.

    “Senhor Jesus, eu sei que o Senhor ve tudo que acontece conosco, nos dê serenidade, calma e muita da sua sabedoria para suportarmos e aprendermos com as esbofeteadas que recebemos e também capacidade de perdoar, amem.”

    Valdir Damada

  7. Avatar Cristina disse:

    É verdade temos que ter muita paciência, perseverança pq o nossso objetivo estar bem do nosso lado , e se jogarmos fora jamais teremos de volta. Ja passei por muitas coisas ruim ,mas jamais vou desistir pq tenho Jesus ao meu favor, passo por lutas e muitas lutas mas eu sei em que tenho crido.
    Vamos ter mais paciência e perseverar pq JESUS é que comanda nossa vida.
    Abraços, para todos que participa deste grandioso trabalho.
    Cristina Tavares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *