Mário Fernandez

Sobrenome

“Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus,” (Romanos 1:1 ARA)

Quando se é líder de uma igreja grande ou empresário/executivo de alguma empresa conhecida, é fácil dizer “quem fala é o Pr Mário da igreja tal” ou ainda “sou o engenheiro Mário da empresa X”. Ao perder este status, a alma trinca de cima embaixo como um vidro fraco, e suportar com paciência passa de desafio a desaforo. Isso é o que chamamos de “perder o sobrenome”.

Paulo adotou uma abordagem de grande mérito e totalmente acertada quando escreveu aos Romanos, não adotando o sobrenome que fosse mesmo que tendo direito. Ele poderia ter se nomeado doutor da lei, cidadão romano, pregador de multidões, missionário para todos os povos e por aí adiante. Mas não o fez, preferindo antes ser simplesmente servo de Jesus Cristo, por mais que os outros títulos seria seus por direito. O verdadeiro servo de Cristo sabe e pratica que antes dele vem o seu Senhor.

Se nós em pleno século XXI fizéssemos assim, certamente alguns estranhariam mas com toda certeza não ficaríamos mais expostos a perder o sobrenome. Imagine seu celular tocando, você atende um 0800 qualquer, ligando para oferecer alguma coisa, e você responde “aqui é Mário, servo de Cristo”. Ou então procurar um cliente em seu escritório e apresentar-se à secretária dele dizendo “diga que aqui está o engenheiro Mário, servo do Deus Altíssimo”. O mais importante de tudo certamente é agradar àquele que nos chamou e nos amou primeiro. Todo resto pode ficar para depois, inclusive nosso sobrenome.

Faz parte desta filosofia responder “Glória a Deus” ao invés de “Obrigado” quando alguém elogia uma palestra ou uma música executada. Não apenas é a semente da humildade como ainda dará bom testemunho. Quem sabe não seja isso que esteja faltando numa época tão repleta de títulos e honrarias…

“Deus e Pai, eu não tenho condições por mim mesmo de fazer nada, nem mesmo manter um sufixo no meu nome. Dá-me a coragem necessária para colocar o Teu nome como meu sobrenome.”

Mário Fernandez

8 thoughts on “Sobrenome

  1. Avatar Marisa Celestino de Gimenez -pmD disse:

    Estava lendo hoje e foi muito propicio. Fui a um seminario onde ao preencher o formulario de inscricao, havia uma pergunta que pedia para expecificar como nós gostarimos que fossemos chamados no identik, ou seja, o “titulo” que nos identificava no trabalho da Igreja a qual serviamos. Depois de pensar, coloquei pmD, uma irma se acercou depois e me perguntou em que eu era “Doutora” ao que respondi: Nao! Sou Marisa, pequena mulher de Deus- pmD
    Amem!

  2. Avatar josé fco. gresenberg neto disse:

    Então, muito oportuna essa sua mensagem.

    Não seria interessante que os pastores que se autodenominam como REVERENDOS de uma vez por todas eliminassem essa infeliz nomenclatura?

  3. Avatar Rubens Morais disse:

    Oxalá, todos os cristãos tivessem “visões” tão simples e tão profundas quanto esta.
    Em nossos dias, valoramos títulos, crachás, medalhas, insígnias honoríficas, etc… Entrementes, ninguém se preocupa em ser chamado de Cristão, a maior de todas as honrarias que um ser humano em vida, pode receber. Possuir um sobrenome que o identifique então… Ah! Isso é lastimável.
    Bem sei que o autor da matéria não deve ser enaltecido pela sua nota editorial; mas, o Deus a quem ele serve, este SIM, principalmente num momento em que uma edição da revista Superinteressante (dezembro último), questiona a credibilidade da Bíblia, defendendo claramente a ideologia muçulmana.
    Nós cristãos autênticos, que possuímos o nome de Deus “cravado” como nosso sobrenome, devemos cada vez mais e melhor, com voz de júbilo, gritar bem forte para o mundo ouvir que somos sim, seguidores daquele que “cravou” nosso nome numa rude cruz e, por conseguinte, o escreveu com letras de ouro, em alto relevo, no Livro da Vida.
    Irmão Mário Fernandez! Que o Eterno e misericordioso Deus continue aplainando, lapidando, a nossa mente e o nosso coração, com uma mensagem sutil, sublime, e de tão elevado sentimento de busca e de santificação.
    A Paz do Senhor,
    Que “ELE”, o abençoe abundantemente; extensivos a todos os seus familiares e àqueles que têm o privilégio de
    conviver com você.

    Rubens Morais – Brasília-DF

  4. Avatar Walter da mata disse:

    Este título não se consegue no banco dos seminários ou faculdades e nem confere um certificado para se emoldurar por na parede, por isso não satisfaz a ostentação.
    É fruto da entrega voluntária a Cristo e desenvolvido no caminho do discipulado.

  5. Avatar Dilma disse:

    Deus seja louvado por distribuirem comentarios tao b~iblicos e centrados na pessoa do Senhor Jesus.Fui acrescida com este estudo sobre Sobrenome.
    Fomos adotados por Deus Pai e levamos o seu nome.E devemos viver de modo digno , sem envergonha-lo.
    Deus seja sempre com voces e capacite e encoraje a prosseguir em santidade e humildade.
    Obrigada, amados irm”aos.

  6. Avatar Mariza disse:

    “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados FILHOS DE DEUS. Por essa razão o mundo não nos conhece, porquanto não conheceu a ele mesmo.” 1Jo3:1
    Como as coisas de Deus não tem absolutamente nada a ver com as coisas deste mundo. Enquanto o mundo corre atrás de títulos e posições, nós podemos nos alegrar no maior título e posição que alguém pode alcançar: FILHOS DE DEUS! Deus, o Pai, pelo Seu grande amor com que nos amou, nos deu esta posição impressionante. O nome do Senhor nos basta! Não precisamos de outro nome nem de sobrenome, como sabiamente disse nosso irmão Mário. Que tristeza no coração ao vermos tantas igrejas onde as pessoas se reúnem, não em torno deste Nome Maravilhoso, mas em torno de outro nome. Que sentimento de desolação ao vermos nas portas dos templos grandes e pequenos, não o nome do Senhor, mas o nome de homens! Como se a Igreja pertencesse aos homens! Que tristeza ao vermos igrejas copiando o sistema do mundo, honrando e até adorando pessoas no lugar do Senhor. Que Deus tenha misericórdia de todos nós! Que Ele nos mostre que dentro da Sua Igreja não deve haver títulos. O Senhor Jesus mesmo disse que não deveríamos chamar ninguém de Mestre porque só um é o nosso Mestre. Que o Senhor nos mostre, nesta ÚLTIMA HORA, que a maior honra que podemos ter é sermos Seus filhos ,seus servos, sacerdotes do Deus Altíssimo! Que tenhamos mesmo a coragem e sabedoria de colocarmos o Seus nome como o nosso sobrenome.

  7. Avatar LAURA disse:

    GLORIA A DEUS POR ESTA PALAVRA…QUE EMOÇÃO AO PODER DIZER COM INTEIREZA DE CORAÇÃO: LAURA FILHA DO DEUS ALTISSIMO, SERVA DO SENHOR JESUS….GLORIA DEUS POR ESTA PALAVRA E POR SUA VIDA, DEUS O ABENÇOE.

  8. Avatar Mario Fernandes disse:

    Muito boa a mensagem *Sobrenome*. Com a permissao do autor, estou a partir de hoje com o sobrenome de *servo do Deus Altíssimo*…

    Fiquem na Paz do Senhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *