Mário Fernandez

Workaholic

“Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem.” (Salmos 127:2 ARA)

Eu já fui viciado em trabalho, então me sinto a vontade para comentar o que vejo na vida de alguns preciosos irmãos e amigos. Sem a presença gloriosa do nosso Deus, trabalhar e não trabalhar dá na mesma. Evidentemente não estamos ensinando preguiça nem comodismo, mas uma leitura deste salmo faz muito bem. Levantar de madrugada sem o Senhor, dormir tarde sem o Senhor – é correr atrás do vento.

O fato é que podemos e devemos trabalhar para ter nosso sustento, não tem nada errado em ganhar dinheiro, não tem nada errado em trabalhar bastante. Mas nem tente fazer isso sem a bênção de Deus, tirando o Senhor do trono da sua vida, que o resultado é o mesmo que trabalhar pouco. Ou pior ainda: pode ser que fique rico. Tão rico que esqueça de Deus, e nada poderia ser pior.

O ponto central é que nada deve tomar o lugar do Senhor no nosso coração, e quem fica viciado em trabalho já caiu neste ponto. Ou porque colocou o trabalho onde não devia, ou porque colocou o desejo de ganhar dinheiro neste mesmo lugar. Devemos conduzir nossa vida para ganhar o dinheiro necessário a ter uma vida digna e pacífica, e se porventura o Senhor nos permitir ganhar mais, para praticar generosidade com os necessitados, investir na expansão do Reino e, porque não, ter algum conforto adicional. Tudo que exceder isso será ganância, que é irmã gêmea da avareza, que é pecado de idolatria.

Por outro lado, devemos lembrar que o Senhor nos dá enquanto dormimos. É só observar a agricultura que vemos este milagre – as plantações não crescem nem produzem mais pelo nosso esforço, mas durante a noite o Senhor opera. Dia a dia vemos crescer aquilo que é essencialmente um milagre, de uma semente que morreu para uma planta que nasceu.

Nem precisa comentar o quanto isso é difícil na sociedade em que vivemos. Mas se Deus é por nós…

“Pai, ensina-me a ser equilibrado em todas as coisas, inclusive na minha dedicação ao trabalho, para que seja bênção sobre minha vida e não transtorno.”

Mário Fernandez

4 thoughts on “Workaholic

  1. É, eu realmente gosto de trabalhar, mas no passado trabalhava
    por pura obrigação sem um sentido certo, sem um projeto de vida ,pois ainda não tinha Deus na minha vida.Ao 40 anos me convertir e fiz uma aliança com Deus, foi o dia mais feliz da minha vida, apesar de ser casado e ter um casal de filhos, digo; a minha verdadeira felicidade começou com a aliança com Jesus. Hoje trabalho com um prazer ainda maior, pois não trabalho para homens e sim somente para meu Pai Jesus,só Ele é o dono de tudo aqui nesta terra, nós somos apenas mordomo. A luta continua mas entrego na mão de Deus e Ele proverá porque Ele é fiel e não deixará seu filho passar necessidade.
    Deus abençõe,Paz do Senhor.

  2. Avatar Jose disse:

    Irmão Mario, me é muito satisfatório receber suas menssagens, independente de estar-mos necessitados ou não, admiro o seu discernimento, valeu irmão, muito obrigado por suas menssagens

  3. Avatar marcio campos disse:

    Neste final de semana tomei uma decisão: deixar Deus trabalhar. É, deixar Deus trabalhar! Eu estava, há bons 5 anos, investindo na minha empresa. Não que ela exista de fato, mas o embrião estava lá. Mas esse embrião estava sugando todas as minhas forças. Ora, é um embrião, tem que ser nutrido para se desenvolver. Ele não se desenvolvia, nem se desenvolveria. Por que? Porque estava tomando, há tempos, o lugar de Deus, da família e da igreja. Ele se alastrou, mas como uma rede, prendendo todos os esforços. Nesse final de semana decidi que era hora de aborta-lo. Não sem tristeza, nem sem sentimento de derrota, mas por outro lado estou mais tranquilo, posso me dedicar ativamente ao meu trabalho, à minha família, à minha igreja, ao ministério que Deus colocou em minhas mãos. E chego agora, recebo esta mensagem maravilhosa que vem a coroar esta decisão, como Deus me dizendo: É isso aí, filho, deixa que do seu sonho cuido Eu. A Paz a Todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *