Mário Fernandez

Criatividade ou Fé?

“Porém ele lhes respondeu: Dai-lhes vós mesmos de comer. Disseram-lhe: Iremos comprar duzentos denários de pão para lhes dar de comer?” (Marcos 6:37 ARA)

Jesus me fascina. Mesmo sabendo que não entenderiam a ordem ou a teriam por impossível, Jesus ordena alimentar uma multidão que com certeza eles nunca tinham visto, muito menos liderado. Mas gostaria de meditar no impasse, na incapacidade de achar solução.

Poderíamos esperar que eles se ajoelhassem e orassem para surgir um caminhão de comida – seria bem espiritual. Poderíamos esperar até que Jesus ordenasse que não tivessem fome, o que seria ainda mais espiritual. Faltou criatividade? Talvez. Faltou fé? Sem dúvida.

Me parece que nós somos muito parecidos com os discípulos neste ponto. Tendemos a olhar para nossos líderes com uma daquelas perguntas do tipo “o senhor está gozando de mim?”. Outras vezes, simplesmente tiramos o time de campo em silêncio (ou não) e fica tudo sem solução. Deus só precisa de uns poucos pães para fazer um milagre – e nós de umas migalhas de fé.

Talvez nem devêssemos ser criativos e sim receptivos. Ao invés de ouvir a voz de Deus queremos criar alguma coisa, mas o criador é Ele. Isso se chamaria fé, claro. Temos de lembrar os ingredientes da receita: desafio, ordem, matéria prima e solução. Neste caso temos multidão com fome (desafio), o dai-lhes vós de comer (ordem), cinco pães (matéria prima) e a distribuição (solução). Quantas vezes Deus propôs algo assim diante de nós?

É chegado um tempo de gerarmos uma fé em nós que não seja contemplativa, de ler a Bíblia e achar bonito. Precisamos ler, entender e praticar. Precisamos enxergar os 5 pãezinhos e com a fé ver neles uma multidão alimentada. Fé para ser fé tem de gerar movimento, ação, provocar resultado. Nada triunfalista, apenas sair do lugar e alimentar os famintos, sejam eles físicos ou espirituais.

“Pai, eu estou cansado de ter ideias brilhantes que não servem para nada, ao mesmo tempo que pessoas ao meu redor morrem de fome. Ensina-me a ter um tipo de fé que me faz criativo na solução das coisas.”

Mário Fernandez

4 thoughts on “Criatividade ou Fé?

  1. Avatar Karen Reixach disse:

    Precisamos orar e como os discípulos pedir que o Senhor nos aumente a fé!
    Somos homens de pequena fé , não devemos nos conformar com nós mesmos, mas saber que em nós existe todo potencial de Deus !

  2. Avatar leonardo fernandes disse:

    É por temos tao pouca fé ? tenho ate vergonha da minha Fé , pois falo q sou tanto de Cristo , mais temo a duvidar muitas vezes do POWER de DEUS , apos a mutiplicaçao (do milagre) os discipulos ainda duvidaram , no barco perguntaram a Jesus cade nosso alimento ??
    O mesmo acontece com nos …

    Senhor sara Minha Vida nao quero ser incredulo , tenha misericordia de mim , perdao pela minha incredulidade , acredito que meu time pode ser campea , e duvido muitas vezes da suas promessas PERDAO !!

  3. Avatar Valdir Damada disse:

    Maravilhosa mensagem, ela me fez lembrar de uma ocasião em que tínhamos um trabalho de evangelização para crianças em uma favela, todos os sábados a tarde, minha esposa, com mais algumas irmãs se dirigiam a o bairro muito pobre, usavam a garagem da casa de um irmão recem convertido, e ali faziam trabalho com as pessoas carentes, cortavam cabelo, serviam lanche e apresentavam Jesus, mas a maioria vinha mesmo por causa do lanche, no começo vinham só crianças, mas a uma certa altura vinham muitos adultos também, principalmente idosos. Num certo sábado, quando chegou a hora do lanche, minha sobrinha Meg veio até minha esposa e falou, tia, acho que o pão não vai dar, quantos a senhora trouxe?, setenta respondeu minha esposa, a Meg disse contei mais de cem pessoas, a Elaine (minha esposa) ficou um pouco apreensiva e falou, vamos servindo quando estiver quase acabando eu vou na padaria e compro mais (ela estava sem dinheiro). A fila com mais de cem pessoas e até o equipe de evangelizaçao se alimentaram dos setenta pães que foram multiplicados pelo pão da vida. Jesus é maravilhoso.
    Deus os abençoe!

  4. Avatar mario fernandes disse:

    …e nós de umas migalhas de fé.

    Pedimos tanto ao nosso Pai, em momentos de necessidades, sem a convicçao daquilo que virá.

    Mas, mesmo assim, apesar da incredulidade recebemos no tempo certo o atendimento…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *