Mário Fernandez

Nunca Só

“Sem dúvida, desfalecerás, tanto tu como este povo que está contigo; pois isto é pesado demais para ti; tu só não o podes fazer.” (Êxodo 18:18 ARA)

Eu não me considero muito capacitado, especialmente quando o assunto é liderar irmãos em Cristo. Se alguma coisa funciona é por misericórdia. Claro que há líderes muito capazes e que lideram aos milhares com desempenho muito bom. Mas não existe super-homem no Reino de Deus e todos precisam de ajuda. Moisés aprendeu isso sofrendo; nós podemos aprender lendo.

Desde a equipe mais simples e pequena até a mais qualificada, sempre precisamos de pessoas para fazer o trabalho. É difícil lidar com elas, muitas são ingratas, algumas desistem, outras desapontam, desfalecem, traem e etc. Mas são as pessoas que Deus ama e assim como nós mesmos são imperfeitas.

Quando um homem que Deus usa entende isso e se submete ao poder sobrenatural de Deus para liderar um grupo, algo acontece. Aconteceu com Moisés e tantos outros, mesmo nos nossos dias, e por conta disso hoje temos igrejas com milhares e até dezenas de milhares de membros no Brasil. O que é necessário para que isso aconteça é os líderes, antes de mais ninguém, olharem para seus liderados com os olhos do Senhor, especialmente se tratando dos liderados mais diretos.

Temos ótimas pessoas ao nosso redor, precisando ser levantadas como Paulo fez com Barnabé ou como Davi fez com Mefibosete. Cabe a nós que lideramos buscar ser o exemplo e referencial de quem entendeu esta visão e colocá-la em prática, muitas vezes pagando o preço de ser desapontado, traído ou ter as coisas mal feitas (ou nem feitas). A nós que somos liderados, cabe olhar para as oportunidades que nos foram oferecidas e valoriza-las, fazer juz e principalmente não se comportar como ingrato.

Nem todos entenderão, nem todos corresponderão. Mas é assim mesmo, são os últimos dias. Se uns poucos de nós fizermos certo, já teremos feito nossa parte e isso fará muita diferença.

“Pai, me ajuda a entender como funciona tua visão sobre as pessoas. Quero ver o potencial de cada um com misericórdia e apreço como Tu vês.”

Mário Fernandez

17 thoughts on “Nunca Só

  1. Olá amigo Pr. Mário Fernandez, este assunto sobre liderança é bastante interessante,pois outrora tinha muito medo de liderar,me via incapaz para falar apesar de saber que poderia ajudar a muito com que eu já sabia,interessante neste ano comecei a liderar um grupo de homens que pertencem ao ministério Homem da Promessa e estou gostando muito, porque aprendir deixar o nosso precioso Espirito Santo trabalhar em minha vida e tem trazido resultado supreendente,apesar que infelizmente alguns liderado não são fiel ao seu grupo, mas tenho ouvido testemunho da edificação de cada um que passou por meu grupo.Obrigado Senhor por me dar esta oportunidade, pois é um privilégio para mim poder falar de sua santidade e poder . Deus abençõe a todos.
    Giovani Machado-BH

  2. Avatar ligia disse:

    OLÁ!
    Queria deixar meu comentário para que soubesse , mesmo não deixando nada escrito aqui, tenho lido diariamente o devocional que vcs me enviam, e que em muito tem ajudado no meu crescimento,as vzs não consigo vir aqui e escrever,mas vcs são uma benção enorme na minha vida.
    Obrigada!
    ligia

  3. Avatar Vera Ely Monteiro Nascimento disse:

    Pastor ,o senhor está certo quando “colocou” muitos irmãos(ãs) que são ingratos em geral.Tiro por mim, que é difícil me darem oportunidade de falar do amor
    deste maravilhoso DEUS onde eu congrego.Quero dizer que não fico magoada por isso ao contrário,lem-
    bro-me daquela passagem que diz:O servo do SE- NHOR é, ultrajado,desprezado,caluniado e até mesmo açoitado. Sabemos que aqueles que se acham “santos” e olham os outros com desdém,são aqueles que estão caminhando para o precipício e quando alguém menor como eu, avisa isto é, quando DEUS toca para falar, na frente eles concordam e por trás amaldiçoam dizendo que a pessoa está possessa.É isso que me alegra o coração, saber que
    muitos não dão nada por mim,mas JESUS dá.Então digo que,aquele que é considerado como lixo para muitos,é precioso aos olhos de DEUS.Quero dizer que muitas vezes somos desfeiteados na nossa congregação mas aonde vamos, DEUS nos honra.Estou falando por experiencia própria e aproveito para agradecer a este DEUS que eu AMO.

  4. Avatar Clóvis disse:

    Acho que não devemos usar termos como líderes e liderados, pois isso causa uma divisão e uma hierarquia dentro de um povo que deve servir a Deus corpo à corpo. Bem como clérigos e leigos, outro termo divisório..talvez pastores e ovelhas seja mais apropriado.

    O pastoreio deve ser encarado como um privilégio de serviço, ou seja, uma forma de servir e de ajudar aos irmãos e não como um cargo superior ou posição de destaque numa congregação, nem deveria ser remunerado dependendo do quantidade de membros que esse pastor atrai e mantém numa congregação..Cristo não recebia salário….

    Quantos as preocupações inerentes do pastoreio, devemos esperar que Deus e Jesus, que são sim nossos únicos líderes e senhores, nos ajudem a dar um bom exemplo aos nossos irmãos na fé…

    Abraço a todos.

  5. Avatar disse:

    Não há problema, agora entendi seu ponto de vista, não foi uma critica, o importante é que Deus tem falado com muita gente através do texto…rs!

  6. Avatar Lourdes Pinto dos Santos disse:

    Prezados,
    cada vez que levanto, corro para a internet, antes mesmo de me arrumar para ir ao trabalho, para ver com que Palavra Deus vai me alimentar para o dia.
    Li o devocional de hoje e me lembrei quando fui Coordenadora de Adolescentes no do Campo da Catedral em Brasilia, quando visitava todas as congregacoes para descobrir quem iria cuidar dos adolescentes em mais das congrregacoes do Campo nas cidades da redondeza de Brasilia.
    Muitos queriam, e diziam: “Eu gosto muito dos adolescentes, mas me sinto incapaz para cuidar deles.” – Eu dizia se voce os ama e quer ajuda-los e permanecer na igreja, nessa fase da vida deles, apenas diga – eis-me aqui Senhor, ESCONDA-SE ATRAS DA CRUZ DE CRISTO, va em livrarias evangelicas e procure ler tudo a respeito desse que te interessar.
    Eles ficavam animados e logo ja estavam engajados no trabalho. Foi assim durante anos. Cheguei na Catedral em 1996, tinha 2 adolescentes apenas, o trabalho teve um timido comeco, muitos desafios, mas ao precisar entregar o trabalho em 2004, tinhamos um coordenador de adolescentes em cada uma das 37 congregacoes, cada uma tinha sua confraternizacao de adolescentes anual, e no final de cada ano tinhamos o Congresso Geral do Campo de Adolescentes, onde reuniamos ate 1.500 adolescentos em 3 dias de Congresso. Palestras, musica, gincanas – nossa, me deu saudades…
    Conseguiamos o cafe da manha(doados). Empresas de frangos e carnes e padarias doavam para alimenta-los nesses dias, (mandavamos cartas explicando tudo sobre o Encontro e o que os adolescentes estariam aprendendo durante aqueles dias) entao doavam com satisfacao, diminuindo o gasto com o Congresso.
    Tinhamos reunioes a cada 2 meses com todos os coordenadores e todos participavam com alegria, despreendimento, com ideias inteligentes e ungidas. Alguns com suas personalidades e temperamentos diferentes…
    Havia momentos que devido aa lutas pessoais, como eu tambem as tinha, gostavam quando eu dizia nas reunioes: ” Se tiver que fazer essa obra arrastando, faca; se tiver que ser andando, ande; se puder que ser correndo, corra; mas faca, porque na verdade nao ee voce que faz ee o Senhor Jesus – Ele tem grande interesse que os adolescentes sejam cuidados e respeitados – apenas ESCONDA-SE ATRAS DA CRUZ DE CRISTO.
    ESSA MENSAGEM EXPLICOU O QUE EE ESCONDER-SE ATRAS DA CRUZ DE CRISTO.
    Esse devocional de hoje me lembrou disso.
    A graca de Deus foi abundante,. Nesse periodo a maioria dos adolescentes conseguiram chegar na idade adulta, sem se desviar, sem que o brilho do mundo fosse tao forte para eles, aprenderam a “…conhecer a Deus e prosseguir em conhece-Lo”. Alguns, os mais levados, que davam mais trabalho, hoje sao lideres de adolescentes ou mocidade em suas congregacoes, e os coordenadores, estao abencoados, certos que receberam e ainda receberao de Deus o seu devido galardao.

    Que Deus continue usando o ICHTUS para nos abencoar.

    Cordial abraco, na Paz de Cristo Jesus.

  7. Avatar Jezimiel Felix disse:

    Estas mensagens tem me ajudado muito,e as vezes quando estou desanimando ai Deus usa pessoas como Sr para levantar o astral.Deus te abençoe para que sejas sempre este mensageiro.Muito Obrigado!

  8. Avatar disse:

    Sim, amado vc tem razão, foi o contrário: Barnabé levou Saulo aos Apóstolos em jerusalém sendo o ponto de apoio no inicio de seu ministério…eu não ia falar nada mas, já que comentou…

  9. Avatar clorinete disse:

    esta mensagem veio de encontro a minha necessidade no momento pois vou assumir um trabalho de liderança na minha igreja e essas palavras vieram da parte de Deus pela sua pregação ao meu encontro. Sei q não posso fazer nada sozinha mesmo pq um soldado na batalha sozinho morreria com certeza, por isso quero me empenhar pra fazer o melhor mais sei que quem será o autor de tudo será o Senhor nosso Deus.obrigada pastor Mario sei que és um intrumento de Deus e tem abençoado muitas pessoas com esses email.DEUS abençõe seu ministério.

  10. Avatar Marina Pinheiro disse:

    Caros Irmãos,

    que palavra tremenda.

    Como líder da Mocidade de minha igreja há 05 anos,

    recebi muito dessa reflexão.

    Conto agora com vossas orações, quanto ao ministério

    para o ano de 2010.

    DEUS continue vos abençoando poderosamente.

    SHALOM!!!

  11. Avatar Jorge Audi disse:

    Amado e querido Pastor Mário Fernandes, somos todos chamados a nos convertermos a Cristo, primeiramente um chamado comum(que é, ao arrependimento) e posteriormente o chamado específico(que é ao compromisso), em ambos temos que nos envolvermos, afinal nem todos produzirão 100 por 1, mas se produzirmos 30 por 1 (parábola do semeador), para honra e glória de Deus o é e com isso o amem.
    Embora alguns não desçam do pedestal, por achar que já concluíram com o que havia os conheci, embora usassem o seu nome para seu negócios(Mateus 7:21-23).
    Louvo e agradeço ao Senhor pelos pastores e irmão que teem em suas mentes a humildade e perseverança: humildade para dizer à congregação que precisam que os irmãos incluam sempre orações por seus pastores e que com isso estariam pedindo ao Senhor para que lhes renovem a Fé tão necessária quanto o pão de cada dia; e, perseverança para que o trabalho não seja em vão.
    Ao que professam a mesma fé e doutrina, a paz do Senhor em Jesus Cristo, nos guarde em seu coração e nunca nos deixem cairmos em tentação e nos livre de todos os males. Amém.

  12. Avatar disse:

    Na minha humilde opnião a “LIBERDADE” existe e mesmo as circunstancias não podem “ditar” o modo como “decidimos”, a Liberdade referida está intimamente ligada a CONCIENCIA do Líder, e essa, é inegóciável ( ou deveria ser…rsrs! ) diante de qualquer cisrcunstancia, norteando assim a liberdade de escolha…abraço!

  13. Avatar Adalberto disse:

    Bom dia a todos.

    Nao consigo dissociar a “liderança espiritual” como algo que nao foi por Deus dado ou permitido. Dentre esse raciocínio a atitude de “nos tornar-mos capazes” nao tem seu lugar… nao vem de nós! Se insistimos em nos apresentar-mos como tal nao tardará para a máscara cair.
    Tenho raciocinado muito sobre a “liberdade” que temos para optar por isso ou por aquilo. Confesso estar confuso, em nao ter opniao para expor se há escolhas em nós ou se somos frutos de todo um engendramento de circunstancias que nos induzem a praticar isso ou aquilo (e em se tratando da “capacitação para as coisas de Deus” vejo indiscutivel nao haver-nos escolha alguma, mas a sujeição à mão do nosso Senhor!). Bem, nao irei delongar muito para nao pegar sobre as “idéias”. Deixo a semente para discussao. A paz a todos!

  14. Avatar Ilaene disse:

    Graça e paz!
    Não andar só é um princípio do Reino, pois, Jesus também preparou uma equipe. Contudo, não entendi a citação Paulo levantar Barnabé. Você pensou numa situação específica? Entendo que Barnabé buscou Paulo do anonimato, afirmou ele diante dos demais discípulos.E num processo de mentoria investiu na vida de Paulo para Deus fazer dele o líder que se tornou.
    Um grande abraço e obrigada pois sou edificada pelos textos que recebo. Ilaene

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *