“Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.” (Romanos 8:15 ARA)
Interessante que a Bíblia usa a palavra “espírito” com poucos significados: sopro de vida, anjos do bem e do mal, ou estado espiritual como neste caso. Quando falamos em “espírito de morte” podemos estar nos referindo a um demônio. Quando mencionamos “espírito de adoção” estamos falando de um toque espiritual e não de uma personificação espiritual específica.
Se somos adotados é por que não somos filhos legítimos, no sentido da descendência. Não nascemos de Deus, como Jesus de Nazaré, mas de seres humanos. Isso nos torna estranhos a Deus no nascimento. Ao nascermos de novo no Espírito Santo, recebemos este “toque” que Paulo chamou de “espírito de adoção”. Isso nos torna filhos, ainda que não o éramos anteriormente. Por conta disso temos herança, conquistamos alguns direitos e obviamente, assumimos (ou deveríamos assumir) algumas obrigações ou deveres. Ser filho só é sinôminimo de herança desobrigada na cabeça de quem nunca compreendeu o que é uma herança ou nunca a teve.
No Reino de Deus seremos herdeiros juntamente com Jesus e só por isso já vale a pena perder a vida aqui no sentido que for. Esta adoção nos tira de um grande problema: a condenação da morte eterna. Mas traz consigo um aspecto que acabo de mencionar: se Deus passa a ser nosso Pai então lhe devemos obediência, respeito, reverência, honra. Ele nos adotou, este texto é claro sobre isso, além de mais alguns outros como Rm 8:23 e 9:4, Gl 4:5 e Ef 1:5.
Eu creio que nem precisaria mencionar isso, mas o que Deus como Pai te pede, como filho obediente? Será que é algo diferente do que pede a mim? Viver para o Reino, buscar primeiro as coisas do alto, não acumular tesouros neste mundo, santificar-se, orar em todo tempo, anunciar o evangelho a toda criatura… Será que temos como dissociar a herança das obrigações que ela traz? Eu não creio nisso.
“Pai, obrigado por poder te chamar de Pai. Na qualidade de filho, quero ser um filho melhor, obediente e que honra seu Pai Eterno. Ajuda-me Deus.”
Mário Fernandez
Amado irmão,
Obrigado por esta exortação tão precisa para nós a todo momento. Desejo me despertar para servir no reino com filho que tem parte com esta herança eterna.
Este devocionais tem sido uma bênção na minha vida.
Continue sempre mandando.
Obrigado
NÃO TENHO PALAVRAS…OS ÚLTIMOS DEVOCIONAIS ESTÃO TREMENDOS…PAZ!!!
Bem, irmão querido,lendo esta mensagem,senti um peso com relação a palavra.Vejo que a partir do momento que nos tornamos morada de Deus o Espirito Santo inicia em nós todo trabalho de Deus, nossa insuficiência não nos permite criar ou fazer alguma coisa para Deus,Ele nunca seria um Pai comparado ao nosso natural que exige de nós OBR IGAÇÕES, senão não come senão não ganha mesada nunca agradaríamos a Deus,pois Ele é um Deus de Exigente e para agrada-lo necessitaríamos de muita excelência.Agora se permitirmos a ETERNIDADE entrar dentro de nós pela Vida de Seu Filho Jesus Cristo seremos agraciados pelos seus dons pelo doce Espirito Santo,faremos tudo por paixão e será uma delicia ser adotado na Familia de Deus e ser chamado de CRENTE.Não esquecer o filho ADOTADO tem tooodoo o direito. Um grande abraço a todos os Filhos de Deus.
Realmente eu entendo que em Cristo jesus nós fomos, resgatados por esta adoção. Qual tem cido a maior dificuldade da igreja do seculo 21 é realmente quem somos em Crsito Jesus. Não meramente uns religiosos, mas representantes de um Reino de poder e autoridade, para libertamos vidas das cadeias do nosso adversario. mas graça a Deus que atraves do Espirito Santo Deus tem levantado homens com a revelação da palavra para nós trazer está verdade em nosso espirito.
Amado e querido pastor,
Digo sempre que estando uma vez no caminho ou estamos crescendo o decescendo e que não existe o estacionar e aos que acham que já aprenderam tudo, digo cuidado com o estaguinar como água parada que trás várias doenças.
De fato nós na natureza humana afastado de Deus somos apenas criaturas “abomináveis”, mas graças a Deus por seu Filho Jesus Cristo que cumpriu toda Lei por nós, e nos convida a seguirmos dia após dia á intimidade.
Em complemento ao fato de não éramos filhos é o que nos mostra João no capitulo 1:10 Estava ele no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, e o mundo não o conheceu.
11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
12 Mas, a todos quantos o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus;
Temos recebido tantas promessas, tantas bençãos e me vejo necessitando melhorar meu relacionamento com Deus e mesmo com os irmãos, como sou falho, a se não fosse o Senhor Jesus a rocha de descanso em quem podemos sempre confiar.
Quanto nos tem ensinado diariamente e mesmo assim insistimos em fazer coisas reprovadas, julgando muitas vezes sem antes analisar as questões esquecendo muitas vezes de buscar aconselhamento que hoje é tão acessível como o que está em I Corintios 6:9 Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,
10 nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
11 E tais fostes alguns de vós; mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.
Uma coisa que nos entristece é o que escrito em (I Corintios 5:11 Mas agora vos escrevo que não vos comuniqueis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal nem sequer comais.
12 Pois, que me importa julgar os que estão de fora? Não julgais vós os que estão de dentro?
13 Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai esse iníquo do meio de vós.)
Agora entendo o que Paulo sofreu, pois não é agradável viver com as duas naturezas, a carnal e a divina que nos foi implantada, porque se tivesse de escolher optaríamos pela natureza divina.
oParabens pastor MARIO pela linda devocional, como sempre vc tem sido uma benção para nós aqui na net;pois suas msg são de alto adrão espiritual para abençoar aqueles que amam a palavra de DEUS.Hoje foi para mim uma benção relembrar que somos filhos adotivos dele, é um privilegio para quem creu em seu filho pois por ele é que recebemos essa herança bendita.O que temos mesmo é só obedece-lo como pai pois ele nos chamou para servi-lo essa tem sido minha oração diaria.Tornar-me melhor a cada dia.Fica na paz
Graça e paz. Recebo sempre os seus comentários, muito obrigado.
ADOÇÃO – , meio confuso ou conclusivo.Veja João 1;12e Rom.8.14, estamos sintonizados ??
Abraços.
Tenho dois netos adotados. Minha filha e genro decidiram fazê-lo quando sentiram que o Senhor não havia dado do próprio ventre.
Essa esperiência é única.
A decisão de adotar é dos pais, ou seja o PAI decidiu nos adotar, e o amor parece ser muito maior do que o oferecido ao filho natural.
Parece-me estar ouvindo o texto que diz:” segundo Minha riqueza em glória, Vou suprir cada uma das suas necessidades Meus filhos adotados, porque os amo mesmo antes de serem concebidos.
Esther Carvalho
A PAZ DO SENHOR.
NÓS SABEMOS QUE A DOAÇÃO É UM PROCESSO DIFICIL PORÉM PR DEUS FOI FACIL POIS É PURO AMOR.
NA SUA INFINITA MISERICÓRDIA ELE QUER SER NOSSO PAI.
OBRIGADO PAI POR NÓS ESCOLHER.
E, sempre lembramos que somos filhos p/ receber bencaos, mas sempre esquecemos dos deveres p/com o Pai. Deus continue abencoando vcs, pois vcs abencoam muitas vidas . Obrigado pelas mensagens.