Mário Fernandez

Contenda

“Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas;” (Filipenses 2:14 ARC)

Contender é sinônimo de luta, combate, briga ou disputa. Isso simplesmente não deveria aparecer no meio do povo de Deus, mas pela época deste escrito de Paulo, fica nítido que não é coisa nova. Hoje portanto, não só não é novidade como já deveria ter dado tempo de ser retirado do nosso meio. Contendas surgem por conta de egoísmo, sede de poder, valorização pessoal…

As brigas e disputam acontecem de várias formas, inclusive com contato físico. É horrível, mas já vi irmãos se empurrando por conta de contendas dentro da igreja. Não é comum, admito. Mas a gritaria, as ofensas e as várias formas de influência, legítima ou não, sobre as demais pessoas, consiste em contenda.

Talvez passe despercebido para alguns, mas Deus nunca estabeleceu distinção entre o serviço santo e o secular, até por que o Novo Testamento nos ensina claramente que todos somos raça eleita e sacerdócio real, somos Dele e para Ele, todos nós e o tempo todo. Isso significa que não devemos excluir coisas difíceis de “todas as coisas” mesmo fora da igreja.

Leve isso para seu vizinho chato que ouve música muito alto. Ou para o atendende que insiste em errar no troco, ou naquela situação em que seus direitos são violados. Há outras formas de fazer seus direitos prevalecerem e a justiça ser feita. Sem gritaria, sem agressão, sem necessidade de contenda. Não se resolve nada tentando gritar mais alto ou perdendo a compostura. Por outro lado, é muito constrangedor gritar com alguém que revida com sorriso e constantemente oferece a outra face ao invés de revidar – que foge da contenda, se preferir.

Não se trata de temperamento, mas de domínio do Espírito Santo sobre nossa vida. É natural contender. É sobrenatural vencer a tendência de contenda.

“Senhor, eu quero ser a cada dia mais parecido com Teu propósito para o meu caráter. Fortalece-me para vencer minhas fraquezas.”

Mário Fernandez

12 thoughts on “Contenda

  1. Avatar Laudy disse:

    Amei a mensagem… Gostaria que muitos que exercem trabalhos eclesiáticos lessem.

  2. Avatar Maria de Fatima Moraes Rodrigues disse:

    Pasto Mário, Graça e Paz, realmente nosso aprendizado é permanente. Questões como a Unidade da Igreja de Cristo (corpo) humildade e mansidão, são inerentes a nossa vida pessoal e na caminhada como peregrinos nessa terra. Hoje, após duros aprendizados, reflito que a solução para os percalços que surgem e, como surgem, é o de pedir ao Senhor o controle do Espírito Santo sobre as nossas emoções. Disputas e desentendimentos, dissensões, principalmente na igreja, causam duras perdas e perdas que são díficeis de administrar quando chegam. A Epístola de Paulo aos Filipenses tem como centro a alegria do convivio, a gratidão, a verdadeira união, a humildade, a unidade e o perigo das disputas… certamente tem mais, mas basta, para que eu reflita e conclua que é melhor não contendermos, deixarmos passar… mesmo quando temos razão e muitas, já que, como peregrinos nessa terra, o melhor está por vir, então focar nisso sossega o nosso coração.
    Que o Senhor Jesus nos abençõe e nos guarde desse mal!
    Maria de Fatima Moraes Rodrigues

  3. Avatar clorinete disse:

    Boa mensagem.É sempre bom lembrar que as contendas ou brigas no meio evangelico é muito comum pois somos pessoas humanas; mas precisamos saber que as contendas é completamente demoniaco para trazer separação entre os cristãos.Por esta razão devemos ser vigilantes e não deixar que o maligno entre em nosso meio para destuir a igreja ,pois a nossa luta não é carnal como disse Paulo.fica na paz

  4. Avatar VALACIR disse:

    PR. MÁRIO, OBRIGADA PELAS MENSAGENS QUE ME TEM EDICADO A CADA DIA. DEUS SEJA LOUVADO PELA SUA PRECIOSA VIDA, AMADO…
    QUANTO AS CONTENDAS, SÓ TENHO QUE LAMENTAR PQ SE SOUBÉSSEMOS DISSO TALVEZ NEM ENTRARÍAMOS NO REINO. PASSEI POR TANTAS ACUSAÇÕES INCABÍVEIS QUE, HOJE, EU ORO ANTES DE IR A UMA IGREJA, REPREENDO TODOS OS ESPÍRITOS CONTRÁRIOS PARA QUE EU CONTINUE ME APOSSANDO DO VERDADEIRO ENCONTRO COM O NOSSO DEUS.
    ACONTECIA, ANTES , QUE EU VOLTAVA DA IGRAJA COM MÁGUA E TINHA QUE FAZER CAMPANHA EM CASA PARA LIMPAR MEU CORAÇÃO. ISTO FOI ATÉ UMA VIRADA DE ANO EM QUE O SENHOR JESUS CRISTO FALOU QUE AQUELE ANO ERA UM ANO DE CONTESTAÇÃO. A PARTIR DAQUELE DIA EU PASSEI QUERER SABER O PQ. SE NÃO HÁ BASE, A PESSOA CAI EM SI. PODIA TER SIDO UM TESTE DE DEUS, MAS , ELE , TB DISSE: CHEGAAAAAAAAAAAAA!
    E, ESTE É O NOSSO DEUS.
    PODEROSO ELE É. EM NADA MUDOU. NELE ESTÁ MINHA FÉ.
    CAIM MIL AO TEU LADO, DEZ MIL A TUA DIREITA E…
    A PAZ SEJA PARA COM SUA VIDA, HOJE E SEMPRE.

  5. Avatar disse:

    A paz do senhor, sou leitora das suas mensagens que vem do céu direto ao nosso coração, além de ler, repasso para outras pessoas para serem também abençoadas, atravéz de emails ou pelo blogger. Que Deus continue te abençoando.

  6. Avatar wualison disse:

    quando Jesus virou sua face ele nos ensina que ao entrarmos em conflito, por mais simples que seja deveremos tratá-lo da melhor maneiro possível, sem brigas, rancores etc, pena que raramente isso acontece. A interpretação das ações de cristo são maravilhosas.

  7. Avatar Nelson disse:

    Bom Dia.

    Agradeço o atendimento no envio das devocionais no meu novo e-mail, pois o antigo cancelei por motivos particulares.

    Murmurar, não é bom, devemos pedir a Deus forças para que não entremos neste tipo de atitude.

    Nelson Lacerda da Silva

  8. Avatar José Adilson Valderramas disse:

    Pastor Mário. Só para complementar o que escrevi antes. Sei que meus comentários às vezes podem parecer um pouco ásperos. Posso até parecer “chato”, ou até mesmo meio apologético. Mas a verdade é que sou partidário de que a fé, é movida pela razão e não pela emoção. Sou uma pessoa muito convicta do creio, em quem eu creio e porque creio.

  9. Avatar Julia disse:

    Deus o abençoe pelas maravilhosas palavras, pelo seu entendimento… Me sinto tocada à cada devocional.
    grande abraço,

  10. Avatar José Adilson Valderramas disse:

    Amado irmão, Pastor Mário. As contendas dentro da igreja às vezes são comuns e muitas vezes sem maior relevância, porém, há casos mais sérios. Sei que muitos podem discordar de mim, mas a verdade é que nesses casos falta pulso firme para o pastor. Eu já estou há 15 anos na denominação em que frequento e posso afirmar que meu pastor tem pulso firme. Lá as pequenas contendas começam e terminam na mesma reunião, raríssimas vezes se estendem além dali. O mesmo não aconteceu na denominação em que frequentei anteriormente. Lá tinha muita gente influente que mandava mais que o pastor (chantagistas), por ter medo de perder membros o pastor acabava cedendo, principalmente para aqueles em que a familia era numerosa ou ocupava algum cargo mais importante. Por esses motivos deixei a igreja e entreguei o cargo de liderança que ocupava, pois era difícil administrar tanta vaidade. O pastor tentou me convencer do contrário, mas infelizmente não vi nenhuma possibilidade de resolver o problema se que algumas atitudes drásticas fossem tomadas. O que posso dizer hoje é que Deus preparou para mim um novo lugar, onde sou até mais útil do que eu era. Deus o abençõe.

  11. Avatar Jorge Audi disse:

    Amado e querido Pastor,
    Se temos de contender(lutar) devemos contender contra o que diz Paulo em sua carta aos Efésios 6:12 pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes.

    Tito 3:2 que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas moderados, mostrando toda a mansidão para com todos os homens

  12. Avatar Pr. Abilio Carlos dos Santos disse:

    A Paz do Senhor Pr. Mário.
    Sou leitor de suas Mensagens que tem falado grandemente ao meu coração.
    Que o Senhor Jesus continue te abençoando grandemente.
    Um abraço do Pr. Abilio… Shalon!

    .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *