Vinicios Torres

Liderando Com o Coração – Conclamação

“vinde, pois, reedifiquemos os muros de Jerusalém e deixemos de ser opróbrio. E lhes declarei como a boa mão do meu Deus estivera comigo e também as palavras do que o rei me falara. Então, disseram: Disponhamo-nos e edifiquemos. E fortaleceram as mãos para a boa obra.” (Neemias 2:17b-18)

Após examinar o estado da cidade e certificar-se de que o plano que havia feito e os recursos de que dispunha eram adequados para resolver o problema, Neemias conclama os habitantes da cidade a reedificar os muros e mudarem a sua situação.

No seu discurso (certamente registrado apenas resumidamente neste texto) ele relaciona os problemas encontrados (v. 17) demonstrando assim que está a par deles. O fato de ter feito o levantamento por si mesmo fez com que os moradores percebessem nele alguém que realmente se importava com o que estava falando, pois tinha se dado ao trabalho de conferir as necessidades andando por toda a cidade. Isso gerou uma identificação entre Neemias e o povo que lhes abriu o coração e deu a ele o direito de propor-lhes o desafio da reconstrução.

Em seguida, Neemias testemunha a intervenção de Deus no processo. Ele conta ao povo como Deus o tocou, como Deus o ajudou a fazer o plano e finalmente como Deus abriu o coração do rei para o projeto, que permitiu que ele se encarregasse da sua execução. O seu testemunho gera a fé no coração do povo de que Deus está no processo e, sendo assim, o projeto é viável. O povo responde com disposição para o trabalho.

Neste pequeno trecho descobrimos alguns princípios que o líder deve se atentar ao chamar o povo para participar do seu sonho.

1. Identifique-se com o povo

Demonstre às pessoas que o seu interesse é genuíno. Neemias demonstrou isso ao se colocar a par de tudo. Eles viram que ele teve o trabalho de andar pela cidade, perguntar, observar, se envolver. Apesar de ter vindo de fora ele se fez parte do problema, se identificando com a situação deles a ponto de dizer “deixemos de ser opróbrio”, ou seja, ele se sentia daquela maneira do mesmo jeito que eles.

2. Estabeleça e apresente um objetivo definido

Ao apresentar o desafio Neemias foi muito claro e direto acerca de qual era o objetivo: reedificar os muros. Ele não falou da pobreza, inflação, interferência externa, problemas religiosos, nada. Apenas apresentou um alvo claro e muito bem definido. Ele sabia que para fazer isso, vários assuntos teriam de ser resolvidos no caminho e muitos problemas iriam surgir. No seu plano, por certo, ele deve ter pensado em muitas das dificuldades que poderiam surgir e como tratar delas, mas cada problema deve ser tratado no seu momento.

Muitos líderes erram nesse momento. Apresentam um plano tão abrangente que fica difícil para o povo saber o que deve fazer e como chegar onde estão propondo. Transforme o seu projeto em uma série de objetivos bem definidos de maneira que fique fácil o povo identificar O QUE fazer e onde ir.

3. Assegure ao povo a bênção de Deus

Seguindo este processo de Neemias, você só está neste ponto porque Deus interveio e fez com que você estivesse aqui. Sendo assim, você terá o que contar a respeito da participação de Deus no projeto. Testemunhe isso e gere fé no coração do povo.

Aplicando esses princípios, evita-se a situação de líderes que tentam arregimentar pessoas para projetos com os quais elas não se identificam e não veem proveito neles. Ou, como muitas vezes acontece, o projeto até é bom e as pessoas sabem disso, mas não conseguiram se identificar com o líder.

“Senhor, ajuda-me a ter o Teu amor pelas pessoas que serão afetadas pelo projeto que colocaste no meu coração de maneira que quando eu as chamar elas estejam prontas a participar deles.”

Vinicios Torres

3 thoughts on “Liderando Com o Coração – Conclamação

  1. Avatar Airton disse:

    Vinicios:

    O desafio é deixar de ser opróbio, sentir o que sente o outro, mas nem por isso ficar inerte. Quando o líder se identifica com o povo e investe nele, nas pessoas, é provável que elas respondam positivamente ao projeto do líder, projeto que passar a ser também o projeto do povo.

  2. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Excelente mensagem. Cheia de ensinamentos úteis para os dias de hoje. precisamos seguir esse exemplo, fazer com que as pessoas sejam atraídas pelo brilho de Cristo em nossas vidas.
    Deus continue abençoando e fazendo prosperar esse Ministério.

  3. Avatar Paulo da Costa Ramos disse:

    Os artigos e reflexões são muito bons, mostrado de forma clara e “ENTENDÍVEL”.

    Esta reflexão específica foi muito útil para a minha vida, especialmente no trabalho. Tenho a convicção que a vida é um todo, tenho de agir com coerência em todos os seus aspectos e as reflexões são sempre motivos de meditações e reflexões para uso em todos os momentos, não só “na igreja”

    Que Deus os abençoe,

    Na Paz de Cristo,

    Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *