Luis Antonio Luize

A Fé Começa em Casa – Ame Seus Filhos

“Ele fará com que os corações dos pais se voltem para seus filhos, e os corações dos filhos para seus pais; do contrário eu virei e castigarei a terra com maldição.”
Malaquias 4:6.

Cada filho é singular e precisa ser amado da maneira como é. Não é algo simples e muito menos automático. As pessoas parecem não ter naturalmente dentro de si o objetivo de compreender e amar os demais, nem mesmo seus descendentes.

Basta olhar os noticiários atuais, repletos de notícias sobre falta de amor e compreensão, que levam aos mais absurdos atos e atrocidades.

Os pais em geral não foram ensinados a entenderem seus filhos. Deveriam ver como agem, escutá-los, procurar compreender suas motivações para saber qual o objetivo das perguntas, atitudes e comportamentos. Mas não é assim.

A maioria dos pais está tão preocupada em realizar as suas próprias tarefas, tais como: se relacionar de maneira adequada com seu cônjuge, cuidar dos afazeres domésticos e trazer o sustento para casa; que se esquecem das demais coisas, inclusive amar adequadamente seus filhos.

Outros, para tentar resolver esta situação, procuram fazer para seus filhos aquilo que não receberam quando crianças. Certo pai, não tinha podido se alimentar suficientemente quando criança, faltavam muitas coisas em casa, por mais que houvesse esforço por parte dos seus pais.

Esta situação levou aqueles pais a se desentenderem, pois a esposa mostrava o que estava faltando em casa, enquanto o marido fazia o que sabia e o que estava ao seu alcance para suprir a casa, sendo insuficiente.

Os desentendimentos entre eles acabavam por gerar um clima ruim no lar, e quando as crianças chegavam por perto, hora o pai, hora a mãe, descarregavam suas frustrações nos pequenos, que não compreendiam nada, mas guardavam em seus corações.

Não é a toa que cresceu dizendo a si mesmo que daria certo na vida e que nada faltaria aos seus filhos, daria a eles tudo que não teve.

Este pai estava procurando amar seus filhos da maneira como gostaria, ou melhor, entendendo que a falta que teve na infância era o problema, quando na verdade o real problema era a falta de aproximação entre pais e filhos, a falta de um diálogo sadio e construtivo.

Nós como pais precisamos primeiramente sermos curados de nossas feridas emocionais pelo Pai Celestial para então podermos cumprir o nosso papel da maneira como Deus deseja.

Isto não significa que erramos, ou que só devemos começar quando estivermos prontos, mas sim que isto é algo que se constrói durante a vida. É por isto que nossa forma de educar nossos filhos foi sendo aperfeiçoada, e acredito que nosso filho mais novo é o que menos sofreu devido às nossas próprias falhas.

Muitas vezes eles desejavam fazer algo e tínhamos a escolha de dar um sermão e falar um sonoro não, ou por mais que isto pudesse ir contra o nosso ensino ou mesmo entendimento, permitíamos de forma a que pudessem experimentar quando criança para não vir a ter desejos reprimidos quando adultos.

Certo dia um deles disse que queria cortar o cabelo estilo moicano. Tinha visto alguns amigos com este corte e achou legal. Queria ainda deixar o cabelo colorido. Minha reação era de não deixar, mas o Senhor me deu uma esposa sábia que apesar de ter passado por muitas situações complicadas na sua infância, soube tratar sua vida para que nossos filhos fossem minimamente afetados por isto.

Então eles foram cortar e pintar o cabelo, tinham por volta de 7 anos. Acharam bonito nos dois primeiros dias, depois foi uma choradeira de que não estava bonito, não gostaram e queriam desfazer o que tinham feito. Foi uma excelente oportunidade para serem ensinados sobre as consequências dos seus atos.

Esta situação me lembra da parábola do filho pródigo, cujo pai o amou tanto que permitiu que fizesse o que estava na sua cabeça, e assim ganhou o seu coração e sua vida.

Esta forma de amar não é simples e nem natural, pois pensamos que estar ao nosso lado, mesmo que reprimidos é melhor, quando na verdade o que precisamos é dos seus corações conosco estando perto ou longe da gente.

“Senhor Jesus, que as barreiras entre a minha geração e a de meus filhos caia por terra. Dá-me um coração amoroso para com eles para que possa compreender suas atitudes e necessidades e ser o primeiro a apoiá-los no crescimento pessoal e espiritual. Amém!”

Luis Antonio Luize

4 thoughts on “A Fé Começa em Casa – Ame Seus Filhos

  1. Avatar Rodolfo Rodrigues disse:

    Luís, ótimo texto, tenho dois filhos pequenos, um de 3 e uma de 6 anos, em geral eu faço como tu disse no texto, aconselho, digo o que não vai ser bom, não tendo resultado, permito, creio que Deus faça o mesmo conosco, aprendemos com o Pai a sermos pais melhores. Deus nos deixa fazer o errado mesmo que não sigamos seu conselho, pra descobrirmos que o melhor sempre é seguir os conselhos Dele. Obrigado pela palavra, abraço!

  2. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Pastor Luís, muito bom saber que há pessoas dedicadas ao ensino na área familiar. Parabéns e que Deus o abençoe sempre com sabedoria.
    Grande abraço

  3. Avatar Airton disse:

    Pastor Luis:

    É clara a convergência do verso acima. O coração dos pais se rende ao dos filhos; o dos filhos se rende ao coração dos pais. Ou seja, o alinhamento entre pais e filhos resulta em harmonia. Que é fruto da unidade, sem uniformidade, sem perda da autoridade dos pais. Que maravilha! Até a terra é beneficiada com a convergência entre filhos e pais. Convém afirmar: ame a sua família que a terra será abençoada.

  4. Avatar Marcus Antônio de Almeida disse:

    Belíssimo ensinamento. Apenas gostaria de fazer uma pequena colocação no momento em que foi dado permissão para que o filho pintasse e cortasse os cabelos no estilo mundano. Foi dito que logo em seguida vieram a se arrepender da novidade, “após o que” lhes foi ministrado sobre o perigo de seguir adiante sem medir as consequências de nossas atitudes. Vejo que o mundo nos dá milhares de exemplos terríveis em todas as áreas, fato que nos permite mostrar aos nossos filhos, o resultado obtido por terceiros e de preferência aquelas sequelas irrevessíveis. Aí sim, sigam da forma que quizerem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *