Mário Fernandez

Novidade de Vida – Reconciliação

“Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.” (2 Coríntios 5:18,19)

Um dos sinais que, na minha opinião, marca de maneira muito forte uma nova qualidade de vida é quando a pessoa troca as acusações e os julgamentos. Alguns trocam pelo silêncio omisso, ou seja, param de comentar o que não concordam ou reprovam. É um bom sinal, mas o excelente é inimigo do bom. O ideal, o ótimo, excelente, perfeito – é trocar por reconciliação, por intento e atitude de corrigir amorosamente.

Os exemplos podem ser inúmeros. O foco aqui é deixar claro que Deus não nos deu ministério de julgamento, condenação, acusação, crítica… Tudo isso pertence ao outro lado. Deus é o Justo Juiz, portanto Ele há de julgar corretamente. A condenação só pode ser resultado de um julgamento, portanto cabe igualmente ao Todo Poderoso condenar segundo as obras de cada um. Acusação e correlatos cabem ao inimigo, que aliás tem uma grande especialidade nisso.

O que alguns de nossos irmãos não perceberam é que o texto escolhido diz que Deus nos reconciliou com Ele mesmo e por causa disso somos reconciliadores. Nosso papel nesse mundo é passar uma imagem de um Deus acolhedor e não condenador. O amor pelo pecador não o isenta de pagar por seus erros, isso é papel da Redenção. Mas, como crerão em quem não ouviram? Como ouvirão se eu e você ficarmos condenando e acusando?

É chegado um tempo de assumirmos que uma nova vida em Cristo nos leva a uma nova opinião sobre as coisas. O versículo 19 termina dizendo que Deus nos confiou uma mensagem, um recado, um ensino, uma revelação. A palavra ali pode ser interpretada de muitas maneiras válidas, mas quero me permitir aqui um entendimento muito, muito simples: temos algo que não é nosso nem a respeito de nós mesmos. Isso precisa ser comunicado, divulgado. São boas novas e, principalmente por isso, merecem ser anunciadas.

Não estamos insinuando que Deus irá ignorar as obras da vida de cada um no dia do Juízo, MAS isso cabe a ELE e não a NÓS. A mensagem é abandonar o pecado e aproximar-se Dele, é viver uma nova vida em novidade constante. Perdão e justificação estão claros na Bíblia. Quanto ao mais, não nos pertence. Desde que pau continue sendo pau e pedra continue sendo pedra, não vamos errar o recado nunca.

Nova vida meu querido, nova vida. Para isso, novo conceito e nova atitude. Sejamos renovados pela Presença Poderosa Dele em nós, tornando-nos pessoas que dão o recado que deve ser dado e não a sentença de um julgamento que mal sabemos como vai funcionar, não temos ideia de quando será e muito menos o que será de cada um. O que podemos ter certeza está em 1João 1:9 – essa é a mensagem da reconciliação. É cruz meu irmão, é cruz.

“Senhor, me ajuda a andar segundo a Tua vontade para minha vida com respeito ao que digo e anuncio para as pessoas. Me perdoa por querer ser juiz de pessoas e situações. Me dá coragem e estratégia para anunciar a mensagem clara e verdadeira da reconciliação.”

Mário Fernandez

3 thoughts on “Novidade de Vida – Reconciliação

  1. Avatar Airton disse:

    Pastor Mário:

    O verso mostra que todos, indistintamente, têm uma missão comum: reconciliar o mundo com Deus. É mister que cada um descubra a maneira pela qual Deus quer que contribuamos para a reconciliação. Penso que, independente da forma, o pensar, o sentir e o agir devem estar alinhados ao evangelho. Se procedermos assim, estaremos, sem dúvida, reconciliando o mundo com Deus.

  2. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Bom dia, Pastor Mario! Mensagem edificante para meu coração. Faço minhas as palavras de sua oração. Que Deus continue lhe concedendo a inspirando necessária a cada dia.
    Grande abraço

  3. Avatar Meire Rodrigues disse:

    Pastor Mário, o Senhor tem me falado muito ultimamente: Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz a Igreja. E aí quando chego em casa, depois de um culto abençoado, onde o Senhor falou sobre amar o próximo como a si mesmo, ser misericordioso e não querer tomar o lugar do Senhor como juiz, chego aqui e leio a mesma mensagem, como aliás, tem acontecido sempre quando leio suas mensagens e aí o Espírito me lembra novamente que o que Ele está falando aqui é o mesmo que Ele está falando aí e em todos os outros lugares e eu quero ouvir o que Ele está falando, afinal, eu tenho ouvidos.
    Que o Senhor nos dê a sensibilidade pra ouvir Sua voz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *