Luis Antonio Luize

A Fé Começa em Casa – Resultados da Disciplina

“Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” (Provérbios 22:6)

A disciplina é algo difícil para algumas pessoas. Talvez porque também não tenham sido disciplinadas ou mesmo tenham sido em excesso. Alguns pais pensam que disciplinar é mandar em seus filhos quando na verdade o que precisam é se relacionar com eles.

Quando os pais usam os métodos da manipulação, controle e intimidação, tudo o que conseguem é minar a educação sadia e cristã. Quem nunca soube de casos em que os pais controlam os filhos ao extremo com sucesso, e pensam que possuem um ótimo filho(a), até o dia em que este se torna “livre” da influência dos pais e então faz tudo o que esteve reprimido durante anos.

Outros filhos podem se rebelar contra este estilo controlador e então acabam recebendo mais repressão por parte dos pais, algumas vezes chegando ao extremo de romper o relacionamento familiar e sair de casa. Isto tudo não traz benefício ao relacionamento dos pais com os filhos e pior, acaba fazendo com que estes se distanciem de tudo aquilo em que os pais acreditam.

Para evitar isto alguns pais se tornam permissivos e se negam a repreender o filho acabando por criar um tirano. É por isto que hoje em dia esta nova geração deseja ser servida pelos pais enquanto a geração anterior servia aos pais. Os filhos não possuem limites e passam a mandar nos pais, bater nos professores e desrespeitar toda e qualquer autoridade instituída. Alguns pais podem usar o método da indiferença, o que também não resultará em algo bom.

Os pais precisam ser relacionais, possuindo equilíbrio entre disciplina e amizade, almejando filhos ajustados. Estes normalmente sabem como se relacionar com as demais pessoas, pois num relacionamento sempre haverá limites e respeito, portanto, terão um bom casamento, pois saberão tratar as dificuldades do dia a dia como o ajuste no relacionamento entre duas pessoas. Já um filho(a) tratado de outra forma poderá ser egoísta e desejar todo o amor para si, sem demonstrar ao seu cônjuge quanto o ama.

Filhos que foram corretamente disciplinados e ensinados trabalham de modo produtivo e responsável, servem e adoram a Deus, pois podem correlacionar seu relacionamento com os pais terrenos em relação ao Pai Celestial e assim prosperam em todos os aspectos da vida.

Os pais que se relacionam com seus filhos têm a oportunidade de conhecer o que se passa em seus corações, e assim podem ajudar seus filhos na sua vida profissional, ministerial e sentimental, pois haverá espaço para o diálogo e o compartilhar de expectativas e sonhos.

Um de nossos filhos desejava ser designer gráfico, e nós como pais começamos desde cedo a ajudar para que pudesse percorrer este caminho. Iniciamos um processo de mentorear este filho, colocando toda as nossas experiências de vida para auxiliá-lo. Orientamos para que fizesse um cursinho de como usar as ferramentas de design. Enquanto fazia o curso buscou uma colocação na área. Ele foi e conseguiu pelo seu próprio esforço um emprego numa empresa que colocava adesivo em carros. Algo bem simples considerando as expectativas dele.

Mas este filho foi obediente e considerou toda a orientação recebida. Em poucos meses havia aprendido todo aquele serviço, permitindo que buscasse um estágio em outra empresa, agora auxiliando designers experientes. Com sua força de vontade e criatividade, foi aprendendo com aquelas pessoas, e logo surgiu a oportunidade de ser efetivado naquela empresa.

Depois de uns dois anos já havia terminado o cursinho e dominava aquele trabalho também, então surgiu a oportunidade de se lançar numa agência web que faz comunicação para internet. Para isto teria que passar a ganhar a metade e voltar a ser estagiário, mas era o lugar onde gostaria de trabalhar.

Nós o apoiamos e ajudamos a pagar a faculdade, que neste tempo já estava cursando. Ele foi e em menos de seis meses já estava contratado como funcionário, e mais um ano já era o designer principal da empresa.

Não sossegou e continuou se aperfeiçoando até que uma grande empresa nacional de comunicação o encontrou e o contratou, o que exigiu que mudasse de cidade e fosse morar sozinho. Com o nosso apoio manteve-se firme naquele lugar, vencendo todas as dificuldades que surgiram. Hoje está perfeitamente adaptado a esta nova situação, é ativo numa igreja e desfruta da realização e conquista obtidas através de seu esforço e do relacionamento com seus pais.

“Senhor Jesus, cura-me de tudo que recebi na minha criação que me afeta negativamente e impede que possa desfrutar de uma vida vitória em todos os aspectos, assim como me ensina a me relacionar com meus filhos de maneira saudável. Amém!”

Luis Antonio Luize

2 thoughts on “A Fé Começa em Casa – Resultados da Disciplina

  1. Avatar Airton disse:

    Pastor Luiz Luize:

    Numa leitura rápida do verso acima, tem-se a impressão que basta instruir e a resposta será a esperada. Não é tão simples assim. Há muitas variáveis em ação que concorrem para mudança de resultado. Contudo, nem por isso, se deve desprezar a disciplina. Antes, convém aos pais exercitá-la em relação aos filhos e a si mesmos (autodisciplina). Cientes de que, quem ama, admoesta, corrige, aponta a melhor direção, da mesma forma que o Pai faz conosco.

  2. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Está aí um exemplo prático de quem educou seu filho no caminho que deveria andar como diz em Provérbios 22:6 – “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.”
    Glória a Deus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *