Mário Fernandez

Novidade de Vida – Maturidade

“Quanto a isso, temos muito que dizer, coisas difíceis de explicar, porque vocês se tornaram lentos para aprender. De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido!” (Hebreus 5:11,12)

Recentemente cometi um erro bem básico para alguém com a minha experiência. Ainda que não tenha sido algo pecaminoso ou escandalizante, foi um erro e deve ser dispensável dizer que me senti um verme. Me consolou saber que foi um descuido e não uma iniquidade, mas, ainda assim, foi um erro e me veio à mente a frase alguém como eu não pode mais cometer erros assim. Quando li esse texto a cena me veio imediatamente à mente.

Precisamos nos tornar mestres em algum momento. Para alguns pode ser coisa de meses e para outros podem ser anos, mas todos precisamos amadurecer e maturidade leva tempo, exige esforço, exige foco e exige, principalmente, uma decisão firme da nossa parte em abrir mão do que queremos ou sabemos. Sem isso não recebemos de Deus o suficiente para amadurecer.

Muitas vezes as pessoas associam maturidade com idade cronológica, mas eu estou convicto de que isso é impreciso. Conheço cristãos com poucos anos de vida com Deus que não tem um conhecimento teórico de mestre, mas vivem uma vida exemplar e que reflete a glória de Deus de uma forma absolutamente brilhosa. Por outro lado, outros infelizmente já caminharam ocupando cargos por mais anos do que eu tenho de vida e continuam imaturos. A pergunta chave é: o que é um cristão maduro?

Para mim, muito mais do que alguém que domina o assunto, um homem (ou mulher) maduro é alguém que reúne algumas características. Sabe o que quer, cumpre suas responsabilidades, persevera, toma decisões, sustenta suas decisões… Não podemos exigir que todos sejam líderes em grande escala ou estilo, mas podemos esperar que todos tenham crescimento e amadurecimento suficientes para cumprir seus respectivos papéis no Reino.

Ouvi uma história recente que me impactou. Um homem morreu e quando chegou na “portaria” do céu foi recebido por um distinto cavalheiro que lhe perguntou “você conhece Jesus?”, ao que respondeu “eu não, nunca o vi”. O cavalheiro então lhe disse “muito bem, então siga por aquela porta”. Minutos depois chega outro homem e o cavalheiro lhe faz a mesma pergunta “você conhece Jesus?”, ao que este respondeu “mas é claro, eu sei tudo sobre Ele, dei aula sobre Ele, sei o que quiser saber Dele”. O cavalheiro então lhe disse “muito bem, então siga por aquela porta”. Minutos depois chega outro homem e o cavalheiro lhe faz a mesma pergunta “você conhece Jesus?”. Este homem, chorando, se ajoelhou e sussurrou “sim Senhor, eu Te conheço. Louvado seja o Teu nome.”

Escolha qual dos personagens lhe soa como sendo o mais maduro. Eu já fiz a minha escolha.

“Senhor, eu quero amadurecer na Tua Presença e na intimidade contigo, muito mais do que simplesmente no conhecimento de Ti. Me ajuda para que eu possa crescer.”

Mário Fernandez

5 thoughts on “Novidade de Vida – Maturidade

  1. Avatar Airton disse:

    Pastor Mário:

    O texto informa que a lentidão do crescimento era fruto da falta de leite. Sem ele era impossível entender as coisas difíceis de explicar (alimento sólido). A ordem é esta: primeiro o básico (leite), depois o que é mais custoso explicar. Já me ocorreu de perverter a ordem. O resultado é que me atrapalhei, fiquei inchado, sem consistência. A impressão que fica é que o alimento sólido não dispensa o básico. Do contrário, corre-se o risco de adoecer-se.

  2. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Bom dia , Pastor Mario! Ótima mensagem, nos fazendo refletir que a maturidade cristã é adquirida com a vivência, a intimidade com Cristo de forma que Ele seja reconhecido em nós, refletido em nosso estilo de vida.
    Que Deus continue abençoando seu Ministério. Grande abraço.

  3. Avatar Suzana Gonçaves Baschiera disse:

    esta palavra testifica aquilo que tenho sentido e visto, simplicidade e sinceridade em comunhão constante com o Espírito Santo. Deus se lembra que nós somos pó, e também nos lembra disso. Sempre sou abençoada pelas palavras do Pastor Mário Fernandez.

  4. Prezado Pr Mario, graça e paz!

    O que mais me move nessa mensagem, além do conteúdo muito profundo é a influência positiva pelo testemunho narrado no primeiro parágrafo. Tenho sido abençoado pelo ICHTUS a vários anos, nem me lembro mais quando fiz esse cadastro. Mas posso dizer com confiança que tem feito a diferença em minha vida. Obrigado pela dedicação, pelo amor derramado todos esses anos. E parabéns pela ombridade e maturidade ao testemunhar neste post. Fraternalmente Ademar W Fonseca Jr

  5. Avatar disse:

    A reflexão desta manhã nos conduz à consciência da relevância primordial da intimidade com Jesus Cristo, mais do que a busca do conhecimento dos fundamentos bíblicos, teórico, desvinculado da prática. Esse relacionamento profundo com o Senhor Jesus, ao contrário, nos humaniza. Isto é, nos permite conhecê-Lo melhor e nos conduz à vivência prática de seus valores. Nos conduz, deste modo, à maturidade cristã, ao desenvolvimento da “estatura de Cristo” em nossa vida. Assim, nos conduz à maturidade no relacionamento com o Senhor, com a Igreja, com o mundo, sem, contudo, seguir os padrões do mundo. Este relacionamento nos capacita a fazer as escolhas conforme os padrões DÊle. Nos fortalece, nos dá o verdadeiro caráter cristão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *