Vinicios Torres

Liderando Com o Coração – Corrigindo Maus Comportamentos

“Foi grande, porém, o clamor do povo e de suas mulheres contra os judeus, seus irmãos… Depois de ter considerado comigo mesmo, repreendi os nobres e magistrados…” (Neemias 5:1,7a)

Durante a execução do projeto de reconstrução dos muros da cidade, Neemias teve de enfrentar uma situação que é bastante comum acontecer: os maus comportamentos.

No caso, Neemias recebeu diversas reclamações acerca da opressão que uma parte do povo estava sofrendo, pois, empobrecidos pela situação do país estavam sem condições até para conseguir o alimento necessário para viver. Muitos já tinham entregado seus filhos como escravos mas continuavam endividados. A opressão estava sendo perpetrada pelos próprios judeus contra seus irmãos.

Neemias examinou a situação e concluiu que os nobres estavam errados pois estavam quebrando mandamentos da lei em relação à usura. Convocou uma assembleia e repreendeu aqueles que praticavam o erro, exortando-os a parar e a restituir aos seus irmãos as suas propriedades permitindo que estes tivessem de onde tirar seu sustento e recomeçassem as suas vidas.

A maneira como ele tratou o problema pode ser instrutiva para nós. Veja os passos que Neemias deu para resolver a situação:

1. Neemias ouviu. O líder eficaz pratica a arte de ouvir com atenção a todos aqueles que estão envolvidos ou afetados pelo projeto. No caso, as pessoas apesar de participarem da obra, estavam passando fome. Reclamações são comuns e o líder deve ter a paciência de ouvir todas e ter a sabedoria de filtrar as que tiverem relevância, aquelas que revelarão os verdadeiros problemas.

2. Neemias examinou. Após perceber que as reclamações eram coerentes ele as examinou. O texto não detalha mas ele deve ter conferido a veracidade das reclamações, a real atitude dos nobres e os valores envolvidos. Um líder não deve tomar decisões no calor das emoções pois, mesmo que ele esteja certo, passará a imagem de alguém levado pela situação. Neemias ficou aborrecido, mas deu a si o tempo necessário para considerar com cuidado a situação.

3. Embasou sua conclusão na Palavra de Deus. A conclusão de Neemias foi baseada na Lei de Moisés (Êxodo 22:25; Levítico 25:35-37; Deuteronômio 23:19-20). Isso deu a ele o fundamento necessário para tratar o problema e implementar a solução.

4. Expôs o mau comportamento dos envolvidos. Neemias chamou os nobres e magistrados, aqueles que tinham o poder e a riqueza e que os usavam para oprimir o povo e confrontou seu comportamento em relação à Lei. Por que a repreensão estava fundamentada na Lei eles não tiveram argumentos contra Neemias.

5. Indicou a solução. A seguir Neemias propõe a eles a solução, novamente baseada na Lei e o no temor do Deus. Ele dá os passos necessários para resolução do problema e leva-os a se comprometerem com a sua execução.

6. Comprometeu-se a ser exemplo da solução. Nos versos 13 a 19 você pode ler as afirmações de Neemias acerca do seu compromisso em praticar aquilo que ele estava sugerindo para os outros. Esse é um sinal de integridade do líder: não dá a si o direito de ser exceção, permitindo-se o que negou aos outros.

Seguir os passos de Neemias ao descobrir problemas de atitudes e comportamentos na equipe não é fácil. Não há garantia de que as pessoas aceitarão a correção, mesmo que você tome o cuidado de basear todos os seus atos e suas palavras na Palavra de Deus. Mas melhor agir assim do que sem o temor de Deus e confiando apenas em nossa própria sabedoria.

“Senhor, ajuda-me a escutar atentamente a minha equipe e me dá o discernimento e a coragem necessária para agir com sabedoria para resolver os problemas.”

Vinicios Torres

3 thoughts on “Liderando Com o Coração – Corrigindo Maus Comportamentos

  1. Exatamente Airton,

    Neemias confrontou os nobres e magistrados com a Palavra de Deus, não com sua autoridade ou sua opinião. Por isso ele pôde agir com a coragem de que você fala, pois estava respaldado por autoridade mais alta.

    Abraços,

  2. Avatar Airton disse:

    Pastor Vinicius:

    Convém ressaltar a resposta de Neemias exploração dos mais pobres: ouviu sua equipe; repreendeu os mais nobres. É mister muita coragem e senso de justiça para aqueles. Há, normalmente, certo receio em corrigir os mais fortes. Contudo, o líder não pode ser influenciado por quem detém mais poder. E desafiante agir conforme Neemais o fez!

  3. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Só Deus pode nos dá sabedoria e humildade para ouvir e orientar a equipe sob nossa liderança, principalmente nos tempos atuais. Que Deus nos ajude.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *