Vinicios Torres

Aprendendo a Fé I

“Ora a fé o firme fundamento do que se espera…” (Hebreus 11:1)

Já percebeu que quando estão crescendo a principal maneira de expressão das crianças é a emoção? Se têm fome ficam irritados e choram. Se estão molhados choram. Se sentem dor ficam amuados e choraminguentos. Com certeza plenamente adequado esse comportamento nessa fase de vida.

As crianças precisam sentir para se desenvolverem adequadamente, já que não compreendem o que se fala e não tem capacidade de raciocínio. elas precisam sentir que estão protegidas, que são amadas ao receber o carinho da mãe, que está tudo bem no ambiente ao ouvir as vozes gentis conversando com ela, mesmo que ela não compreenda as palavras.

Isso é normal para o ser humano. No entanto, a partir de algum momento na vida a criança deve começa a confiar no que dizem para ela. Neste momento ela começa o exercício de uma característica muito importante na vida: a fé. Ao acreditar no que seu pai lhe diz, mesmo que não esteja vendo, ela está exercitando a fé. Já percebeu que quando você promete um presente a uma criança, ela não apenas acredita no que você disse, como passará o dia inteiro agitada com a expectativa do cumprimento da promessa?

Este exemplo demonstra claramente para nós um aspecto da fé: é a certeza de aquilo que foi prometido será cumprido. Na cabeça da criança não há dúvidas – foi falado então se fará. Ela só está esperando.

Quando aquele que prometeu chega, ela quase explode de satisfação pois o presente prometido chegou. Ela não viu ainda, mas na cabecinha dela não passa dúvida alguma de que aquilo que ela espera está ali, afinal a promessa foi feita. Agora ela corre para buscar o que estava esperando.

Infelizmente, fazer promessas a uma criança e não cumprir é roubar-lhe a capacidade de usufruir a fé. Por isso, mãe e, principalmente, pai, tenha responsabilidade de cumprir cabalmente qualquer promessa feita aos seus filhos.

Tem dúvidas do amor de Deus por você? A Bíblia diz que Ele tanto amou que deu Seu filho unigênito para morrer em seu lugar.

Tem dúvidas do perdão dos seus pecados? A Bíblia diz que aquele que confessar será perdoado e purificado (1 João 1:9)

Tem dúvidas de que Cristo habita em você? Ele prometeu entrar em seu coração se você abrisse a porta (Apocalipse 3:20).

Tem dúvidas de Cristo está com você? Ele prometeu estar conosco todos os dias até o fim dos tempos (Mateus 28:20).

A promessa foi feita. Como filhos de Deus, suas crianças, não temos porque não acreditar que se cumprem.

Vinicios Torres

5 thoughts on “Aprendendo a Fé I

  1. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Uma fé pura, sem contaminações, essa é que agrada ao Senhor. Temos que acreditar que as promessas de Deus são infalíveis, assim como a criancinha acredita no amparo do pai quando este a joga para o alto. Ela gargalha confiando que o pai não a deixará cair.

  2. Avatar Airton disse:

    Vinicius:

    Ah, quanto é necessário tornar-se criança! Não acreditar em tudo que prometem, senão crer no que Deus prometeu; crer no invisível aos olhos naturais, mas perceptível aos olhos da fé. Talvez a dificuldade em crer nas promessas divinas seja produto de pais que descumpriram suas promessas. Todavia o Pai Eterno abraça pessoas com essa dificuldade e ajuda-as a depender dele mesmo.

  3. Avatar João A. Mendes disse:

    Gostei muito do pequeno artigo de aprendendo a fé da autoria de Venicios Torres.
    Que o nosso Deus o siga abençoando…

  4. Avatar SID JAMES disse:

    Ser, participante do exercício da Fé, na trajetória da nossa vida nos levará ao que não imaginamos ou pensamos. A Fé genuína em Deus faz o impossível vir a existência.

    Parabéns pelo texto…

    Sid

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *