Vinicios Torres

Depressão

“Tristezas de morte me cercaram, e torrentes de impiedade me assombraram. Tristezas do inferno me cingiram, laços de morte me surpreenderam.” (Salmos 18:4,5)

  • Você alguma vez já experimentou tristeza tão profunda que achou que não teria mais motivo para viver?
  • Enfrentou a solidão interior que mesmo no meio da multidão o vazio interno parecia crescer?
  • Desesperançou a tal ponto de não acreditar que houvesse solução possível?
  • Adoeceu-lhe o coração de um jeito que mesmo desejando desesperadamente acreditar que é amado e importante a mente lhe prega peças convencendo-o de seu desvalor?

Uma das experiências mais difíceis que um ser humano pode passar é a da depressão emocional. Ela é traiçoeira pois pode consumir lentamente algumas pessoas que só manifestam seus sintomas quando já estão em crise. Pode começar como um desânimo, pode parecer apenas decepção com situações ou pessoas, reações negativas às dificuldades naturais da vida. E, disfarçadamente, ela vai destruindo as bases da estabilidade emocional de uma pessoa.

A depressão pode ser resultado de situações emocionais, mas também pode ter origem em desordens físicas. Aceitamos facilmente doenças físicas e nos condoemos com as pessoas que sofrem por causa de câncer, infecções, acidentes, cirurgias, mas temos dificuldade de assimilar doenças psiquiátricas ou psicológicas, depressão entre elas.

A busca desenfreada da sociedade pelo êxito e pelo aparência de sucesso acaba por piorar a situação de pessoas que sofram depressão. Muitas são taxadas simplesmente de desajustados, mentalmente fracos ou desequilibrados. Ignoramos que assim como uma gripe vem e vai, certos tipos de depressão são também passageiros. Corretamente tratados, tanto um como outro tem cura.

A igreja, infelizmente, contaminada pelo pensamento atual de crescimento baseado no carisma de líderes que estão constantemente em “alto astral” motivando seus liderados a conquistar mais prosélitos, tem ignorado os que sofrem, na maioria das vezes, silenciosamente, com os problemas emocionais. Na tentativa de se integrar a esse esquema muitos que sofrem acabam por aprofundar sua dor; acabam descobrindo que o sistema não os cura e que seus líderes não estão preparados para ajudá-los.

É verdade que podemos encontrar pessoas que se aproveitem e usem suas situações para manipular seus familiares e amigos. Mas nem por isso devemos ignorar aqueles que estão sofrendo emocionalmente.

Muitos depressivos não manifestam mudanças significativas de comportamento. Por isso, muitas vezes, acredite pois eu sei o que estou dizendo, estar ao lado e ouvir com paciência e interesse, pode significar a mudança de rumo para a cura de alguém com depressão.

“Senhor, ajuda-me a entender que mesmo enfermos de alma podem ser tocados pelo te amor curador através de mim.”

Vinicios Torres

7 thoughts on “Depressão

  1. Avatar Cristiano Campos de Alencastro Guimarães (Amor-Perfeito Blog) disse:

    Perfeito! Alguns dizem que depressão é pecado, porque a pessoa estaria deixando de confiar em Deus. Essa posição é maldosa e anti-cristã. Que o Senhor tenha piedade de pessoas que pensam assim. Depressão pode ser mero estado de espírito, circunstancial, mas muitas vezes é uma doença, séria e perigosa, que maltrata bastante a pessoa, e que precisa ser tratada, como qualquer outra. Deus abençoe a todos, que sofrem com este mal, em Jesus, amém. Abraços fraternos, Cristiano.

  2. Avatar Eli C Soares disse:

    Vinícios Torres meu irmão amigo, boa noite! Você, através desta devocional, aborda algo importante para os dias de hoje na vida dos que ainda duvidam, e ou não levam em consideração o amor de Deus para com os homens. Preferem entenderem-se em suas próprias forças. Como está nas Sagradas Escrituras e, abordado por você, quanto aos momentos de indecisão de Davi: “Tristezas de morte me cercaram, e torrentes de impiedade me assombraram.
    Tristezas do inferno me cingiram, laços de morte me surpreenderam”.
    Salmos 18:4,5. Assim é que, em tempos de aflições que venham acarretar preocupações, antes que o mal atinja o ponto do descontrole irreversível é importante encontrar respaldo e confiança na misericórdia e amor do nosso Deus, o que muitos não conseguem coordenar o momento com o equilíbrio de tudo que Deus tem nos ensinados através das Escrituras Sagradas. Parabéns meu irmão, você foi muito feliz com esta devocional. Quero crer que vai ajudar muitas pessoas e se reencontrar consigo mesmo…

  3. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Excelente! Glória a Deus que nos dá a vitória por Cristo Jesus. Muita gente relaxa os sintomas da depressão emocional e às vezes, uma tragédia acontece em decorrência. Que o Senhor nos ilumine e nos dê discernimento quando nos depararmos com pessoas necessitadas de apoio e carinho para transmitir a o alívio e a cura que vêm do Senhor Jesus.

  4. Avatar Rinaldo Camacho disse:

    Olá Vinícius.
    Desde 1998 venho acompanhando as mensagens que me são enviadas por e-mail através da Ichtus.
    Tenho estado muito distante de e-mails, posts do Face, Youtube…, mas sempre que posso eu as leio e arquivo cada e-mail em uma caixa específica, para quando quiser revê-las, mesmo sabendo que poderei procurá-las no site.
    Não poderia deixar de comentar sobre o que escreveu: Esclarecedor, conciso, pertinente e carregado de sensibilidade para com os frágeis e cansados sofredores deste mal.
    Uma boa dose de equilíbrio é o que falta para muitos dos que querem comunicar o Evangelho através de reflexões.
    Te admiro pela perseverança, coragem e determinação em seguir adiante com esse projeto há anos.
    Abraços fraternais
    Rinaldo Camacho
    São Caetano do Sul – SP

  5. Avatar Edson da Cunha disse:

    Parabenizo pela força das palavras, crendo que o SENHOR JESUS é poderoso
    para manifestar o seu Amor e transformar qualquer situação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *