“Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” (Lucas 12:20 ARA)
Eu não sou dos que mais valorizam o nome em si, por ter sido criado numa cultura onde o significado era ignorado. Mas devo admitir uma coisa: a forma como somos chamados reflete um conceito a nosso respeito. Alguns me chamam de “Pilha Duracell” porque durmo pouco, por exemplo. Deus tem me chamado de “filho”. Minha esposa me chama de “amorzinho”. Outros me chamam de “mano”.
Deus chamou o personagem da parábola de “louco”, que geralmente significa alguém sem juízo ou sem um bom uso da razão, ainda que a parábola inicia dizendo que ele era um fazendeiro e seus campos produziram em abundância. Conceitos diferentes, com certeza, pois um homem próspero e bem sucedido ser louco é no mínimo curioso. Mas Deus se referia a seu bom senso para com a vida. Não é o sucesso aparente que conta para Deus.
Note meu querido, às vezes, vemos pessoas em posições de destaque e nos parece óbvio que Deus esteja com elas pelo que têm, pelo que fazem ou pelo que demonstram, mas isso pode não ser verdade. Não estou aqui para julgar ninguém, mas para levantar uma questão: será que nós estamos nos lembrando disso? Ou será que insistimos em viver nesse mundo como se fôssemos ficar aqui para sempre? Claro que é bom deixar herança, mas isso não pode ser o foco da nossa vida. Mais importante do que isso é não ser chamado por Deus de insensato, ou louco.
Minha expectativa é de despertar o coração de alguns para o fato de que é preciso investir em si mesmo o necessário para viver de modo digno do Reino de Deus ainda neste mundo. No versículo seguinte Jesus diz que esse homem era rico para si e pobre para Deus. Temos de encontrar um equilíbrio, mas se for para ser desequilibrado que seja ao contrário, mais rico com Deus.
Te convido a enriquecer-se diante de Deus em oração, meditando na Palavra, se santificando, abstendo-se do pecado intencional, testemunhando de sua fé, servindo ao Reino, ou seja, ficando acima da média.
“Pai, de tudo que quero ter e valorizar, que seja o meu conceito contigo enriquecido por cada uma delas. Não me permite confundir as coisas e só ver a riqueza dos olhos exteriores.”
Mário Fernandez
Definindo em poucas palavras, essa mensagem cai sobre as nossas vidas como: alimento que sacia a alma. Fortalece convicções. Orienta o nosso discipulado. Que o Senhor continue usando a sua vida para trazer entendimento e orientação para o seu povo.
Amado e querido Pastor,
É bem verdade que a melhor herança que um pai possa deixar para seus filhos é o trabalho digno, o que me faz lembrar da “estória” do Pai o Filho e a Forca, onde o filho só desperdiçava com seus “amigos” os bens de seu pai, que embora tenha tentado, de todas as formas, ensinar a trabalhar para que pudesse multiplicar seus bens, mas em vida não conseguiu passar essa lição. Um dia ao construir um galpão maior, chamou seu filho ao galpão e o fez prometer que quando acabasse todo o produto da terra, olhasse para o alto onde havia preparando uma forca para que ele usasse a mesma, pois quando tudo acabar seus “amigos” irão também te abandonar.
No que se passando algum tempo o velho morreu farto de dias e de bens. Já seu filho com o mesmo proceder, gastou tudo, e em acabando se sentiu só, daí olhou para o galpão e lembrando-se do que prometera a seu pai, foi ao encontro da forca.
Ao se deparar com o que seria seu último momento, pensou – se eu tivesse apenas uma chance! e com a corda em seu pescoço pula para “Ela”, a tão cruel morte.
Para surpresa sua o pau em que a corda estava amarrada era oco e em quebrar ele caiu, no seu interior estava recheado de pedras preciosa e algo mais precioso, uma carta de seu querido pai, com os dizeres – Filho essa é a chance que Deus Pai te dá, ainda é tempo de aprender.
Abracemos com unhas e dentes a chance que DEUS PAI nos deu hoje para que sejamos prósperos com os tesouros do alto na presença do Senhor Jesus a herança maior.
Este homem diferentemente do homem da parábola não confiava nas riquezas, mas valorizava toda sorte de benção que o Senhor lhe favoreceu durante sua vida.
Valeu a pena ter me cadastrado no linkedin. Até que emfim encontrei pessoas comprometidas com a palavra de Deus. Muitos livros se tornaram bestsellers, porém, o único que dá vida e a dá em abundância chama-se Bíblia Sagrada. Deus sabe de nossas dificuldades ao tentar seguí-lo, porém em nossas fraquezas, daí quem somos forte no Senhor Jesus Cristo.
Tremenda palavra!
“mas se for para ser desequilibrado que seja ao contrário, mais rico com Deus.”
Amém! Acho que sou meio desequilibrada, mas quando Deus me chama de filha, ou amiga… nada mais importa.
Muito bom o texto, desde 2007 venho recebendo mensagens e Deus te me abençoado muito.
A preparação tem que começar agora.
Há pouco tempo, mudei de casa e estava na correria para arrumar o novo apê e este versículo me veio à mente. O Espírito Santo estava me advertindo para eu não colocar meu coração naquela arrumação. Faço minhas as palavras de sua oração. Meu desejo é olhar para o alto sempre e acumular tesouros no céu. Que Deus nos abençoe sempre. Grande abraço.
Muito bom o texto, adorei! Como sempre você usa as palavras certas em conclusões concretas e satisfatórias…
Bom dia. Que a Paz de nosso Senhor Jesus Cristo esteja em sua vida.
Acompanho seus devovionais a alguns anos, mas esta é a primeira vez que faço um comentário.
Gostaria de agradecer por este texto. Ao meu ver, um dos melhores dos últimos tempos, pela simplicidade, clareza e objetividade. Falou muito ao meu coração!
Tenho por hábito ler pelo menos um devocional antes de iniciar minhas atividades profissioais, porém, as vezes, pela correria do dia-a-dia, nos esquecemos como é importante lembrar a necessidade de equilibrar a balança material e espiritual.
Muito obrigado
A Paz
Gilmar
Caro irmão,
Tem sido uma alegria,voltar a receber as meditações diárias.Gosto muito da simplicidade conjugada a profun
didade,o que nem sempre requer erudição.
Deus os fortaleça e faça perseverantes neste imenso desafio.
Um abraço amigo e minha intercessão !
Realmente no mundo onde vivemos, as pessoas andam buscando favorecimento para si proprio, a midia em geral traz grande impacto de assuntos de auto estima e como se comportar aqui.
Deus tem misericordia deste povo!
Que Deus abençoe a todos, Amém.
Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,
Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.
Filipenses 3:20-21
Esta foi a palavra sobre a qual meditei na manhã de hoje, e ao ler o devocional encontro esta mensagem! Maravilhoso.
Muito edificante esta mensagem, hoje em dia muitos cristãos vivem em prol de terem uma boa vida financeira, e se esquecem de Deus, não possuem tempo para Ele. Deveria ser ao contrario, pois a própria Bíblia nos ensina isto, por isto a muitos frustados e desesperançados com esta vida. Linda mensagem.
A Paz do Senhor, esta mensagem mais uma vez nos coloca a pensar que corremos de um lado para o outro digo por mim, e na maioria das vezes estamos cansado para obra. Estou me recuperando de uma cirurgia e depois quero fazer a obra com bastante amor. Obrigada
Muito oportuna e urgente esta mensagem! Precisamos ter o caráter de Cristo em nossas escolhas e na prática de nossa fé valorizando não o ter mas o ser, compreendendo esta verdade como ser luz e ser sal, fazer a diferença!
Que Deus continue abençoando este veículo precioso de comunicação à fim de levar vida e paz aos corações de todos(as) que dele se utilizam!
Engraçado: desde criancinha que ouço ser o pós vida muito melhor (…). Minha razão e inteligência humana me leva a concluir: “se assim o é! por que não antecipamos logo o passar dessa pra melhor?”.
Bem sei que se irá justificar que “isso, não podemos fazer”; não temos autorização para tanto; que Deus não permite a prática do suicídio… E TUDO MAIS, NESSA LINHA DE RACIOCÍNIO que vai de encontro à razão do pensamento humano que conclui: SE TUDO E TODOS FALAM QUE É MELHOR… ENTÃO, NÃO TEM SENTIDO FICARMOS AQUI (?). Pra que insistir em uma cano furada? Quanto mais aqui ficamos mais adversidade sofremos; passamos por período de fé, de fraqueza de fé, de adversidades, nas quais cometemos atrocidades, nas quais entristecemos ao Criador… enfim, FICAR AQUI PARA SER SUMETIDO A TENTAÇÕES E A VARIAÇÕES DE DIVERSAS, FICAR À MERÇA DA COISA MALÍGNA…
Bem, despido de toda hipocrisia de uma falsa manifestação da obviedade que é a conclusão e opção por abreviar os dias não tenho outra coisa a dizer: SENSATO SERIA OPTAR POR CEIFAR NOSSA JÁ SABIDA BREVE EXISTÊNCIA NESSE MUNDO, DOMINADO PELO CÃO!