“Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.” (Filipenses 1:6 ARA)
Eu tenho dois filhos, hoje adolescentes, a quem tentei durante toda a vida ensinar que não se deixa coisas inacabadas. Tenho amigos com quatro faculdades, todas interrompidas. Conheço pessoas com casamentos interrompidos. Muitos que estão ao nosso redor começaram a caminhar na fé e até foram bem, mas pararam.
Deus completa o que começa e devemos ser seus imitadores, portanto não nos cabe começar o que não poderemos ou nem pretendemos concluir. A boa obra que Deus iniciou em nossa vida VAI ser completada, não há dúvida sobre isso, não há sombra de indecisão. Meu querido, estou literalmente cansado de tanto trabalhar cobrindo falhas e ausências de pessoas que não precisavam se comprometer, mas deram o nome e não apareceram ou caíram fora quando ficou pesado.
Não bastassem as coisas práticas do cotidiano, temos situações assustadoras como relacionamentos (namoros, casamentos, amizades, discipulados, pastoreio) e atividades do reino (ministérios, congregar na igreja local, ser fiel na parte financeira, etc).
Isso assusta por que é tão bom viver e servir a Jesus que, se alguém desiste ou abandona, fico me perguntando o que poderia ser melhor. É idolatria, no fundo, pois ao abandonar a fé a pessoa está dizendo (com atitudes) que Jesus não é bom o suficiente e outra coisa é melhor, seja um copo de bebida, um cigarro, um cônjuge, ou qualquer que seja a moeda de troca.
A nós cabe sermos fiéis e perseverar até o fim, sem desistir. Começou termine, iniciou conclua. Estou plenamente certo que é isso que Deus espera de nós. Outras traduções usam o termo ‘fiel para completá-la’. Sejamos também nós fiéis ao que iniciarmos.
“Pai, não permita que minha fraqueza ou limitação impeça de prosseguir até completar tudo que eu começar. Não quero ser contado entre os que desistem, seja do que for. Ajuda-me.”
Mário Fernandez
Que linda reflexão! Realmente é isso que precisamos, ser fiel aos que iniciarmos, ser imitadores de Jesus, sabendo que ele é fiel em tudo, sua palavra não muda. Obrigada por abrir meus olhos e me fazer refletir minhas atitudes.
Vou acrescentar mais uma coisinha (faço isso pq entendo que devamos nos despir de comportamentos cínicos aos quais não acreditamos e daqueles que insistimos em dizer que “vivemos”, quando a obviedade aponta para o lado extremo): diz respeito a hipocrisia explícita de que A MAIORIA ser levada às coisas Espirituais pela dor – excepcionalmente, pelo amor. Bem vemos que é NA VELHICE, na doença (…), na necessidade que buscamos a Deus, com maior afinco e batemos no peito: ESTOU SALVO; DEUS É BOM DEMAIS; (…); SOU UMA PESSOA RENOVADA E VIVO EM CRISTO. Infelizmente, essa nossa natureza humana, amaldiçoada, nos conduz a comportamentos desprezíveis. De minha parte, com sentimento de desprezo absoluto pelas coisas terrenas, peço a Deus que NADA ME DÊ; para que não me apegue a essa vida miserável dos “prazeres” LEVIANOS desse mundo e, ME APEGANDO A ISSO, venha a me esquecer do Criador (o que é de costume, acontecer). Assim, meu intendo é que não outro: DEUS, NÃO ME RETIRE A FÉ! FÉ NAS COISAS QUE CONCERNE AO SENHOR; e é nessa FÉ que tenho certeza que supero TODAS AS COISAS: o falso amor doentio, a debilidade física, as traições humanas… enfim, TUDO!
… e que Deus tenha misericórdia de mim (de nós)!!!
Oi Mário! Há tempos atrás, se eu lesse seu artigo, me desabaria de tanto chorar. Hoje chegando à velhice vejo que a partir do momento em que me entreguei totalmente ao Senhor Jesus, Ele está trabalhando em meu carater.
O Espirito Santo me fala todas as vezes que tento desistir de algo que comecei e que sei que é da Sua vontade.Qdo. eu era jovem recebi um apelido que já rejeitei em nome de Jesus: Metade! pois deixava pela metade o que começava. Mas o Deus do impossível, me curou e me libertou disso,
Obrigada por essa oportunidade de compartilhar sobre a fidelidade do nosso Deus.
Este texto me falou muito profundamente, pois as vezes na ânsia de fazer o melhor para Deus, iniciamos muitas coisas sem contabilizarmos o tempo necessário para completarmos ou colocamos um tempo estreito onde a qualquer emergência nos atropelamos e entramos num labirinto do “efeito Dominó”, onde quase sempre nos machucamos quando não machucamos os outros também. Como fazer, para não errarmos, como saber a medida certa dos “sins”. Quando dizer sim para Deus e para os homens. Deveria ter um maquininha para somar e contabilizar o nosso tempo x tarefas x resultado.
Que o Senhor nos dê sabedoria de assumir compromissos.
Se tiver alguma sugestão de cálculo, envie por favor.
Palavra abençoada!
Que o Senhor continue te usando como um vaso na mão do oleiro.
Quem já não desistiu….., ou parou no meio do caminho…., ou se assustou com o trabalho que começou a ter, com os problemas que começaram a aparecer, ou mesmo com a desmotivação de pessoa próxima em quem confiava, lhe disse para parar que aquilo não ia dar certo?!
Iniciamos porque era de nossa vontade! Pense nisso primeiro, pois há sempre um caminho a percorrer e vc precisa saber em qual está. Se começou o que outros lhe incentivaram, lhe fazendo acreditar que aquilo era o certo, então esta na hora de avaliar os seus conceitos com Cristo, seus valores devem estar confusos, pois Cristo não manda recados, não lhe mostra o caminho pelos outros, nem lhe diz o que é certo fazer, pelos outros…. Não queira desistir de seus projetos, porque estão dando errado, primeiro reavalie…. tenha segurança e certeza que entende os valores que Cristo quer para sua vida… Se posicione, creia, congregue, tenha um pastor para te orientar no caminho para ter Cristo fazendo parte de sua vida. Olhe pra você hoje…. o que vê… precisa de conserto… na alma, nos sentimentos…, restauração espiritual para se fortalecer… Não desista e sim restabeleça uma nova conexão com Cristo, para continuar a caminhar, sempre há um tempo novo, porque o nosso tempo, não é o mesmo Tempo de Deus, Ele sempre estará à nossa espera de braços abertos para nos orientar, levantar e corrigir nossas limitações, basta pedirmos, levar à Ele nossas dúvidas, para que Ele nos presenteie com o Seu conhecimento! Lute ! Não se sinta fraco, porque Ele é forte o bastante para te colocar de pé novamente! Reflita a cada dia, em seus passos, consciente que uma transformação para os valores de ser um Cristão vão ter momentos de exaustão, mas para isso é que ele é nosso Pai Eterno, com muitas orientações de vida, e Vida Abundante, acredite! Vale a pena! Seja fiel, pois Deus é fiel à nós não se afaste!
Mário, não podemos permitir que o ladrão da alegria roube nossos sonhos, nossos planos!!!! Não podemos desistir na 1ª dificuldade,”no mundo teremos aflições, mas precisamos ter bom ânimo”, fé que Cristo está conosco nesta empreitada e que tudo, tudo dará certo!!!Persistir, caminhar mais 1 milha… é preciso, é necessário!!! Deus conta conosco!!! um abço,
Lúcia Helena (Serva de Deus, Mãe, Educadora Cristã e Brasileira, não desisto nunca!!!)
Olha, já interpretei todas as coisas com higidez e rigidez militar (sempre fui municiado de informções sobre aqueles que “agradavam a Deus”: Davi, Moisés, Jonas, Sansão…” e tantos outros. Homens aguerridos, representantes de uma MACULINIDADE que permeia a histórias de CONQUISTAS (sucedidas pelos anos da História da Humanidade – vide Idade Média e as falácias Igreja Católica…). Bem, HOJE, meu entender não é outro de que não seja: SE DEUS NÃO O QUISER, NÃO ADIANTA ESPERNEAR! Não adianta chorar, querer persistir, se municiar de tudo aquilo que concerne a miserabilidade do SER HUMANO.
Olha, já procurei me formar (3 faculdades); já procurei tirar faixa preta (lutei por anos a fio); já procurei alimentar minha condição fisica com todo tipo de suplemento alimentar e de acondicionamento; sempre procurei ter firmeza e ser estremamente radical na constancia de meus procedimentos… Enfim, minha conclusão é que não outra: não adianta bater no peito, achar que temos controle de nada, acha que podemos ter persistencia e que é assim e assado… enfim, NADA temos controle, se Deus não o quiser. O grande problema desses dizeres é sobre a indagação: bem, entaõ nao adianta nada fazermos (?); só precisamos é respirar, é? (…) e coisas nessa linha. Minha é resposta é: NAÕ SEI!!! SÓ SEI QUE SE NÃO MOVERMOS A IMPRESSAO DE DEUS PARA QUE NOS VEJA EM MISERICORDIA ESTAMOS FU… E NÃO ADIANTA CHORAR! Se Deus não se compadece de nós TUDO QUE MEXEMOS dá errado: pode formar na melhor escola (naõ arrumará emprego); pode arrumar a mulher mulher do mundo (não a consiguirá amar); pde dar melhor ensino possivel para os filhos (não consiguirá que tenham dignidade de comportamento)… Olha, por vezes fico EM DESESPERO, pois me vejo COMPLETAMENTE à mercê do malígno e me sobrevem a sensação de impotencia… SÓ DEUS! MISERICORDIA
Obrigada pela mensagem que me edificou muito neste início de noite. Que Deus o capacite a cada mensagem, fazendo com que sua luz resplandeça em cada leitor.
Que Deus nos nos ajude a perseverar até o fim olhando para Aquele que completará a boa obra em nós.
Grande abraço
A mensagem falou muito ao meu coração e irei compartilhar com muitos. Creio que o Senhor espera isso de nós. Que o Senhor continue a te inspirar, valeu!!!
Paz e Graça, faz tempo que não comento os temas da ICHTUS, sobre este tema hoje tivemos uma reunião com uma pessoa que serve a Jesus há muito tempo, de fala macia e muita paciência; ela mostrou que o que trazemos da nossa casa e sem resolver, perdoar, nossos pais, levamos conosco, e juntando marido e mulher, serão 100% de problemas, 50% de cada um. Assim temos que levar até Jesus e pedir que Ele nos cure para não repetirmos os erros. Preciso da ajuda de Deus para prosseguir no casamento, em mim não há nada de bom, somente com Jesus sou mais que um Vencedor.
Esta Palavra é tão viva quanto EFICAZ, minha oração é que o Pai ajude nos ajude a confessarmos nosso pecado em tantas vezes termos por puro relaxamento deixado as coisa pela metade, inacabadas, incompletas… e não nos sentirmos mal por isto. Obrigada!
Linda mensagem! Recebi muito através dessas palavras e me asseguro nesta promessa verdadeira: “Que Aquele que em mim começou a boa obra, há de aperfeiçoá-la.” Aleluia!!! DEUS seja louvado.
Eita! fui abençoado de novo, heeheheheh.
Obrigado Deus pelo ichtus.
Obrigado,tenho avançado com o propósito de concluir tudo que comecei mais as barreias e dificuldades tentam frustrar,somente na força do espirito santo de DEUS tenho tido forças para não desistir,abraço