“Assim aconteceu o que as Escrituras Sagradas dizem: ‘Abraão creu em Deus, e por isso Deus o aceitou.’ E Abraão foi chamado de ‘amigo de Deus’.” (Tiago 2:23 NTLH)
Há alguns anos aprendi com um amigo muito amado que a amizade genuína não se baseia no que fazemos um para o outro e muito menos no potencial de tirar vantagem da outra parte. Há um outro nome para isso, mas nem vem ao caso. Amizade sincera e profunda não depende do que é dado, cedido, emprestado, feito ou deixado de fazer. É baseada no coração.
Abraão exemplifica isso de forma bastante interessente sendo citado aqui por Tiago. O fato dele crer em Deus foi considerado um ato de justiça e Deus aceitou isso como algo valioso, aceitando a Abraão como amigo. Evidentemente Abraão não foi o único que foi assim considerado por Deus ao longo da história, mas sua menção nas Escrituras Sagradas merece ser destacada.
O que Deus fez para Abraão para ele tirar vantagem? Ao que tudo indica, nada de muito grandioso até aquele momento. Fez sim, e fez muito, mas depois. O que fez Abraão para merecer a amizade de Deus? Certamente que nada de que Deus precisasse, portanto não foi por tirar vantagem que o processo aconteceu. Igualmente certo é que Deus aceitou sua submissão e obediência, coroados com uma fé robusta e consistente, como algo de grande valor. Nasce então uma amizade.
E as nossas amizades, como começam? Como são mantidas? A custa de quê nos consideramos amigos de alguém? A custa de quê somos considerados amigos de alguém? Sou amigo porque sou pastor? Ou porque posso influenciar alguma situação? Péssimo caminho, péssimo começo, péssimo indício de final.
Sou amigo porque isso brota em meu coração e sinto de Deus direção para isso, independente de nunca poder ter nada em troca. Ótima postura, ótimo caminho. Não é tão divertido, mas é muito mais abençoado. Talvez isso explique porque temos tanta gente se dizendo filho de Deus e tão poucos que demonstram uma vida de Abraão.
“Pai, não quero ser sangue-suga do Senhor porque tens poder para me abençoar. Quero ter um relacionamento contigo baseado em amor.”
Mário Fernandez
Flávinha não fique triste, pois para o senhor jesus vc tem um valor incalculável.
Santo Deus,estava navegando,e achei este saite,nossa que lição de moral.Eu sofro muito com isto,tanto,virtual real,vou fundo nas minhas pouquissimas amizades,talvez conhecidos,pois sei agora que amigos,não existe,tenho uma depressão muito fote,por ser muito sozinha,este site,veio,mais ainda,me fazer crescer madurecer,e veja bem não coloco,comentarios,mas neste,nossa,eu choro,pois o mundo que estamos e ser fingidos,ter estatus.Deus proteja este site,pois coloco,no orkut,e me deletam,não gostam de ler a verdade,mas coloco,em nomes de vcs,e digoo site,mas me deletam,nunca passei de 100,pois não existe mesmo.Fiquem com Deus e que Deus e Virgem Maria estejam com vcs,pois Deus tudo Pode tudo Ve,Deus Prove Deus Provera.Amem
Sei que o teor da amizade é uma essência que só Deus pode explicar. Apesar das poluições do tempo com envolvimento do homem, podemos encontrar pessoas com suficiente sentimento Divino de expressar a amizade com interesse de amizade, apenas.
Eu penso que temos a tendência de compreender incorretamente o que significa Amor e logo confundimos com Gostar e Concordar….Certamente Abraão ao Crer permaneceu confiando que TUDO que Deus lhe dissesse sempre seria para o seu bem, sem questionar a mente de Deus….muitas doutrinas levam o rebanho a crer que Deus fará o que pedirmos e desejarmos, sem levar em conta que oramos: Seja feita à sua Vontade…Por isto temos vivido ansiando por bênçãos de Deus e não por quem Ele é…por isto seus sinais não tem se manifestado, pois acompanharão os que crerem e não os que pedirem…
Concordo plenamente com o que foi colocado….o verdadeiro amigo não pensa em retorno, o amor que ele tem pela outra parte é sincero, e o verdadeiro amigo não mede esforços para proporcinar a outra parte alegria, mesmo porque quando existe a amizade sincera, nada é esforço na realidade é prazer, temos o prazer de ajudar a outra parte, de vê essa pessoa bem….o amigo quer amparar…cuidar, ajudar….na minha opinião a verdadeira amizade é o amor sem intenções.
O segredo é crer. Foi isso que Abraão fez e por isso foi chamado AMIGO DE DEUS. Que Deus me ajude a crer em suas promessas, principalmente agora que estou doente.