“Você sabe muito bem que ele é bom e que quer fazer com que você mude de vida.” (Romanos 2.4, NTLH)
Estou pasmo, admito. Sou um crítico confesso e convicto de pessoas que dizem ter se convertido, recebido a Jesus, se vinculado à uma igreja, etc – mas a vida e as atitudes não mudaram, não mudam e não dão sinal de mudança. Sempre fui e sempre serei crítico disso. Mas agora estou pasmo, pensei que tinha visto de tudo… Agora eu vi gente defendendo abertamente que mudar de vida não é necessário, ou não faz parte da vida cristã. Não posso concordar com isso. Para ser sincero, me revolta ouvir isso.
O texto de Romanos que escolhi para esta meditação não tem como ser mais claro. Dois conceitos estão ali interligados visceralmente – Deus é bom e quer mudar nossa vida. Faz parte da sua bondade ou é demonstração de bondade? Não faz diferença. Quer nos mudar por causa da bondade ou é bom porque quer nossa mudança? Indifere.
São duas coisas, são dois fatos. Fato 1 = Deus é bom. Fato 2 = Ele quer mudar nossa vida.
Mudança de vida é sinônimo de evangelho, é inseparável do conceito de boas novas, de salvação e de novo nascimento. Se Deus quer isso, não querermos isso é pecado. Não tem outro nome para ser colocado. Eu leio a Bíblia quase que diariamente faz praticamente 30 anos e nunca encontrei nada que sugira que eu posso mudar de vida se eu quiser ou não. Pelo contrário, vejo listas enormes de recomendações acerca de mudanças. Aquele que mentia mão minta mais, o que roubava não roube mais, amem os inimigos, quem está em Cristo é nova criatura, renovai a vossa mente, transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, não vos conformeis a este mundo. Evangelho é mundança.
Mesmo me restringindo a uma análise lógica e racional, temos que mudar de vida. Pense comigo. Se eu ganhar na loteria e ficar milionário vou continuar vivendo igualzinho? Se um jovem se casa vai continuar vivendo igual? Se um senhor de idade fica viúvo continua vivendo igual? Ao se formar na faculdade nada muda? Se trocar de emprego ou se mudar de casa nada muda? Se alguém fizer um transplante ou for curado de uma doença séria, nada muda? TUDO muda o tempo todo, dizem que a única constante deste mundo são as mudanças. Agora, me responda com sinceridade: como é que receber a Cristo ou conhecer o evangelho não vai mudar minha vida?
As mudanças podem ser para melhor ou para pior, mas precisam acontecer. No caso específico do evangelho as mudanças devem ser para melhor, ao menos na maioria dos aspectos. Nossa falha de caráter ou nosso pecado pode nos piorar em alguma coisa, mas a culpa não é do evangelho e sim do pecado em nós. E nem isso é desculpa para não melhorarmos a pessoa que somos.
Mudemos irmãos, mudemos. Mudemos para melhor, sejamos transformados por Deus em algo e alguém que Ele aprova, deseja e recomenda. Deixemos de mentir, façamos o bem, estendamos nossas orações a todos, aprendamos a perdoar, melhoremos o trato com as pessoas, sejamos empregados melhores, purifiquemos nossas conversas, escolhamos melhor o que vemos e ouvimos, santifiquemos nossos relacionamentos, sejamos mais leais e mais fiéis, oremos mais, meditemos mais na Palavra de Deus, ajudemos mais aos pobres do que temos ajudado, anunciemos a salvação a todos que conosco convivem, tratemos melhor nossos filhos e cônjuges, sejamos menos materialistas, aprendamos a entregar nossos anseios ao Senhor, sejamos mais mansos e pacientes… preciso continuar? Acho que não. Já ficou bem claro que tem muito para ser mudado.
Viver o evangelho não é um conjunto de regras, mas SE fosse, provavelmente a primeira regra seria algo assim “Ame a Deus acima de tudo” e a segunda seria “MUDE, por favor, mude para melhor”.
“Senhor, eu não quero me conformar a este mundo, mas quero mudar de vida e me tornar mais e mais semelhante a Jesus em caráter e bondade. Me ensina e me fortalece pois sozinho não vou conseguir.“
Pastor Mário:
Quem absorve o evangelho, quem permite que o evangelho entre nele, precisa se parecer com o evangelho do reino.
Muito bom, Pastor Mário! Realmente, se não mudarmos de vida com o evangelho, significa que não houve arrependimento e sem arrependimento não há conversão e, dessa forma, é impossível sermos semelhantes a Jesus. Tem que haver mudança do estilo de vida do mundo para o estilo de vida do evangelho.
Palavras centradas no Evangelho de JESUS
Gloria a Deus! Pensei que era eu o único a pregar sobre “mudança de vida
e transformação”. Glorias a Deus que tem mais obreiros que não se “conformam
com este mundo”, com o evangelho da conformação e não da transformação.
Deus continue o abençoando pastor.
Evangelista Acioneo Geraldo Filho
Artigo muito bom e bem firmado nos ensinos da palavra de Deus…
PAZ!
AMEI O ESTUDO!!!
Caro irmão em Cristo Mario Fernandes
Concordo em tudo que escreveste neste artigo.
Eu ja estou pasmo e indgnado a muito tempo pois sofri serio revés com este cristãos dissimulados egoístas fofoqueiros difamadores e caluniadores.
Existe um forte ministerio no Brasil que em seu nome usa a palavra Reconciliação só que não pensa nas almas e não se reconcilia com ninguem.
Lideres que se desviaram das palavras de Jesus e caminham na direção oposta de seu Evangelho.
è a nossa prova irmão é o nosso espinho na carne.
Mas vamos dar as mãos e seguir em frente.
Pr.Adriano B. Martins
abm15mba@gmail.com
Graça e Paz!
Palavra veio de encontro a duas pregações que ouvi pela manhã. Mudança e abandono do pecado!
Deus abençoe Pr Mário
Alexandre Miguel – SP