Mário Fernandez

Maldição e Perdão

“Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.” (2 Samuel 12:10 ARA)

Este texto mostra Davi sendo amaldiçoado por Deus por conta de uma grave falha cometida por ele envolvendo assassinato, adultério e mentira. Uma leitura dos textos adiante mostra o cumprimento desta maldição até a morte de Davi em 1 Reis 2. Ainda que chamado de homem segundo o coração de Deus, Davi cometeu muitos erros em sua vida, alguns muito sérios.

O que devemos realmente aprender com este exemplo é que não há nada que nos “imunize”, como se fosse uma vacina, contra as consequências do nosso pecado. Se nos arrependermos podemos contar com o perdão de Deus, mas nem sempre isso será sinônimo de ter apagadas as sequelas do que fizermos. Os versículos seguintes mostram o desenrolar desta história, mas a espada não se afastou da casa de Davi.

Precisamos entender que Deus nos perdoa e isso por si só já é algo extraordinário e sobrenatural. Mas nem sempre poderemos contar que os rastros de nossos erros serão apagados e isso poderá implicar, como na vida de Davi, em arcar com suas consequências pelo resto da vida. Isso não faz Deus ser menos Deus e nem tampouco invalida Seu perdão, Seu amor por nós e Sua boa vontade. A exemplo de Davi, ascendente de Jesus, não necessariamente isso implicará em questão de salvação, nem mesmo no conceito de Deus a nosso respeito, pois Davi não deixou de ser o homem segundo o coração de Deus por causa de seus erros. Aliás, ele o era por sua capacidade de arrependimento.

Nunca podemos esquecer que o trono de Deus é assentado sobre justiça e juízo, ainda que Ele seja amoroso. Devemos estar sempre prontos a arcar com os efeitos de nossos erros, pois existe uma concreta possibilidade disso acontecer. Isso deveria nos motivar, fortemente, a evitar os erros que pudermos.

Continuaremos errando, pois somos humanos, mas se pudermos resumir nossos erros somente às nossas fraquezas e lutas contra elas, teremos menos consequências para arcar.

“Senhor, quero me dedicar intencionalmente ao meu aperfeiçoamento diante de Ti, para que não precise pagar por erros que não terão seus rastros apagados. Fortalece-me e ensina-me a te glorificar.”

Mário Fernandez

21 thoughts on “Maldição e Perdão

  1. Avatar Maria da Glória Moreno da Costa disse:

    Sou grata a Deus e me sinto privilegiada por receber mensagens edificantes que tanto fazem bem a almaDeus continue os usando poderosamente. A paz do Senhor!!

  2. Avatar Valéria disse:

    Prezado José Francisco,

    A Palavra não fala sobre maldição, o Pastor apenas cita a maldição que Davi sofreu, no entanto , ele fala de estarmos cientes que o amor de Cristo não nos livra das consequências do nosso pecado. Aquela falsa interpretação de hoje em dia e que Paulo deixa muito claro para todos nós quando diz em :Gálatas 5:13
    “Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.” Hoje há uma tendência equivocada de se justificar todo nosso pecado pela Graça. Só na Graça de Deus há Liberdade, agora, vamos observar o que Paulo disse, afinal, se confessarmos, Nosso amado Deus certamente nos perdoará, mas não estaremos livres das consequências do nosso erro… É apenas isso, não é questão de maldição, pois Ele, Cristo, já riscou toda cédula que havia contra nós, não estamos debaixo de maldição alguma. Graça e Paz!

  3. Avatar josé francisco gresenberg neto disse:

    Pois é caro Mário Fernandez eu realmente concordo com sua interpretação.

    Agora se estivermos corretos voce está conseguindo me levar à uma confusão danada. Por que?

    Bem, toda vez que alguém menciona um texto do VT, lá vem o pastor, o prof. da escola dominical, etc. dizendo que Cristo resolveu tudo com o seu amor pela morte na cruz.

    Alguns erros permitiam a pena de morte e que eu saiba Deus não impedia. Mas agora, temos o amor de Cristo….

    Agora vem voce e fala de maldição, mas e o amor de Cristo?

    j.f.gresenberg neto

  4. Olá Pr. Mário, achei interessante a abordagem do Pr. Eron Lopes, pois fala que cada um de nós somos chamados segundo o coração de Deus; pois temos as mesma capacidade de amar,pecar,arrependermos e sermos perdoados.(“Glória à Deus”). Na questão da conseguência do pecado fica muitas vezes no momento a sequela,o sitomas são raiva,falta de paz,alucinações,pensamentos contrários a Deus, que nos impede neste momento de fazermos coisas boas para nós mesmos. Ó minha gente sei que não é fácil,principalmente para aqueles que não teve princípios biblicos desde sua infância, mas creio eu que Deus é Bom e miserircódioso para segurar nassas maõs e nos abrarçarmos com seu grande Amor,então vamos fazer nossa Aliança com Deus através do sangue derramado de Jesus que nos faz um novo ser e apaga nosso velho ser.
    “Bendito seja o nome de Jesus”
    Giovani Machado

  5. Avatar samuel disse:

    Gostei muito desta palavra sambendo q Davi éra segundo coração de Deus e ele sabia q Davi poderia erra sim + se homem se arrepender dos seus maus caminho Deus usara de sua misericodia como fez com Davi…abraçs Deus abençõe

  6. Avatar Adans disse:

    Concordo com as palavras do irmão.

    Com certeza Deus perdoa mas deixa que assumamos as consequências do pecado.

    Por isso, acredito que diante de desgraças, não é correto quando alguém diz:
    “-Deus quis assim.” – ou
    “-Era da vontade de Deus.”

    Pois, às vezes, essas desgraças são os frutos de nossos pecados e escolhas. Mas é claro que tb existe o imprevisto que sobrevém a todos nós.

    Foi ilustrado esse fato assim:

    Um botão de rosa transpassado com vários alfinetes, que são os pecados e erros. Mesmo depois dos alfinetes serem retirados e o botão florescer belamente, as marcas dos alfinetes retirados…permanecem.

    Em outras palavras, Deus perdoa nossos pecados, desde que haja arrependimento, mas as marcas, as cicatrizes ficam. Talvez colheremos as consequências.

    Vale a pena, aprendermos com essas experiências penosas para não sofrermos novamente com os mesmos erros.

    Abraço a todos.

  7. Avatar disse:

    Amem,fazemos menção a Exelencia do Senhor.
    As consequencias deixadas pelas maldições é que tem levado tantas pessoas a brigarem com Deus, como se isto mudace a postura e a perssonalidade de Deus, o perdão nos garante a salvação o que já muito mais do merecemos, mas as consequencia é nossa, e muitas vezes é bom, para nos dos nossos mal feito.

  8. Avatar lu disse:

    bom dia a paz essa reflexão veio pra mim na hora certa fui traida e descobri quando eu ouvi doeu muito mas olhando a vida de davi vejo que msm em disciplina ele nao deixou de servi a deus por me ajudou a libera perdão pq com a falta de perdão vem a maldição fica na paz

  9. Avatar margarett nascimento disse:

    VCS SÃO ABENÇADOS MESMO PO DEUS,CADA PALAVRA DITA ,CADA LINHA ESCRITA TRAZ UM RECADO DE DEUS PARA MINHA VIDA.SEMANA PASSADA RECEBI UMA MAENSAGEM QUE TINHA COMO TÍTULO SE NÃO ME FALHA A MEMÓRIA,”FALE A VERDADE” E EU ESTAVA PASSANDO POR UMA SITUAÇÃO NO TRABALHO,ONDE FALAR A VERDADE ME COMPLICARIA,PORÉM DEUS JÁ HAVIA ME COBRADO QUE MESMO ASSIM FALASSE.NO AUGE DO DESESPERO ABRI MEU EMAIL E ESSA ERA A PALAVRA DE VCS.QUE OS SEUS DEVOCIONAIS VENHAM SER F0NTE DE VIDA,MANACIAIS NO DESERTO NA VIDA DAQUELES QUE PRECISAM.COM CARINHO.

  10. Avatar Lu disse:

    Essas são palavras que nós cristãos precisamos ouvir mais, a igreja tem sido negligente nas exortação do povo de Deus e daqueles que não o conheçe. Precisamos mudar nossas atitudes para termos o verdadeiro evangelho!!!!

  11. Avatar Rose disse:

    Deus seja louvado!! Através desta mensagem abri meus olhos para o erro que estou cometendo, e peço perdão a Deus por ele, pois não quero continuar no erro e sofrer as consequências. Peço que orem por mim, para que possa me libertar de todas as tentações que aparecerem no meu caminho. Amém.

  12. Avatar Jorge Audi disse:

    Amado Pastor, sempre me maravilho com a palavra de Deus que tão maravilhosamente escolheu os seus servos para bem nos orientar até que todos nós cheguemos à perfeição, que ocorrerá com a vinda o Senhor Jesus para nos buscar e é nessa esperança que vivemos, porque outrora cometíamos coisas horríveis (1 Co. 6:10-11)contra nosso Deus, mas fomos alcançados pela sua graça misericordiosa, mediante o sacrifício perfeito e único de Jesus Cristo, autor e consumador da Fé.
    Meu versículo, embora para muitos pareça contraditório é (Sl. 119:71 Foi-me bom ter passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos), pois uma grade decepção quase me desestrutura, mas foi assim que reconhecendo onde eu pecador que sou estava errando, foi aí que o Senhor me chamou e me aceitou, seu olhar penetrante igual como no dia que Pedro o negou por três vezes, chorou copiosamente arrependido, onde Judas não teve a mesma experiência, e sabemos o seu fim.

  13. Avatar José Adilson Valderramas disse:

    Amado irmão! Pelo que conheço da palavra de Deus, creio que neste caso o termo maldição é muito pesado, creio que nós filhos de Deus por méritos totais de Jesus, assim como Davi um homem segundo o coração de Deus, estamos sim sob a disciplina de Deus, e não somos amaldiçoados pelos erros (pecados) que cometemos. A palavra de Deus diz disciplina aos que ama. Também diz que: “Se estais sem correção sois bastardos”. Seus devocionais tem sido uma benção para mim, mas permita-me apenas desta vez discordar do termo maldição, pois todas elas Jesus tomou sobre Ele na cruz.

  14. Avatar Pr. Eron LOpes disse:

    Tenho alguma discordância quanto a interpretação de ser Davi um homem segundo o coração de Deus. Não vejo Davi como um homem diferente, senão por ter sobre ele os olhos divinos de Deus. O que Deus declara quando usa a expressão “segundo o meu coração”, é que os critérios de escolha de Davi são de Deus. Ele escolheu e não o povo, (ou Samuel). Hoje, todos nós, que fomos escohidos “desde o ventre”, somos escolhidos individualmente, segundo os critérios de Deus, portanto, somos todos homens e mulheres segundo o coração de Deus, com a mesma capacidade de amar, de pecar, de arrepender-se e sermos perdoados apresentada por Davi.

  15. Avatar Valéria disse:

    É muito bom logo pela manhã poder ouvir uma Palavra de edificação. Sei que “meu pecado está sempre diante de mim” e sei o quanto custa assumir as consequências. Se não fosse pela misericórdia de Deus já teria desistido ha muito tempo dessa vida. Só Ele me sustenta, embora as vezes venha a pensar que não vou aguentar. Se Ele me dá tudo que preciso para ser feliz, porque é tão difícil ser?? Deus te abençoe Pastor Mario.

  16. Avatar Jorge Alves disse:

    Muito obrigado pelos textos abençoadores para nossa vida. Principalmente este.

    Sempre em Cristo…

  17. Avatar clorinete disse:

    esta mensagem é muito proveitosa para todo mundo pois muitos pensam que podem pecar e não ter que se arrepender dos pecados; mas vemos por esta palavra que todo pecado tem uma consequencia , embora o perdão de Deus é de fato e de verdade pois ele não nega a seus filhos o perdão pq nos ama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *