“Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.” (1 Coríntios 9:27 ARA)
No meu entendimento escravo é quem obedece e não o contrário. Se assim é, o corpo pode ser reduzido à escravidão e portanto ser dominado pelo seu dono. Infelizmente, a quantidade de pecados cometidos com o corpo, especialmente contra ele, são inúmeros e merecem tanta atenção quanto qualquer outro.
A prostituição e o adultério são bastante óbvios e infelizmente ainda se encontram no seio da igreja, apesar de todo esforço para vencê-los. Mas estes estão nos holofotes, então quero focar nos demais, que certamente podem ser considerados menos “sérios” mas que prejudicam uma vida atrás da outra.
Na igreja onde congrego praticamos e ensinamos que não se deve beber nada alcóolico, de tipo ou em quantidade alguma. Isso por dois motivos: dá um exemplo mais idôneo (não há como alguém saber se é o primeiro ou o décimo gole) e nos dá uma margem segura contra embriaguez. Sem tomar o primeiro gole, a certeza é total.
Mas e quanto à preguiça? É listada como dom espiritual ou se pratica fora do corpo? A legião de molengas se arrastando pelas cidades, aos meus olhos, tem crescido às custas de uma sociedade indiferente e isso nos inclui. Algo precisa ser feito sob pena de sermos patrocinadores deste pecado.
E quanto à gula? Nem todo gordo é guloso e nem todo guloso é gordo, então não julguemos pela aparência. Mas o pecado está aí. Pessoas comem até passar mal, ou já vão ao jantar com medicamento no bolso pois sabem como vai terminar.
E aqueles que idolatram seus corpos? Homens e mulheres que sacrificam tudo, inclusive seu tempo devocional, para malhar e continuar “sarados”. Já ouvi mulheres comentando que jamais engravidariam pois isso “estragaria” seu corpo para sempre.
Seu corpo tem dono e está escrito em 1 Coríntios 6:19. Seja bom inquilino por que a tenda é alugada. Traga seu corpo sob domínio como um verdadeiro escravo para que ele o sirva e não se deixe dominar por ele.
“Pai, tem misericórdia de mim. Eu não consigo vencer sozinho nem mesmo o mais básico dos instintos do meu corpo e preciso de Tua ajuda. Fortalece-me.”
Mário Fernandez
Como sempre, esta mensagem falou muito ao meu coraçao pelas seguintes necessidades: “esmurrar o meu corpo e o reduzir à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesma a ser desqualificada”, como nos ensina o Ap. Paulo em 1 Coríntios 9:27; lembrar que meu corpo tem dono, ser boa inquilina por que a tenda é alugada e o trazer sob domínio do Espírito Santo. Amém!
Grande abraço com saudade.
beber so um golinho nao mata o corpo mas mata o espirito.um abismo chama outro abismo,entao melhor nao beber nada,a nao ser da agua da vida JESUS
Amado e querido Pastor,
Alguns pontos:
Quanto ao consumo da bebidas alcoólicas – 1.° o Culto ao Senhor deve ser racional; – 2.° o álcool tira completamente a razão, quem já bebeu sabe bem o que estou dizendo.
Quanto à preguiça – é sabido de todos que o programa do governo estimula com base no cabresto a muitos brasileiros, onde no intuito de assistir ás famílias estão de fato contribuindo para tal preguiça e outro problema mais sério ainda, pois muitos cartões desse programa acaba retido nas mão dos traficantes por dívida contraída “quem quiser investigue”. Solução seria emprego para todos.
Quanto à gula – esse é de fato um dos pecados mais comuns e que deveria ser combatidos com um simples obedecer da palavra pois se vemos o irmão, seja na fé ou na carne, passando necessidade, porque não dividir o que estamos comendo? Precisamos urgentemente trabalhar nesse sentido até mesmo para nossa saúde…
Quanto à idolatria de si mesmo – essa é demais e bíblico (II Timóteo 3:2 pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios,
3 sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem,
4 traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
5 tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também desses.
Deus tenha piedade de todos nós.
Prezado Pr. Mario,
Quanta sabedoria, quanto ensinamento, já venci alguns dos itens citados, nunca fui um grande bebedor, porém, nunca sabemos aos olhos dos outros qual é a imagem que repassamos, se não tomarmos o primeiro gole, certamente saberão que não fazemos parte dos que ainda bebem, Graças a Deus.
Abs.
José
A Paz…Essa palavra foi poderosa..Que Deus abençoe..
Gostei muito do texto.
Precisamos cuidar desta casa temporária que é nosso corpo de forma digna. O corpo deve ser um servo do nosso papel espiritual e não o inverso. Diariamente o mundo instiga para que o inverso aconteça. É preciso ser firme nos propósitos de Deus.
É no dia a dia que podemos praticar o cristianismo. Nossas escolhas precisam refletir isso.
Fico muito triste quando a teoria fica tão longe da prática e que as vezes “nem percebemos” que estamos testemunhando na prática com ações o contrárias a que acreditamos. O processo de aproximação de Deus é interior, mas certamente ele transparecerá na fala, nas ações…
Obrigada por proporcionar mais este momento de reflexão.
Que Deus tenha misericórdia e mim e que me fortaleça para ser digna no meu dia a dia e que minhas ações exalem o seu bom perfume.
Saiba que esses textos tem interferido na vida de muitas pessoas.
Talvez já não tenha mais a dimensão do quanto tem colaborado. Divulguei este site para várias pessoas que por sua vez divulgaram para outras. Sentimos falta dos textos. Que Deus continue te inspirando ricamente.
Att,
Marina
SHALOM!
DOU GRAÇAS A ADONAI POR TER TAMBÉM ESSES ENSINAMENTOS DA PARTE DE MEUS APÓSTOLOS. MAS A PEGADA ESTÁ FEIA MESMO NO MEIO DO POVO DE DEUS. MISERIHELP!
Concordo com tudo o que foi dito, e concordo também que precisamos da ajuda do Espírito Santo de Deus quanto as nossas fraquezas. Não devemos julgar ninguém, pois nós mesmos praticamos esses pecados, tais como: gula, auto idolatria etc. Realmente a tenda é alugada, e temos que zelar para que ela não se rasgue, para que não sofra inundações de qualquer espécie, e possa guardar sempre muito bem protegido Àquele que veio fazer morada nela e também é seu guardião, o Espírito Santo.Muita paz para todos.
Faz teeempo q recebo os devocionais e não havia comentado ainda… O de hj está como sempre: muitobom e edificante! Parabéns!
Adorei a mensagem como tantas outras, Aquilo que preciso saber para viver diante de Deus buscando santidade.
Meu comentário é baseado em minha própria vida, pois não poderia me basear em algo que não conheço, e afirmo que é verdade meu corpo muitas vezes me domina como um cão, “Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo”. Rom. 7:18-19 Talvez se Paulo vivesse hoje, diante dessa declaração, ele não seria considerado, por eu e você, apto para ser crente, sequer então um pastor. Porém essa é uma das declarações mais sinceras e profundas desse grande homem de Deus.
“Pai, tem misericórdia de mim. Eu não consigo vencer sozinho nem mesmo o mais básico dos instintos do meu corpo e preciso de Tua ajuda. Fortalece-me.”
– Amem!
Abraço!
bom dia , são tantos capitulos e tantos versiculos que muitas vezes escapa algumas verdades. Verdadeiramente nem nosso corpo nos pertense, precisamos estar em oração constantemente para que nosso senhor tenha misericordia de nos. abraço mario.
Senhor ajude-me a vencer todos os gigantes e a preguiça é um deles, eu nasci para adorar, e quero fazer a deferença!!!!
muito obrigado A Paz do SEnhor!!!