Mário Fernandez

Sem Figos

“Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;” (Habacuque 3:17)

A figueira é um símbolo de Israel, da nacionalidade, da identidade de um povo escolhido por Deus. Simbolicamente, portanto, não ter figo na figueira significa não ter dignidade, não ter direitos, não ter unidade com seus semelhantes e conterrâneos. É símbolo de humilhação.

Habacuque com isso nos diz, poeticamente e de forma simbólica, um ensino muito profundo e poderoso. Ainda que não tenhamos neste momento dignidade nenhuma e estejamos em total humilhação, nosso socorro, nossa alegria e nossa exultação vêm do Senhor. Nenhum de nós é capaz de fazer com suas próprias forças, mas na força do Espírito Santo tudo é possível.

Atualmente o senso de dignidade está um pouco diferente dos dias de Habacuque. Consideramos dignidade ter um bom emprego, ter plano de saúde, ter estudo, poder viajar, ter alguns confortos que nem existiam naquela época. Nada disso é errado por si só, mas igualmente todos nós devemos nos alegrar no Senhor em meio à falta de dignidade. Não é importante neste momento discutir ou avaliar o seu critério pessoal de dignidade, mas aconselho meditar sobre isso num momento pessoal. As vezes, a dignidade se confunde com luxúria ou com materalismo e isso sim nada tem a ver com o Reino de Deus. O importante é entendermos que quando falta o que consideramos digno a nós, nossa alegria deve ser o Senhor.

Note que Habacuque falou em a figueira nem florescer, quanto mais dar fruto. Se não floresce não há nem ao menos promessa de frutos, de mudança de cenário, de restauração da dignidade esperada. Ainda assim a alegria deve ser o Senhor.

Nosso desafio é adorar, agradecer, alegrar-se e exultar no nosso Deus em meio às situações e circunstâncias desfavoráveis.

“Senhor, eu não preciso de dignidade para te adorar, eu preciso é da Tua Presença. Ajuda-me a caminhar em santidade para ver com Teus olhos, independente do que ocorre ao meu redor.”

Mário Fernandez

7 thoughts on “Sem Figos

  1. Avatar Jorge disse:

    Amado e querido Pastor,
    Vejo alguns “se converterem”, embora ao se apresentarem publicamente aparentam ter um chamado e que a semente ali plantada em seu campo aparentemente fecundo e por isso irá sem sombra de dúvida produzir muitos frutos(tipo 100 p/1) e, que na verdade ao sentirem o peso e dificuldade de seguir os passos de Cristo, veem seus frutos migrarem e mais que irão produzir não satisfazem nem a si e por isso desistem de andar nesse caminho. Outros vem à igreja com a teoria do toma lá, dá cá, como se de Deus se possa cobrar, afinal Ele prometeu e quem promete deve. Sim Ele prometeu e assim o fará, e por falar nisso Ele já fez, está fazendo e ainda fará, nos restando simplesmente agradecer – Lhe por seu Filho Amado, que morreu para nos salvar da ira e da maldição, perdoando-nos, e ressuscitando para nos garantir a vida eterna com o Pai em glória.

  2. Avatar Eliene Reis disse:

    Esta é uma das orações mais belas da Bíblia e umas das minhas preferidas. É o reconhecimento da soberania de Deus em qualquer situação. O que importa é adorar ao Senhor com toda a nossa força, com todo o nosso entendimento, com todo o nosso coração, sabendo que isso o agrada.
    Pastor Mário, Deus o abençoe.

  3. Avatar Moises Araujo disse:

    A Palavra de Deus diz em Eclesiastes que há um tempo para todas as coisas…

    Glória a Deus por esta, pois pude meditar em uma situação ocorrida em minha vida. Me deu muita paz.
    Obrigado.

    Moises Araujo

  4. Avatar gisele disse:

    Tenho buscado glorificar o Senhor na ssituações adversas mais sabemos que não é facil, olhar tudo de cabeça para baixo, ai entra a fé quando tudo diz que não a voz do Senhor nos encoraja a prosseguir.

  5. Avatar MARCIA MARIADELFIM disse:

    Bom dia Pastor, Mario Fernandez! Concordo quando falas que somos criados pra amar e adorar o nosso DEUS, e isto é muito bom porque “ELE” É DIGNO de receber todo louvor.Sei que também concorda que as demais coisas na vida do ser humano tem o seu valor e lugar… todavia nós sabemos que quando o indivíduo não tem essas demais coisas… somos marginalizados até pelos nossos intimos que por varios motivos… os iguais não nos olham , como pessoas dignas. É dificil, demais…
    Todavia sei que,AO SENHOR DEVEMOS TODA HONRA E GLORIA. E GLORIAS … ELE É…

  6. Avatar Kátia Cristina disse:

    Ah! Pastor Mário, glória a Deus pela sua vida.
    Esta palavra falou profundamente ao meu coração nesta hora, Deus providenciou este momento aqui no escritório, pois estou só na minha sala, e pude adorar, orar e chorar na presença desse Deus Maravilhoso.
    Tenho passadp algumas situações com meus filhos e de uns tempos prá cá tenho aprendido a me alegrar no meu Senhor, e creio que em breve terei muitos testemunhos para contar.
    Jesus é o meu Bem maior, a minha paz e a mnha alegria.
    Glória a Deus.
    Que a unção que o Senhor tem colocado sobre a sua vida se renove a cada manhã.
    Abraços.

    Kátia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *