Mário Fernandez

Escondido

“Perguntou-lhe Natanael: Donde me conheces? Respondeu-lhe Jesus: Antes de Filipe te chamar, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira. Então, exclamou Natanael: Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!” (João 1:48-49 ARA)

Quando chegar na Glória quero perguntar para Natanael sobre esse lance da figueira. O que será que o varão fazia ali de tão sério que o levou a tal quebrantamento quando Jesus disse que o viu…

Alguns especulam que ele orava e clamava pela libertação de Israel, outros dizem que ele estaria fazendo algo realmente pecaminoso, enquanto para alguns outros ele duvidava de Deus e pediu uma prova. Não importa, realmente, pois o ensino central é que Jesus conhece os fatos, conhece o nosso coração e sabe qual a palavra que vai nos desmontar. Ainda bem que Natanael ouviu e acreditou, pois às vezes me parece que vivo no meio de uma geração de surdos. E parece ser contagioso, pois quando me dou por conta também não estou escutando muita coisa. É uma disciplina diária e contínua me manter sensível e o resultado ainda assim deixa a desejar.

Se para este israelita o impacto de uma palavra como esta foi tão grande, temos de aprender alguma coisa. Aquilo que só Jesus conhece a nosso respeito, aquilo que talvez nunca quiséssemos que viesse à tona, talvez até mesmo aquele pedido que nunca saiu da nossa mente – tudo isso deve servir como forma de confirmação de nossa fé e para nos fortalecer em Cristo. Não pode ser motivo de tormento, acusação ou inquietude.

Eu diria ainda mais: não deve ser necessário que seja denunciado para que seja abandonado. Aquilo que nos envergonha ou dificulta cumprir o chamado de Deus, deve ser voluntariamente abandonado e cicatrizado, sem que seja necessário um escândalo para isso. O caso de Natanael pode não ter sido neste sentido, mas aquele homem foi balançado. Devemos nos endiretar diante de Deus enquanto podemos, pois se for revelado pode ser pior.

Natanael adorou a Deus, devemos aprender com ele. Nosso desafio é buscar no Senhor aquilo que só Ele pode nos dar.

“Pai, assim como Natanael eu reconheço que Jesus é Teu filho, meu Rei, meu Salvador. Ajuda-me a endireitar meus caminhos, ações, reações e pensamentos diante de Ti, sem precisar ser revalado.”

Mário Fernandez

7 thoughts on “Escondido

  1. Avatar elza disse:

    Bom dia Pr.
    Agradeço as mensagens, e já li este txt muitas vezes, mas hoje causou-me impacto também. Achei maravilhoso como o sr. abordou o tema, e penso que isso trará muito consolo e paz para muitas pessoas que já oraram pelo perdão de pecados ocultos, mas sempre ficam em dúvidas pelo fato de não serem confessos abertamente.Glória a Deus, por saber que Ele e Jesus são suficientes para ouvir aquilo que, as vezes, pessoas não devem ouvir. Que o Esp.St. nos ilumine e nos faça enxergar aquilo que nem sempre consideramos pecado. Deus continue te abençoando e te usando neste ministério.
    abraço.
    Elza

  2. Avatar Coisa Certa disse:

    Caro Pastor, boa tarde.

    Que isso também sirva de lição prá mim mesmo mas também que sirva para o seu ministério e vida também…..quando alguém lhe pedir ajuda, principalmente quando você se PRÉ-DISPÔS A AJUDÁ-LO(A) NÃO SE FAÇA DE ESQUECIDO, DESENTENDIDO ETC..

    Ou não venda essa imagem mentirosa….desculpe a verdade !!

    Recado dado !!!

  3. Avatar Jorge disse:

    Amado e querido Pastor,
    Já tive essa mesma curiosidade, mas creio que algo muito particular houve para que ele(Natanael) exclamasse daquela forma, afinal todo Israel estavam a espera do messias. Agora o que me chama atenção é o que o Senhor Jesus diz a respeito dele, por conhecê-lo(e a nós também): Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo!
    Ele pode eté ter duvidado de que de Nazaré não pudesse vir coisa boa, mas a resposta de Deus à sua possível conversa com Deus tenha vindo tão rápida e por Ele mesmo.
    Quanto às duvidas eu particularmente as defendo e lembro-me de que está escrito a respeito de Gideão e de suas dúvidas e pede ao Anjo do Senhor um sinal para provar de que Ele era realmente que diria ser, e em outra ocasião fez a prova da lã e do orvalho.
    Abraão e outro tiveram também suas dúvidas, mas que no fim foram todas tiradas por aceitarem as suficientes provas que Deus concedeu e hoje para nós a prova maior que é Cristo Jesus, que morreu para que nó possamos voltar ao princípio que é a fonte da vida e por isso ressuscitou para que tenhamos a garantia da vida eterna com Deus em seu Reino.
    Que o Senhor tire de nós todas as dúvidas e nos conceda a verdadeira liberdade em Cristo que nos fortalece.

  4. Avatar Marcio disse:

    Devemos agradecer a Deus pelo tempo das dores que estamos vivendo aqui na terra e muitos estão sendo tragados sem ter noção do perigo que correm, esta palavra veio na hora certa para mim.

    Glória a Deus por isso e por todas as coisas !

    Abç

  5. Avatar Eliene Reis disse:

    Bom dia, Pr Mário! Que mensagem edificante! Recebi uma lição do céu neste momento. Muitas vezes recebemos o impacto de uma revelação do Senhor no quarto de escuta, no entanto, as preocupações desta vida nos faz esquecer aquilo que ouvimos, ou mesmo até deixar de lado a melhor parte.
    Que Deus continue confirmando seu ministério.
    Grande abraço

  6. PARABENIZO-TE, amado irmão Màrio, pela mensagem que me serve de . café da manhã. Que Deus continue te iluminando, abençoando, escrevendo, e levando a mensagem salvadora e redentoura de JESUS CRISTO, a esse povo sem fé e esperança e cheio de ignorância, porque não estudam a Bíblia.
    Um Forte abraço do irmão Cypriano.
    Joinville.sc.

  7. Avatar João Máximo disse:

    A paz de Cristo…
    Pastor Mário e demais irmãos, tem área das nossas vidas que é dolorido demais quando sofremos algum dano, e é onde o inimigo das nossas vidas mais gosta de atuar,deixo aqui um testemunho pessoal. A alguns anos fui beneficiado com uma bolsa do Prouni através do Governo Federal, e estava sendo ótimo afinal cursava Direito sem pagar um centavo, porém esse mesmo programa tem um controle de renda, se sua renda aumentar você perde o usufruto da bolsa, pois bem, num determinado período a renda da minha família ultrapassou o limite estipulado e pela legislação do programa passei a não me enquadrar nos requisitos necessários, e após muito pensar no que fazer, decidi em manter a bolsa a qualquer custo, é complicado pois me achava inocente em meio a tantos bandidos deitando e rolando com o dinheiro povo e eu só estava querendo estudar, na verdade estava sendo tão hipócritas quanto eles, e a minha vida com Deus simplesmente tinha desabado, parecia que quando buscava a Ele estava encenando uma peça de teatro e muitas coisas dentro da minha família começou a dar errado, eu era a coluna de oração que sustentava a minha família e de repente me encontrava tão derrubado como muitos dela, e enfim só foi possível restaurar a minha vida com Deus, através da sua graça e quando me humilhei diante Dele e reconheci que Ele é o que mais importa para mim.
    Hoje pago meu curso com sacrifício e tem meses não sei como vou passar, mas prefiro está “quebrado” financeiramente e perto Dele, que distante.
    Vejo essa passagem também como uma imensa vontade que Deus tem e sempre teve em se relacionar conosco e presava tanto isso com os seus discípulos e Natanael se surpreendeu por Jesus ter se “infiltrado” em seu “templo particular” , Jesus quer nos conhecer além do que externamos, talvez a maior obra que Ele tem para fazer em nossas vidas é interior, o nosso “templo particular” precisa ser restaurado dia após dia, que isso não seja surpresa para nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *