“Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.” (Atos 4:31 ARA)
Este é um daqueles versículos que a gente ouve pregação a vida inteira e sempre com a mesma ênfase: se orarmos a casa vai tremer, etc. Mas, eu estava estudando o assunto dos dons e esse texto me trouxe um lindo entendimento. Tudo que Deus nos dá tem um propósito claro. Se olharmos Mateus 28:18ss, Atos 1:8, entre outros, veremos que o Espírito Santo torna os crentes poderosos, intrépidos e cheios de dons. Sejam quais forem os dons, ou como se manifestem, o propósito é anunciar a Palavra de Deus.
Neste texto de Atos 4 é exatamente a mesma situação: por algum motivo o povo de Deus se reuniu para orar e Deus capacitou-os para anunciar o evangelho aos perdidos. O fato da casa tremer, na minha opinião, é colateral e menos relevante – me perdoem os empolgados com isso. O fato é que sempre somos capacitados ou equipados com um propósito.
Mas espere um pouco: então por que fazemos tanta coisa na igreja local para os já convertidos? Será que não estamos focando demais em pregar para quem já sabe? Será que se anunciássemos mais a salvação pelo evangelho e ensinássemos a Bíblia de outra forma que não o púlpito… Nada disso está errado em si, mas penso na ênfase. São questionamentos a serem feitos nesses dias de tantos holofotes sobre os grandes pregadores. Basta anunciar um nome de um pastor famoso que enche de crentes, mesmo que o título seja “Culto Evangelístico” ou qualquer outro termo que se empregue.
Meu irmão, nós temos parte nisso. Temos de ir aos nossos líderes com submissão e amor, mas com firmeza, clamando por espaço para os perdidos.
Termino contando algo que me contaram: um pastor, desses muito famosos, estava pregando e vieram muitas crianças de uma favela perto da igreja. Uma irmã bem intencionada falou a ele e disse “perdoe pastor, um diácono vai tirá-los dali”. Ele teria respondido “ao contrário, tire todos os demais. Eu vim por causa deles”.
“Pai, tem misericórdia de mim que tantas vezes uso mal o que o Senhor me dá. Preciso entender que o Senhor veio para os perdidos e eles são a razão de eu continuar nesse mundo. Ajuda-me.”
Mário Fernandez
Irmão Nivaldo,
Obrigado por seu comentário…Com certeza me faz ver que não estou sozinho nesta empreitada…
Fique com Deus…
Jurandir Coelho,
Não espere uma voz audível para dizer que a sua atitude de pregação está correta. É muito fácil buscar uma correlação com as orientações de Jesus na Bíblia, portanto, você está correto à luz da Bíblia. Não desista nesta sua empreitada. Admirei a sua atitude, Deus te abençõe. Siga pregando. Quem sabe a sua atitude encoraje outros a fazer algo parecido.
Graça e paz.
Muito bom esse estudo irmão passei uma situação e vejo que O Senhor Jesus usou esse estudo p falar comigo. Obrigada Deus te abençoe
Amém! Glórias ao nosso Deus, pela vida desse pastor.
Realmente, nossa missão foi estabelecida por Jesus na Grande Comissão. É urgente cada vez mais essa necessidade de nos engajarmos no batalhão que está indo em resgate das almas perdidas para multiplicação do Reino do Senhor Jesus. Que o Senhor nos capacite a cada momento, pois os campos estão brancos e a seara é imensa.
Obrigada pela mensagem. Grande abraço
Graça e paz.
Vivemos nos dias de hoje tempos de fama e a essência do evangelho passa mas a Palavra de Deus não volta vazia e Deus é imutável, glória a Deus por isso.
Embora vivamos tempos difíceis na igreja sabemos que mais vale o testemunho que o muito falar, então acredito que a lâmpada deve ficar no alto e o sal salgar onde quer que seja, dentro ou fora da igreja, porque muito há muitos que dormem nas congregações.
Abraços.
Glorifico a Deus pela sua vida, pois o Senhor continua enviando os seus profetas.
Que esta mensagem encontre eco em muitos corações para que haja o verdadeiro despertar da Sua Noiva.
Bom dia Pastor Fernandez,
Nao sou diacono, nem Presbitero, muito menos Evangelista, mas sempre tive este pensamento sobre a quem a palavra de Deus deveria ser levada…Igualzinho o Pastor colocou hoje… Ontem, estava fazendo isso, na minha simplicidade, tentando alcançar algumas vidas sem esperança, (flanelinas, catadores de papel, andarilhos), Apenas eu… E no final da noite a duvida entrou no meu coração, não tinha certeza se isso era certo, se deveria continuar fazendo… Uma coisa simples (Um lanche e uma mensagem escrita)…Perguntei ao senhor, mas não tive uma resposta claro ontem…Mas agora pela manhã tenho o prazer e o privilegio de ler essa Maravilha mensagem..uma resposta para o meu coração….Obrigado Senhor, obrigado PaSTOR, por ser usado tão maravilhosamente por Deus….Fique com, Deus….
Mário Fernandez,
Você levantou um tema ótimo.
Concordo plenamente que o se reunir é necessário para o culto à Deus, mas temos nos esquecido dos perdidos. E pra piorar a situação, muitos cultos viraram show, onde o Pastor é a atração principal.
Muito Bom! Gostei!
Muito bom, gostei pois nunca tinha visto por esse lado. Temos que anunciar mesmo o evangelho!!!
De lá se Seu lugar à Direita do Pai, sei que o Senhor Jesus registrou “mais um galardão” para você, homem de Deus. Pela palavra lúcida, e pelo alerta precioso e indispensável!
Sabemos que a grande maioria está se esforçando para fazer o seu melhor para Deus, mas estamos nitidamente aperfeiçoando o trabalho com o foco errado.
Louvado seja o nome do Rei dos reis!