Mário Fernandez

Desordem II

“Naquele tempo não havia rei em Israel, e cada um fazia o que bem queria.” (Juízes 21:25 NTLH)

A Bíblia não tem um nome específico para isso, mas na língua portuguesa isso se chama anarquia. Governo de ninguém, ou ainda ausência de governo. Na nossa cultura brasileira, é sinônimo de bagunça, desordem, caos. É quando cada um faz o que bem entende. Se assim foi com o povo de Israel, não é muito diferente de nós; a Bíblia não comenta isso como um bom exemplo.

A democracia é muitas vezes um regime tão podre quanto qualquer comunismo, que tanto condenamos. Se elegermos representantes que não representam nossa vontade, se as autoridades estabelecidas não prevalecem sobre a desordem e o crime, se as pessoas de bem não são privilegiadas – o que temos é um sufoco. Pelo menos, se fosse um comunismo, seria previsível. Mas o comunismo é ruim, é previsivelmente ruim. O capitalismo pelo menos nos abre possibilidade de crescimento, de acertar na vida. Mas é cruel e os poderosos cada dia tem mais poder. Nada é bom?

Na verdade, o único governo que pode funcionar direito é sem pessoas, com alguém governando que seja super-humano, isento de erros de julgamento, com percepções elevadas e que tenha uma escala de valores que transcenda a capacidade de entendimento dos julgados. Que distribua riquezas conforme entender melhor e nem isso crie tumulto. Que seja respeitado pelo que é e pelo que faz, inquestionavelmente. Daí não há sufoco, não há desprezo, não há escasses para ninguém. Impossível?

Esta é a teocracia, ou governo de Deus. Ele mesmo escolhe quem serve em que função, Ele mesmo determina os rumos, Ele mesmo faz a partilha das riquezas. Este governo deveria ser visto na igreja local, mas infelizmente estamos cada dia mais longe. Mas, se você assim decidir, este governo poderá ser visto na sua casa, na sua vida pessoal, nas suas atividades. Experimente. É melhor que ficar rico, pode acreditar.

“Senhor, tira de mim a ignorância de achar que o problema está no governo sendo que todos somos falhos. Ensina-me a confiar em Ti a ponto de ser por Ti governado.”

Mário Fernandez

12 thoughts on “Desordem II

  1. Avatar Douglas Caixeta de Aquino disse:

    Sempre leio as mensagens postadas neste site, e gosto muito, mas sobre esta, especificamente, tenho algumas observações a fazer.
    primeiro, a forma com que o autor se refere à forma de governo “Comunismo”, revela um conceito já formado sobre uma coisa, sobre a qual, pelo visto, ele não entende bem, ou seja, um “pré conceito”. isso não é bom. o comunismo é a melhor forma de governo, e que teoricamente, expressa melhor a vontade de Deus, porque tudo, todos os frutos do trabalho, são de todos, assim como Jesus queria. o que acontece é que o coração do homem é egoísta, ele não assimilou os ensinamentos de Cristo, e por isso o comunismo não deu e não dará certo na sociedade humana. Na teoria ele é perfeito, mas na prática, ele não funciona.
    Outro ponto é com relação ao governo teocrático. acredito que temos que tomar muito cuidado com esta idéia, pois, os governos fundamentalistas do Afeganistão, do Irã, entre outros, se acreditam e afirmam ser teocráticos, ou seja, guiados por Deus. temos que pedir a Deus que ilumine nossos governantes, e nosso povo, na hora de os escolher. Um abraço a todos.

  2. Avatar William Stutz Soares disse:

    A questão capitalismo/comunismo me parece menor. Para mim, a tese do teocracismo gera piores conseqüências. Não é raro ver-se líderes de igrejas impondo pontos de vista, preferências pessoais e condutas equivocadas aos seus liderados, em nome de uma pretensa ordem, ou orientação, ou determinação divina. Nas igrejas do protestantismo histórico isto é mais difícil (embora exista, pontualmente), exatamente porque se organizaram, mais ou menos, em moldes democráticos.
    Não há como fugir de um erro lamentável, porque no regime teocrático, de qualquer matiz religioso, os líderes se tornam déspotas em nome de Deus. E não há que falar da vontade de Deus, na perspectiva individual de cada um, porque o que há é choque de opiniões e comportamentos, é muita confusão, ao contrário do que a Bíblia diz que o Espírito (que seria o governante por excelência) gera.
    Entretanto, para nós, protestantes, parece que Deus quiz, tanto no mundo, quanto na própria igreja, um governo de homens, que buscam o ideal de liberdade individual, levado em conta o interesse comunitário (verdadeiramente sereis livres). Isto me parece claro logo no início da igreja, na instituição dos diáconos, em Atos 6: o que se vê é uma atitude de governo equivocada, da parte dos apóstolos, que gerou injustiça; a murmuração, reclamação, reivindicação da parte do povo afetada; a atitude de humildade e reconhecimento da falha, por parte dos líderes; a solução compartilhada com os interessados diretos. Estes fatos podem ser interpretados como governo teocrático, porque entendemos que Deus os inspirou e orientou. Mas o fato é que a igreja foi se organizando, para vencer as deficiências e limitações suas, inclusive em relação aos seus dirigentes.

  3. Avatar Mauricio Centurião disse:

    Muito boa esta mensagem!
    Eu concordo plenamente que devemos aprender diariamente a ser governado por Deus, e concordo com o que a palavra falou.
    Obrigado pelas ministrações, pelo empenho e pela dedicação de vocês!
    Que o SENHOR recompense vocês tremendamente em nome de Jesus!
    abraços!

  4. Avatar disse:

    Creio que se os artigos aqui publicados recebem retornos críticos isso é bom. Mesmo que tais comentários sejam radicais ou polemizantes, são uma reação positiva pois mostra que incomodou ao leitor. Ruim seria não receber nenhuma resposta!
    Quero, a fim de valorizar os textos, que se tenha mais cuidado na revisão ortográfica evitando erros acima do padrão comum.
    No Senhor,

    Paulo Lomba (Pastor);

  5. Avatar Lucio disse:

    Mario não vejo motivo para tanto afoito, o problema está em o quanto estamos concentrados nas coisas desta terra. O tipo de de governo A ou B baseado em coisas terrenas nunca nos aproximará do Senhor, mas se deixarmos o Senhor governar as nossas vidas passaremos a experimentar um pouco do Reino de Deus que é composto principalmente por amor, compaixão e paz. Deus abençoe e parabens pelos posts.

  6. Avatar Antônio José Cruz disse:

    Mário, foi o melhor comentário sobre governança que já pude ouvir. Deus realmente é todo sábio, e faz justiça.
    Nos muitas vezes reclamamos de nossa condição da forma com as coisas acontecem a nossa volta, os problemas que contaminam a igreja, mas nos esquecemos que nos fazemos parte de tudo isto. Precisamos nos conciêntizar que o Senhor nos dotou de capacidades e ensinos para serem exercitados na nossa casa, e quando a nossa casa vai bem, necessáriamente tudo o que nos cerca reaje, e pela graça do Senhor, podemos provocar uma reação positiva.
    O governo de Deus é tudo o que precisamos. Que o Senhor nos conceda a graça de vivermos isto.

  7. Avatar Barbarello disse:

    Poxa, dizer que o capitalismo é melhor que o comunismo?! Realmente é um erro crasso. Todo o sistema que o homem cria pretende um ideal humano fora de Deus, e por isso, o problema do coração humano, imperfeito, vaidoso, orgulhoso, mal e corrupto gera as aberrações seja de um lado ou de outro. Nem vou dizer de como as pessoas vivem no comunismo que hoje esta depalperado como sistema, mas neste capitalismo tupiniquim eu digo, porque vivo aqui. Se nós vermos o tipo de capitalismo praticado no nosso país este sistema faz um mal terrível e que é descedente do sistema colonial de exploração comulativa do se dar bem e a cultura do “jeitinho” e só tem cada dia mais se agravado, porque é a lei do salve sem que puder e ninguém é por ninguém e o meu próximo que se vire… Em suma é um capitalismo de ruínas (que não vai chegar a lugar nenhum), densconstrutivo e que infelizmente também tem adentrado dentro de certos seguimentos cristãos. Mas o pior de tudo são as famílias (este sim o autor do texto acertou) estão perdendo a noção das coisas e desintegram nos valores (deste mercado), sem noção de respeito ao outro, com “liberdade” equivocada, desrespeito as leis, as autoridades, mau exemplos em todas as instancias e níveis (até dentro das segmenações religiosas) até porque alguns políticos ou autoridades vem do próprio povo e são cooptados por este sistema de estado de coisas cruéis e assim há uma cartase de auto-desconstrução de deixar as coisas do jeito que estão ou pior.
    Não existe governos terrrenos sem pessoas, isto é um outro erro absurdo do texto e sem Deus pior ainda, é o caos total. Deus sempre deu responsabilidade aos homens, nós não somos robots ou ficamos a esperar que as bençãos caiam dos céus, o momento de ação é hoje apartir de nós. Quando a gente vê um José, um Moisés, Um Davi, um Neemias… E todos não trabalharam como super-homens, salvadores da pátria ou paternalistas, mas como congregadores do povo distribundo tarefas para trabalhar em conjunto construtitivo e consciente em objetivos até desenvolvimentistas e de sobrevivência da nação Israelita… Como diz certo ditado uma andorinha só não faz verão. São todos em conjunto, a começar da família e esta família estando firmes no Senhor (orando e praticando a Palavra verdadeiramente) vai dar fruto as pencas na sua vizinhaça, no seu bairro, na sua região, na sua nação como um catarse santa incomodativa e redentora do Reino e ai podemos vislumbrar algo. Mas sinceramente, não vejo isso na atual Igreja no Brasil porque há muitos desvios e até corrupção das mentes, para que haja uma mudança real.

  8. Avatar ANDERSON NASCIMENTO disse:

    Ser governado por Deus…. Entender que os sonhos de Deus para a nossa vida são melhores e maiores que os nossos. Confiar em Deus a tal ponto, de não se emportar com a sua vida e sim com a vida que Deus tem para vc. È ficar feliz com aquilo que deus tem para vc, mesmo que seja 5 pães e 2 peixes. Ficar feliz por em meio as tribulçãoes vc encontrar uma maneira enchergar a vontade de Deus.
    Bem, todos os exemplos positivos q temos na Bíblia, são de pessoas que desejaram ter suas vidas governadas por Deus.
    O ser humano tem maneiras diferentes de governar a sua vida. Mas só Deus tem a melhor delas.
    Vivemos dias muito difíceis, mas só aqueles que tem a sua vida governada por Deus, viceram o melhor tempo.

  9. Avatar Diogo Lourenço disse:

    Que absurdo.
    Esse texto esta horrivel. Dizer que o capitalismo proporciona oportunidades, crescimento?!? Faz-me rir. E os comentários sobre o que seria o comunismo?!?
    Por favor, esta reproduzindo uma visão alienada do evangelho.
    Precisar ler e conhecer livros e fatos. Pode me procurar por isso, digo que começaremos estudando a bílbia, as carateristicas do Reino de Deus e como devemos viver como cicdadão desse Reino.
    Ainda há tempo!

  10. Avatar Fabiana disse:

    Muito boa a mensagem! Sempre pensei desta forma! Só Deus mesmo p/ nos dar o verdadeiro valor e recompensa…Me tocou mto… e dá mais força p/ continuarmos em nossa batalha diária! Amém!

  11. Avatar José Viana dos Santos disse:

    A verdade é essa. Não adianta nomes pomposos para nomear um governo corrupto e corruptor. É preciso aceitar o governo de Deus em todos os nossos atos. Quando isso acontecer seremos felizes. “Sem mim nada podeis fazer”. Essas são palavras de Cristo e quando entregamos a ele o controle de tudo veremos a mudança que se operará em nossas vidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *