Mário Fernandez

Planejamento

“Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir” (Lucas 14:28)

Tem gente que pensa e defende que planejar é falta de fé e que tudo deve ser feito no impulso. Eu penso diferente e esse versículo retrata uma fala de Jesus de Nazaré ensinando algo a este respeito. É evidente que devemos ter fé e crer em ir além, mas isso não justifica, por exemplo, comprar um carro com uma prestação 200 reais a mais do que o salário, dizendo que por fé vai poder pagar. Vai ter de arrumar mais um empregou ou vai atrasar o pagamento, como tantos têm feito.

o planejamento é algo que precisa estar presente na vida prática de todas as pessoas. É preciso olhar mais a frente e preparar-se para o futuro, sem com isso ficar angustiado com o dia de amanhã, pois basta a cada dia seu mal. É uma questão de equilíbrio e de ter controle sobre seus gastos. Há fases de minha vida que não ganho o suficiente para acumular ou guardar algum valor, mas sempre que posso me preocupo em poupar. Eu sempre recomendo guardar pelo menos 10% do que ganha, mas sei que nem sempre cabe nas contas. Fato: eu faço as contas, você deve fazer as contas.

Aprendi com este versículo que não apenas uma torre de tijolos deve ter seus cálculos previamente feitos, mas também outras edificações. Seja num relacionamento, num ministério, num discipulado, até para escrever um livro, é indispensável sempre estar disposto e preparado, mas é igualmente indispensável calcular primeiro como vai fazer para terminar. Frequentemente, sem perceber, assumo mais compromissos e tarefas do que deveria e com isso me sobrecarrego. É uma falha.

Deus fez os Seus cálculos quando criou o homem e como ser Onisciente, sabia do prejuízo emocional que o homem daria, pecando e se afastando Dele. Ainda assim, teve como pagar a dívida, por cara que fosse, e aceitou o projeto.

Planejar é preciso.

“Pai, ensina-me a preparar minha caminhada em Teus caminhos sabendo por onde passar e também a não desequilibrar fé com planejamento, sem um sufocar o outro.”

Mário Fernandez

11 thoughts on “Planejamento

  1. Avatar levi de oliveira cordeiro disse:

    Amado,a paz em CRISTO,gostei desta palavra(planejamento)concordo plenamente com este ensinamento,planejar é muito importantissimo…se a cabeça não pensa todo o corpo padece,não só a pessoa,mas toda a familia sofre por falta ou negligenciamento de se planejar…concordo,planejar é preciso…agradeço este ensinamento..fique na paz do SENHOR JESUS CRISTO.

  2. Avatar Eustaquio Pereira disse:

    Agradeço por compartilhar conosco textos edificantes como este “Planejamento”. Deus abençoe você e sua família.

  3. Avatar Hister Brandão Rezende disse:

    Novamente obrigado pela mensagem muito concisa e pertinente.

  4. Avatar Jorge disse:

    Amado e querido Pastor,
    Antes de concluir a leitura já havia imaginado como participar desse com um comentário e confesso que me passou pela mente o que encontra-se no final deste.
    Deus e seus planos: “A” Adão e seus prejuízos(entrada do pecado, por não passar pela prova de santidade); “B” Benefícios à humanidade, ainda que ingrata e que culminou com os diversos juízos de Deus – Dilúvio, Torre de Babel, divisão da porção de terra(Gê.1:9-10) em continentes, povos línguas, pois nesta época era um só povo e uma só língua(Gê.10:5 e 10:25 – Gê. 11:1-9), Sodoma e Gomorra……. e nos dias atuais com a AIDS; e, “C” ou plano CRISTO que em seu sacrifício, porém planejado, pagou toda dívida que não fizera, tudo isso por amor ao seu projeto inicial o qual estaremos, não por merecimento, retornando a este, com todo mérito do SENHOR, a quem: honra, glória e majestade para todo sempre. Amém.

  5. Avatar Adriana M. F.Spillari disse:

    Irmão,

    Recebo suas mensagens através de um gde amigo cristão. Tem sido abençoada com as reflexões e essa do Planejamento veio em ótimo momento, pois tb acredito que fé e equilíbrio devem andar juntas. A Bíblia fala em Romanos que devemos ter uma fé racional. Importante é não colocar Deus à prova, fazer loucuras financeiras e achar que Deus é quem deve abrir as portas para ganharmos mais para pagarmos as dívidas. Devemos ter uma fé sobrenatural sim, mas inteligente. Deus abençoe a todos.
    Em Cristo,
    Adriana.

  6. Avatar disse:

    Perfeito. Infelizmente a atual doutrina de prosperidade está deixando muita gente encegueirada, de forma que estes compram porque tem que ter do bom e do melhor e depois não tem como pagar. Cadê o zelo pelo testemunho cristão? Planejar não é nenhum pecado, pelo contrário, pode até evitar o pecado.

  7. Avatar Eliene Reis disse:

    Prezado Pr Mario, esta é uma lição que devemos pôr em prática, pois as consequencias da falta de um planejamento eficaz são difíceis de suportar não apenas financeiramente, mas emocionalmente e até espiritualemnete. Obrigada pelo alerta. Nunca é demais.
    Grande abraço.

  8. Avatar disse:

    Concordo plenamente… E acho que 90% das pessoas não tem o planejamento como parte da rotina. As coisas mudam e o planejamento também.

    Que Deus abençoe grandemente !!!!

  9. Avatar Flavio Santos disse:

    Muito meu irmão, pelas palavras sabias que DEUS te inspirou para compartilhar, vejo profundamente DEUS falando ao meu coração, de fato planejar é algo que tenho plena convicção e ao mesmo tempo uma profunda dificuldade. Diante das tuas palavras hoje me decido torma decisões radicais em minha vida financeira.
    Agradeço e peço suas orações.
    QUE NOSSO PAI O ABENÇOE

  10. Avatar Geraldo Ribeiro disse:

    Como foi bom ter lido esta mensagem, vou indicar a muitos.
    Porque a vontade de Deus é sempre BOA, PERFEITA e AGRADÁVEL . Deus o abençoe muito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *