Mário Fernandez

Carta Viva

“Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens,” (2 Coríntios 3:2 ARA)

Ouvi, algumas semanas atrás, um pregador falando deste texto e se referindo ao quanto era importante uma carta de recomendação e que o apóstolo Paulo não precisava delas, ele tinha cartas vivas que o recomendavam.

Mas, fiquei a pensar no tempo em que vivemos e em um outro lado desse assunto. Vivemos um tempo de mau testemunho de tantos líderes, escândalos envolvendo igrejas e lideranças, tanta coisa ruim que não deveria acontecer. Não quero entrar no mérito do que é verdade ou não, mas o fato é que mesmo com carta de recomendação algumas situações seriam ruins. Por outro lado, aqueles que estão acima de suspeita e bem posicionados, não precisam de carta alguma, pois são recomendados pelas pessoas.

Mas o outro lado somos nós, as cartas vivas. Aquilo que foi ensinado, que foi ministrado, aquilo em que fomos servidos, isso é o texto de nossa carta de recomendação. Temos de dar honra a quem honra merece e nossos mestres e pastores nos proporcionam algo. Sempre que pudermos, devemos incentivá-los, elogiá-los e cobrir suas vidas de oração. Meu pastor tem sua agenda comprometida para os próximos dois anos, pois é um homem muito procurado e muito respeitado. Nunca vi uma carta de recomendação dele, mas já vi muita gente honrando aquilo que recebeu de Deus através dele. São cartas vivas.

Mas, não podemos dar o que não temos. Como ser carta de recomendação de homens de Deus se não temos conteúdo, se não os ouvirmos e não nos deixarmos ministrar? Não estou tão preocupado em recomendar alguém, mas me preocupa não ter o que dizer por não ter sido abençoado. Será que sempre é o pregador que é ruim ou, às vezes, eu que não me dispuz a ouvir a voz de Deus?

Não tenho resposta, mas levanto um questionamento para pensarmos. De que vale uma grande mensagem sem alguém para ouvir e desfrutar? Eu quero estar do lado certo e agindo corretamente.

“Senhor, às vezes é difícil receber mas eu quero ter o coração de quem é abençoado para abençoar a outros. Ensina-me a ter um coração disposto e generoso.”

Mário Fernandez

7 thoughts on “Carta Viva

  1. Avatar Miriam Lira disse:

    Entendo que esta questão é muito complexa, verdadeiramente os cristãos são a esperança do que é correto, honesto, puro, santo sem contar o fruto do espírito. Estamos tão preocupados em receber as bênçãos que muitas vezes não nos apercebemos o que somos em Cristo Jesus. Há uma expectativa de que sejamos o que deveríamos ser, imitadores de Cristo. Devemos ter cuidado para não sermos injustos e ao mesmo tempo cairmos na permissividade nos ajustando aos enganos. Acredito que há um povo se esforçando para que a chama do evangelho se mantenha acesa, vivendo uma vida de santidade. sendo referência em nosso contexto social. Agradeço pelas mensagens tão valiosas e que nos fazem refletir.

  2. Avatar Eliene Reis disse:

    Obrigada mais uma vez, Pr. Mario! Tenho sido abençoada pelas lições práticas desta mensagens. Q Deus o abençoe com sabedoria. Grande abraço

  3. Avatar leila costa de souza disse:

    Amei. As vezes me faço esta pergunta? estou procurando a cada dia agir corretamente. Somente o Senhor grande em misericórdia para nos sustentar.
    Um grande abraço e como sou abençoada por estas mensagens.

  4. Avatar isa quintel disse:

    gostei muito da maneira como as questões são
    colocadas, ao ler a mensagem fiquei uns minutos
    a refletir, e creio que isso é muito positivo pois tenho necessidade de lêr e refletir sobre como
    deve ser um verdadeiro filho de Deus

  5. Avatar MAURA RAMOS disse:

    Obrigada irmão! suas mensagens tem abençoado muito a minha vida e gostaria de saber se posso compartilha-las com outros através do meu blog. Também quero dizer que louvo a Deus por sua vida e por este ministério abençoado. Que Deus continue usando o irmão e seu ministério.
    um abraço,
    Pra. Maura Ramos

  6. Avatar disse:

    Mais uma vez uma boa mensagem, que nos leva a pensar e considerar os dois lados.
    acredito que os escândalos de pastores que caem e que estão se tornando mais frequentes, contribuem para o descrédito meio generalizado, temos um caso aqui próximo, onde o pastor muito carismático, caiu e depois disso tirou férias de três meses e viajou para o exterior com a esposa, depois voltou e quer continuar no “poder”, pois seu salário na igreja é de mais de 20 mil e do filho também “pastor” e de mais de dez mil, sem falar de outros parentes e chegados que trabalham nesta igrejas. Aconteceu que depois de descoberto ele começou a confessar os pecados e acha que por isso a igreja (membros) são obrigados a aceita-lo. Enquanto isso a igreja (instituição) permitiu que ele ficasse com isso mais de 2 terços dos membros saíram e junto com eles mais três pastores que estão abrindo um novo trabalho com a mesma bandeira, com essa estratégia a instituição não perdeu muito, mas para o reino o prejuízo não é pequeno.
    Sem falar de outros casos inclusive de igrejas tradicionais que enfatizam Malaquias, mas só no que tange a dízimos, mas não se falam das separações e casamento ilícitos.
    Com isso, quem lê um pouco a Bíblia percebe os erros e as intenções e não tem coragem de se fazer de cartas vivas.
    Mas Deus sempre tem um remanescente fiel, e já se percebe um mover diferente.
    Deus abençoe!

  7. Avatar Katia Cristina disse:

    Pastor Mário, a Paz do Senhor Jesus.
    Não tenho feito comentários a respeito de suas mensagens, mas quero deixar aqui o que tenho recebido de Deus através de sua vida.
    O tempo tem sido curto, e como vejo as mensagens no trabalho, fico sem poder comentar, mas todas as mensagens recebidas neste ano ediifcarão muito a minha vida e de outras pessoas também.
    Envio aos meus irmãos por e-mail, imprimo e passo para outros.
    Glória seja dada ao nome do Senhor Jesus pela sua vida, que Ele continue a te fortalecer e abençoar.

    Abraços,

    Kátia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *