Mário Fernandez

Sem Entender

“Eis que um etíope, eunuco, alto oficial de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todo o seu tesouro, que viera adorar em Jerusalém,” (Atos 8:27 ARA)

Recebi o comentário de um leitor alguns dias atrás e duas coisas neste texto, citado por ele, me chamaram a atenção. Primeiro, que um etíope estava em Jerusalém adorando; segundo, ele não compreendia o que lia. Agradeço ao irmão por me permitir aprender com este texto, seu toque foi instrumento de Deus.

O fato de um estrangeiro ter vindo adorar em Jerusalém pode ser mero sincretismo. Ou não, pode ser que ele fosse convertido. Não sabemos, pelo menos até este versículo. Mas o fato é que ele veio e com isso pôde ser abençoado por Filipe, instrumento de Deus para vida dele. Estava no lugar certo, na hora certa.

Mas o que realmente me desperta interesse e curiosidade é que mesmo assim ele não entendia o que lia. Certamente era alfabetizado, pois estava lendo. Compreendia o idioma, pois estava lendo. Por que motivo não entendia então? Isso me arremeteu a pessoas que, às vezes, sentam ao meu lado nos cultos de celebração e nas células. São pessoas que sabem ler, que compreendem leem. Se falta entendimento falta revelação, que vai além da mera informação e da leitura, vai além de decorar e vai além de saber o que está escrito. É vida sobre a letra morta, fluindo do Espírito de Deus.

Creio sinceramente que, como diz um pastor da minha cidade, a revelação de Deus vem sobre a informação, ou seja, quem nem leu não recebe revelação. O etíope leu, Filipe ajudou a entender, o Espírito Santo trouxe revelação. Meu querido, faça sua parte para ser abençoado. Não entender nada não é desculpa para não ler, pois nunca vi Deus ler para ninguém. Depois que a Biblia foi escrita, temos a revelação de Deus ali para ser extraída, mas sem uma leitura profunda e sistemática… Sem chance.

Quero te incentivar a fazer como eu e meus discípulos, lendo diariamente (não menos do que diariamente) as Escrituras. Leia muito ou leia pouco mas leia todos os dias. Deus em algum momento trará revelação.

“Pai, sou grato por que o Senhor não nos desampara nem quebra Tuas promessas. Há de ter revelação para os que meditarem na Tua Palavra de dia e de noite. Eu te agradeço e confio nisso.”

Mário Fernandez

15 thoughts on “Sem Entender

  1. Avatar Jonas H. Pires Jr. disse:

    A leitura sem a meditação é como a semente que cai na terra sendo capturada pelas aves do céu.
    A meditação sem a revelação do Espírito Santo é como a semente que caiu em boa terra mas não frutificou por não ter alcançado a água, elemento indispensável à vida.
    A leitura, meditação e revelação do E.S. se não for aplicada constantemente em nossa vida é como a árvore que chegou até frutificar mas, não suportou aos intempéries. Que o Senhor Deus nos ajude a “guardar a Sua palavra até o fim, para não percarmos contra ELE”. Salmos 119:11

  2. Avatar Airton disse:

    Isso mesmo, Pastor:
    “Leia muito ou leia pouco mas leia todos os dias”. Tem estreita relação com Josué 1:8; Grato pela exortação.
    Abração.

  3. Avatar Margareth Bucker disse:

    Amado Pastor Mário.
    Eu também temho que louvar a Deus pela sua vida, que dia a dia me ajuda a enriquecercom a Palavra de Deus.
    Obrigada….Meg

  4. Avatar Gerson Rodrigues disse:

    As Escrituras tem três pontos essenciais:
    1- É a Palavra de Deus;
    2- Inspirada, revelada e escrita por homens de Deus e;
    3- Explicada pelos seus santos ministros.
    Assim é que o texto lido pelo eunuco era:
    1- A Palavra de Deus;
    2- Dada a Isaías, que as escreveu.
    3- Explicada por Filipe, santo ministro de Deus.

    Precisamos hoje de ser daqueles que mais do que ler as Santas Palavras nas Escrituras que foram escritas para nossa compreensão, para poder levá-las a outros que carecem de ser explicada para a revelação de quem ainda não ganhou o entendimento e a mente de Deus a fim de se completar e fazer dela mais do que letra morta:
    “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12

    Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; 1 Pedro 1:13

    Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. 1 Coríntios 2:16

    Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo; 2 Coríntios 10:5

    Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer. 1 Coríntios 1:1

    Esta é a vontade de Deus e assim Ele nos ajude a ler, entender, explicar a todos que ainda não alcançaram a mente de Cristo e, digamos uma mesma coisa e não haja em nós partidos, antes sejamos unidos num mesmo pensamento e um mesmo parecer e viver !

  5. Avatar Nildo disse:

    Adorei a mensagem e obrigado, por deixar ser usado como ferramenta do Senhor, de uma forma tão bacana, difundindo fé e esperança em meio a tanta insegurança, como é o caso de quem esta a busca de uma nova colocação no mercado de trabalho.
    Que Deus continua a Sua boa Obra, em sua vida.

    Abraço.

  6. Avatar Tony Rene disse:

    Louvores sejam dados a Deus por usa-lo como um canal para muitos, dentre os quais eu.
    Existe alguma diferenca entre leitura e meditacao na Palavra de Deus ?
    Se existe, qual dos dois traz revelacao?

    Deus abencoe

    T. R

  7. Avatar ADALBERTO disse:

    Amém!

    Por experiência própria, bem sei que a insistência na Leitura modifica! Traz renovo e reforça a tão almejada FÉ!

  8. Paz querido irmao,
    Louvo a DEUS por sua vida. Voce e ricamente usado por ELE. Quem O conhece sabe disso. Muito lindo este discernimento, veio diretamento do Espirito ao meu coracao. DEUS o abencoe ricamente, com bencaos espirituais. Amo ler o que voce escreve…continue…DEUS te proteja de todo mal…voce e sua familia…

  9. Avatar Eliene Reis disse:

    Bom dia, Pr. Mario! Realmente, para entender é preciso ler a Palavra. Que Deus nos ajude a querermos mais e mais da Sua Palavra, a almejá-la como ansiamos por água quando estamos com sede para que sejamos bênçãos na vida daqueles que nos rodeiam e muitas vezes necessitam de uma revelação do céu, de um conselho de sabedoria… e isso só temos com o descortinar da Palavra de Deus no dia-a-dia. Grande Abraço.

  10. Avatar adilson disse:

    Graça e Paz em Cristo Jesus. Pastor Mário, devido problemas no meu computador, ultimamente não consegui fazer comentários sobre seus devocionais. Quanto a este achei muito importante suas colocações a respeito da leitura da Palavra de Deus. Permita-me acrescentar mais um detalhe: Discipulado. O mesmo fato que aconteceu com o eunuco etíope aconteceu com com Apolo que precisou de Áquila e Priscila para esclarecer as coisas que ainda não entendia. O mesmo fato aconteceu com Lídia que temia a Deus, por ser apenas simpatizante do judaísmo, era provável que ela até frequentasse alguma sinagoga. Ela precisou que Paulo e Silas esclarece as verdades sobre a salvação em Cristo. Amado Pastor as nossas escolas Bíblicas precisam de gente que ensinem a Bíblia, e também porque não dizer, de quem tenha interesse em aprender. Que Deus te abençoe muito.

  11. Avatar Joel Sausa David disse:

    É muito importante estas mensagem que faço questão de ler todas ela ja usei para colocar no boletim da igreja muitop obrigado

  12. Avatar Guilherme disse:

    O eunuco era judeu, por isso havia ido a Jerusalém adorar. Lembrem-se que os judeus desde há muito, estão espalhados pelo mundo. Há alguns poucos anos uma tribo judeus etíopes foi levada para Israel, a fim de terem melhores condições de vida.
    Quanto a nao compreensão do que lia, esta obvio que ele, o eunuco, era provavelmente um prosélito, dai o pouco conhecimento interpretativo das Escrituras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *