Mário Fernandez

Novidade de Vida – Esforço

“Será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio?” (Galatas 3:3 NVI)

Li recentemente a estatística apavorante de que para um cristão confesso dentro da igreja temos cerca de 1,5 afastados. Isso, meu querido, no Brasil e em 2013. Vejo igrejas mega lotadas e estranhamente o fenômeno dessa geração que aí está parece ser meramente logístico, ou seja, se movimenta de um lugar para outro sem se vincular ou pertencer a nada. Converso com pessoas que vão em 3 ou 4 igrejas regularmente e não se enlaçam com nenhuma, o que me leva a crer que, provavelmente, são contadas 3 vezes como membros. Por quê? O que gera isso?

A explicação pode variar mas para mim (opinião pessoal) é falta de compromisso com o Deus a quem eu sirvo. Uma pessoa que de fato e realmente nasceu de novo não pode ficar pensando em retroceder, voltar para a velha vida, para as velhas práticas. A nova vida é melhor, por que voltar? A resposta mais evidente está neste versículo: pois embora começando no Espírito as pessoas querem prosseguir na carne, ou como Paulo disse, pelo esforço próprio. Insensatos, disse Paulo.

É de se esperar que uma nova vida em Cristo seja aperfeiçoada por Cristo através da atuação do Seu Santo Espírito. Apavorante pensar que alguém pode querer trocar o Santo pelo comum, mas é verdade e não é novidade, pois Paulo escreveu isso faz um tempão…

Prosseguimos pelo esforço quando negligenciamos nosso tempo de oração a sós com Deus, nossa meditação na Palavra de Deus, nosso empenho para servir aos irmãos, nosso esforço para congregar, nossa fidelidade. Quando deixamos isso para depois, deixamos o espiritual para depois e naturalmente o natural (esforço próprio) domina. Por outro lado quando fazemos e priorizamos tudo isso estamos diretamente na contramão da carne e com isso o resultado é crescimento espiritual.

Mas afinal para que serve isso?

Simples: para crescer para Deus e não para nós mesmos. Veja que Paulo enfatizou a necessidade de sermos espirituais e mostrou os benefícios, durante todo esse capítulo. Inegavelmente podemos ser mais do que somos e podemos fazer mais do que imaginamos, se formos capacitados ou aperfeiçoados pelo Espírito Santo de Deus. Eu me sinto na obrigação de lutar contra mim mesmo para me tornar o que Deus quer de mim e ao mesmo tempo para deixar de ser o que Ele não quer de mim. Não há outro motivo para meu esforço na oração, na Palavra, no serviço (ministério) e na fidelidade.

Eu nasci de novo, não tem outro caminho para minha nova natureza.

“Senhor, me perdoa por ficar andando onde não devo e me dedicando ao que não interessa. Me fortalece Pai, para que eu atinja o teu objetivo para mim e nada menos.”

Mário Fernandez

11 thoughts on “Novidade de Vida – Esforço

  1. Avatar Airton disse:

    Mário:

    Ainda que contra a minha vontade, às vezes me apanho no esforço próprio. Frequentemente estou na internacionalmente conhecida “zona de conforto”. É duro aceitar, mas é a verdade. Daí, ser imperioso o autoenfrentamento para eu ser o que o Pai planejou.

  2. Avatar Edna disse:

    Querido pastor!
    Paz!
    Eu mesma faço parte desta estatística. Fui membro atuante dentro de uma denominação histórica- Metodismo- por quase vinte anos e deixei de frequentar a igreja porque a instituição não atendia mais a minha demanda espiritual. Acredito que igreja (instituição humana ) não é a mesma coisa que Igreja ( instituição divina ) e que ela tem se afastado muito dos princípios estruturais do Cristianismo. Em nenhum momento me considerei fora da Igreja de Cristo por não estar frequentando a instituição humana, o fato é que eu me cansei de tanta religiosidade vazia, repetitiva, automática. Estou cansada de ver a igreja repetir os mesmos atos do mundo profano, apenas disfarçados com uma maquiagem “sacralizada”. não busquei outra denominação, pois sei que não adiantaria, mas continuo com minha prática de oração, meditação na Palavra e procuro a cada dia conhecer mais o Senhor e segui-lo, só que busco outros canais para isso. As sua mensagens que recebo em meu email são um desses canais e tem me alimentado muito, por isso abençoo o seu trabalho e esforço.Grande e fraterno abraço.

  3. Avatar Jorge Audi disse:

    Amado e querido Pastor,
    Agora com um tempinho abri meus E-mails e mais uma vez fui abençoado e peço perdão por não ter “respostado” a tantos outros, mas haverá tempo para tal.
    Em comentar este, lembrei do que estudei sobre as Cartas de Pedro que em resumo (Como viver como crentes em um mundo descrente): a 1.ª Carta refere-se aos ataque externos e como devemos nos comportar diante das diversas situações(confesso como tem sido difícil); a 2.ª Carta os ataque internos pelos maus exemplos de pessoas que deveriam dar bons exemplos.
    A estes um recado:
    II Pedro 2:21 Porque melhor lhes fora não terem conhecido o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado.
    22 Deste modo sobreveio-lhes o que diz este provérbio verdadeiro; Volta o cão ao seu vômito, e a porca lavada volta a revolver-se no lamaçal.

    Confesso mais uma vez não sou merecedor, mas a graça e misericórdia de nosso Deus me alcançou em Cristo que me fortalece.

  4. Avatar Francisco Benicio Pereira disse:

    Graça e paz meu querido;
    Somente quer agradecer-te por estes devocionais, que nos ensina, nos fortalece e muitas vezes tem sido respostas de oração.
    Que Deus continue te abençoando, te dando a paz, te prosperando e te usando como instrumento para abençoar tantas pessoas.

    Grande abraço;

    Benicio
    Campinas SP

  5. Avatar DENIZE MIRANDA disse:

    A paz do senhor Jesus, pr. muito obrigada pelas suas mensagens, que são muito edificantes pra minha vida, seja sempre esta pessoa que você é , nos esclarecendo a palavra de DEUS e sendo usado por ELE, fique na paz.

  6. Avatar Marcia Cristina disse:

    Boa noite,
    Sempre que recebo as mensagens deste site (ICHTUS) sinto-me edificada e que Deus está falando comigo. Que o Senhor continue a abençoar cada um dos que colaboram com estas mensagens tão profundamente edificantes.
    Marcia 🙂

  7. Avatar Alexandre Miguel disse:

    Bom dia Graça e Paz!
    Muito bom o texto e exortação quanto ao que estamos fazendo com nossas ações.
    Um fator que também tenho notado, é que a credibilidade de alguns líderes/pastores tem caído e muito. Infelizmente, nem todos os cristãos agem como Davi o fez. Deixando que Saul fosse problema de Deus. Em estava numa igreja, onde o pastor não trabalha, acordava todos os dias as 11:00, e ainda falava que essa era a vida que Deus tinha escolhido para ele, nos encontros dormia até as 10, e dizia q Graças a Deus tinha seus servos, a tesouraria da igreja ficava por sua adm, não existindo conselho ou estatuto, uma igreja de 400 a 500 membros onde ficava nas mãos de um único homem. Esse é apenas um exemplo, que também pode contribuir para a falta de fidelização nas igrejas. Outro dia conversando com um garoto de 12 anos, o vi escutando música mundana, eu perguntei, porque vc ouve isso, não é uma boa idéia. Ele respondeu, meu pastor ouve legião urbana qual o problema. Então, são vários fatores que contribuem para esse enfraquecimento da raiz nas igrejas.(certo que devemos fazer nosso culto individual, etc etc). Ah! Nunca vi ou ouvi Pastores pregarem em Jeremias 23..Ai dos pastores….. Temos também, Crentes dentro da igreja que nunca leram a bíblia, se quer uma única vez, tudo isso coopera para toda essa dificuldade de sermos abençoados por completo na presença de Deus.

  8. Avatar Liliane Chibly disse:

    Prezado Pr. Mário,

    Com relação ao texto, não me cabe jugar as pessoas que se afastam da igreja, mas penso que a maioria não se afasta por duvidar do novo caminho que deve seguir, mas se afasta por perceber que as igrejas (não todas mas a maioria esmagadora) são grandes sepulcros caiados, que ao invés de ensinarem o evangelho de Jesus e amar ao próximo, ensinam um evangelho mentiroso com promessas falsas, te envolvendo em um sistema que coloca em risco a sua salvação. Por essas e outras razões algumas pessoas preferem caminhar longe desse sistema para se manterem mais perto de Deus.
    Obs. Sei que o Pr. não generalizou os casos em seu texto, mas só pensei em deixar registrado um outro ponto de vista, sou assinante há muito tempo de suas mensagens, que muito me edificam.

  9. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Bom dia, Pastor Mario! Obrigada pela mensagem que nos incentiva a sermos mais espirituais, priorizando as coisas do alto, comprometidos com os assuntos do Reino e dessa forma podermos ser mais do que somos e fazermos mais do que imaginamos pela capacitação do Espírito Santo de Deus.
    Que Deus continue lhe abençoando. Grande abraço

  10. Avatar Meg Bucker disse:

    Obrigada Pastor.
    Suas palavras me incentiva a buscar mais de Deus, e lutar mais contra a carne.
    Jesus o abençoe mais e mais.
    Abraços….Meg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *