Vinicios Torres

Liderando Com o Coração – Consagrando o Projeto a Deus

“Então se dispôs Eliasibe, o sumo sacerdote, com os sacerdotes, seus irmãos, e reedificaram a Porta das Ovelhas; consagraram-na, assentaram-lhe as portas e continuaram a reconstrução até a Torre dos Cem e à Torre de Hananel.” (Neemias 3:1)

Após o desafio de Neemias, ele registra que os primeiros a se engajarem na tarefa foram o sumo sacerdote e os seus companheiros de ministério, os sacerdotes. O texto diz que eles reconstruíram os muros que davam sustentação à Porta das Ovelhas. Quando você lê sobre portas de cidade na Bíblia, tenha em mente que são grandes portões e não portas como as de nossas casas hoje. Ou seja, era um trabalho grande e pesado.

Então eles fazem algo muito interessante: assim que acabaram de construir a parte do muro com a abertura para a instalação das portas eles a consagram.

Consagrar é dedicar à santidade, separar para o propósito de servir a Deus. Este foi o primeiro esforço da reconstrução e ele foi dedicado a Deus. Com isso, Neemias e os sacerdotes estavam praticando o mandamento de oferecer as primícias, os primeiros frutos da sua colheita ou os primeiros resultados do seu trabalho (Deuteronômio 18:4; Provérbios 3:4).

Outro aspecto interessante é que a reconstrução começou por esta porta que era a porta usada para a entrada dos animais para o sacrifício no templo.

Estes dois aspectos demonstram a centralidade de Deus no projeto de Neemias pois começou pela porta que viabilizaria a restauração da comunhão do povo com Deus.

Não existe projeto (ou tarefa) pequeno demais que não deva ser consagrado ao Senhor. Tudo o que Ele colocar em seu coração para fazer deve ser colocado diante dele como oferta desde o seu início. O apóstolo Paulo reiterou esta ideia ao afirmar “E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.” (Colossenses 3:17)

É função do líder, dar o tom do projeto. Se ele entrega a Deus o projeto, os seguidores também o farão e terão uma atitude; se ele não o faz, os seguidores entenderão que o projeto é só dele e terão outra atitude.

Quando você começa um projeto você pensa nestes detalhes? Começa por aquilo que glorifica a Deus? Entrega o projeto, a sua execução e os resultados a Deus?

“Senhor, perdoa-me, pois no meu dia a dia eu faço as coisas como se não precisasse de Ti. Ajuda-me a compreender que fui criado para te glorificar.”

Vinicios Torres

5 thoughts on “Liderando Com o Coração – Consagrando o Projeto a Deus

  1. Airton

    O que você disse é verdade, é bom tornar isso evidente.

    No caso desta história, Neemias já tinha se consagrado a Deus para este projeto, e neste caso específico, os sacerdotes também já eram consagrados para a sua função.

    Digamos que a consagração pessoal foi o pré-requisito para tudo isso estar acontecendo.

    Obrigado pela sua participação.

    Vinicios

  2. Avatar Airton disse:

    Pastor Vinicios:

    Numa leitura rápida, tem-se sensação de que a consagração sucedeu a construção da porta. Entretanto, a consagração da porta espelha a autoconsagração. O que vem depois disso reflete a dedicação pessoal. Isso mesmo: primeiro, consagra-se a pessoa; em seguida, as coisas. Que Deus nos ajude a consagrar a mente, corpo e espírito, como também carro, trabalho, Tv e assim por diante.

  3. Avatar disse:

    Nos projetos social e da Igreja, sempre dedico o trabalho para DEUS. Estou fazendo a minha parte aqui para Gloria de Jesus, como seguidor de Jesus. Posso confirmar que todo que faço dar resultado, não por meu esfoço, mas do “timing” que DEUS me ajuda resolver antes de chegar um crise de decisão. Sou muito gratos por esta ligada sempre com DEUS na minha vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *