Mário Fernandez

Novidade de Vida – Alegria

“Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação.” (Habacuque 3:17-18)

Eu nunca tinha pensado neste texto desta forma. Para mim sempre pareceu poético, distante, meio coisa de filme. Uma hipótese, uma condição sugestiva, uma estorinha.

A figueira representa a honra, a paz, a prosperidade. Quando a minha figueira secou e o sossego se dissipou, entendi.

As uvas representam o vinho, a celebração, a festividade, a alegria em si. Quando as minhas uvas acabaram e a festa cessou, eu entendi.

As olivas (azeitonas) representam o óleo, a unção, o ministério, o serviço no Reino, os dons. Quando as olivas acabaram, eu entendi. Glória a Deus que sobrou azeite estocado…

O alimento nos campos ou lavouras é fácil de compreender, embora, eu admito, nunca tenha passado fome, comi o último disso e daquilo várias vezes. Quando a minha despensa esvaziou de vez, eu entendi.

As ovelhas são símbolo de amigos, gente para cuidar, relacionamentos, sociedade, família. Quando me vi só, entendi.

Os bois ou bezerros representam a fartura, a carne abundante, a prosperidade, abundância, o churrasco, até mesmo o luxo. Quando os meus bois acabaram eu entendi.

Vivo dias de Habacuque, meu irmão. O que era fácil se tornou difícil, o abundante ficou escasso e o sossegado está tumultuado. Pouco ou nada resta no devido lugar para servir de referência ou ponto de apoio. Poucos dos “companheiros” suportaram a luta quando a coisa ficou feia. Só que nos meus dias de Habacuque, não tem “ainda que” pois é real.

Este ano tem sido curioso. O faturamento não caiu mas a inadimplência tem nos maltratado tanto que falta dinheiro quase o tempo todo e fica difícil conduzir as coisas. A saúde na família foi abalada em múltiplas frentes e quase não se dá conta de atender. O cansaço e o enfado são tão extremos que parece que noite alguma é longa o bastante para se recompor. Parece propaganda de filme de fim do mundo? Não, é um relato real.

MAS – nas madrugadas mal dormidas o Senhor nos visita. Nas contas bancárias minguadas a multiplicação acontece. Nas despensas fazendo eco o rendimento sobe. Na angústia o clamor é ouvido, o choro faz sentido e o incenso sobe como um foguete. Na agonia um ombro amigo aparece.

Permita a este quarentão um conselho, seja você meu querido mais moço ou mais experiente – aprenda a alegrar-se no Deus da sua Salvação enquanto se pode dizer “ainda que”. Eu o fiz, e agora o faço, por mais que tudo vá mal no conceito humano. Os dias escuros passarão, as dificuldades serão contornadas, o suprimento virá, a enfermidade será derrotada.

O que não vai mudar?

O que não pode mudar é meu coração agradecido ao Deus que me salvou quando eu merecia morrer. Deus não muda, eu não posso mudar. Se hoje perder tudo que “tenho” foi Ele que me deu, desfrutei mais do que merecia, sou grato. O conceito de alegria estava podre, o Senhor precisou repará-lo.

Deixo aqui meu recado para ser ouvido no céu, na terra e debaixo da Terra: louvado seja o Senhor, Deus Eterno, meu Salvador, cuja majestade é para sempre. Aleluia.

Isso meu querido, é novidade. Novidade de Vida…

“Senhor, em meio a tudo que o Senhor nos escolheu para nos provar, me ajuda a encontrar palavras de júbilo pois a vitória é certa e há sim motivos de alegria. Grande é o Senhor, totalmente digno de ser louvado.”

Mário Fernandez

9 thoughts on “Novidade de Vida – Alegria

  1. Avatar Airton disse:

    Pastor Mário:

    A exultação e a alegria no Senhor independem da situação. A exemplo de Paulo, que sabia viver contente na escassez e na abundância, Habacuque ensina que é possível se alegrar no inverno da vida. Isso tem a ver com a base da vida, o alicerce da existência. Que deve estar firmado na Rocha. Daí surge a questão: em que (m) tenho posto minha alegria? Que o Pai providencie o sustento, seja de que natureza for, para que o irmão supere, de cabeça erguida, o momento por que passa.

  2. Avatar Marcos disse:

    Amado Pastor, acompanho este site desde de 2000 e muitas das mensagens tem me edificado. Oro ao Senhor que te fortaleça e anime neste tempo e que a alegria do Senhor seja tua força.

    Grande abraço e fique na Paz.

  3. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Bom dia, Pastor Mario, me sinto especialmente solidária com suas aflições e peço a Deus que o conforte, renove as suas forças e lhe multiplique as vitórias, pois somos mais que vencedores por Cristo, promessa que nunca pode ser quebrada pois fiel é Aquele que nos promete. Que o Senhor esteja intensificando o júbilo do Espirito em seu interior. Embora o corpo expresse fadiga, fraqueza, o coração se esbalda de alegria por causa do futuro que lhe está reservado. Glória a Deus por isso.
    Grande abraço.

  4. Avatar Helena de Deus disse:

    Bom dia! Como esse texto é edificante, fui edificada pela sabedoria e unção nessas palavras. Que Jesus continue te usando para a Glória d’Ele!
    Abraços,
    Helena

  5. Avatar Gisele Galvão disse:

    Glória a Deus! Isso é andar na fé de Deus produzida em nossos corações pelo Espírito Santo e perseverar! Que Deus abençoe, meu irmão! 🙂

  6. Avatar Carmen disse:

    Querido irmão, suas palavras foi de grande conforto para mim. Sempre busquei no versículo citado força para continuar sendo agradecida a Deus no meio da atribulação. Que Deus continue dando-lhe sabedoria para dividir com os outros. Abraços.

  7. Avatar sonia disse:

    Oi Mário…gosto de suas msgs… Hoje foi escrita pra mim…Louvado seja nosso DEUS pelo seu ministério e pelas experiencias partilhadas… Peço oração pelas minhas filhas…e por uma pra que DEUS use o encontro em que ela vai participar neste fds…pra que se sinta tocada pelo amor e pelo poder de DEUS…

  8. Avatar Marise Sargento disse:

    Que maravilha ! Louvo ao Senhor por esta mensagem … Muito obrigado !
    O Senhor sempre te abençoe !
    Marise

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *