Mário Fernandez

Novidade de Vida – Espirito Diferente

“o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.” (João 14:17 )

Uma expressão popular muito usada é “o espírito da coisa” – eu nem sei qual é a coisa, mas se a coisa tem espírito é por que não é qualquer coisa. Quando alguém está dominado ou possuído por um demônio o termo bíblico é justamente “espírito imundo”. Esse versículo nos fala de um Espírito diferente, que não encaixa nesse mundo, não pode ser recebido por ele, nem pode ser visto por ele e nem é conhecido dele.

Estou convicto na minha meditação de que há alguma espécie de compatibilidade espiritual necessária, não apenas por conta deste versículo como de outros tantos, inclusive me levando a crer numa forte relação entre isso e alguns eventos do tipo causa-e-efeito. Pensemos juntos nesse tema com bastante calma.

Quando eu ando bem com Deus, me dedico mais a orar e meditar nas Escrituras, a me afastar das tentações e me esforçar por santidade, eu ajo de uma forma. Quando me descuido, me pego agindo de outra forma e preciso corrigir o curso. Já o mundo não o pode receber e por isso caminha a passos largos no que se pode simplesmente resumir como “de mal a pior”. Ou seja, posso compreender e deduzir que o Espírito é a causa que traz ou promove os efeitos. Aqui, meu querido leitor, temos de colocar nosso ponto.

Uma vida renovada, com novidade focada em Cristo, é uma vida regida e dirigida pelo Espírito de Cristo, não tem como ser de outra forma. E sendo assim, só pode produzir os efeitos em atos e reações que sejam no padrão de Cristo. Temos portanto mais do que um desafio uma obrigação de agir e reagir de modo apropriado.

Não podemos mais admitir que entre nós, servos do Altíssimo, haja os que murmuram (como estilo de conversa), os que mentem (da forma que for), os que burlam as regras (todas elas), os que menosprezam os pobres e desprotegidos, os que são indiferentes às missões, os que não sentem nada pelos perdidos, os que falam o que não convém ouvir, os que são avarentos, os que …

Não creio que seja questão de juízo mas sim de definição – se eu quero ir para o norte não tem sentido caminhar para o sul. Se quero ser como Cristo só posso fazer uma coisa: a mesma que ele faria na minha situação. Simples não é mesmo? Mas nada fácil de ser executado no mundo em que vivemos. Somente tendo uma mente renovada e habitada (para não dizer dominada) pelo Espírito que o mundo nem pode receber.

Sejamos nós os que buscam intensamente uma vida diferente, que evidencia Aquele que está conosco e habita em nós. Sejamos nós os primeiros (tomara mesmo) a começar mudança de atitudes e reações pelas pequenas iniquidades, para vencer talvez de pouco em pouco até alcançar um patamar mais “impressionante”. Ou isso, ou continuaremos sendo confundidos com os que perambulam por este imenso planeta apenas respirando e sem conhecer tal Espírito da Verdade.

“Senhor, não me permita ser apenas mais uma na multidão, provavelmente solitário em meio a tantas pessoas. Me ajuda a pensar e agir diferente, um pequeno passo de cada vez.”

Mário Fernandez

2 thoughts on “Novidade de Vida – Espirito Diferente

  1. Avatar Airton disse:

    Pastor Mário:

    A condição para se conhecer o Espírito da verdade é conhecê-lo. Adquire-se o conhecimento acerca dele vivendo com Ele. A prova disso é o estilo de vida baseado nos princípios divinos. Essa prática contribui para que outros conheçam o Espírito da verdade. Ademais, capacita a própria pessoa a se enxergar melhor, a espelhar com mais intensidade os ensinamentos divinos.

  2. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Precisamos mesmo andar em comunhão com o Espírito Santo, pois só assim poderemos demonstrar o fruto do Espírito em nossas vidas. Obrigada pela mensagem. Deus continue fazendo prosperar esse Ministério.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *