Mário Fernandez

Novidade de Vida – Saber Que Não Sabe

“Ao encontrar o homem de Deus no monte, ela se abraçou aos seus pés. Geazi veio para afastá-la, mas o homem de Deus lhe disse: ‘Deixe-a em paz! Ela está muito angustiada, mas o Senhor nada me revelou e escondeu de mim a razão de sua angústia'” (2 Reis 4:27-28)

Elias e Eliseu são dois personagens cuja vida me impressiona e a quem eu admiro muito. Esta cena na vida de Eliseu demonstra ao mesmo tempo dependência de Deus, humildade, bom senso, praticidade, espírito de liderança e discernimento. Mas, principalmente, me chama a atenção um fato nas entrelinhas – Eliseu poderia dizer o que ele pensava ou imaginava, mas preferiu apenas dizer que Deus nada lhe revelou. Isso, meus queridos, é sinal de temor de Deus e zelo pela Sua Palavra.

Falta muito disso em todos nós nesses dias em que vivemos, nos quais as pessoas querem ter a razão mesmo quando estão erradas e não apenas desvalorizam a Palavra de Deus como trabalham contra seus princípios. O próprio texto se refere a Elias como o homem de Deus, o que nos sugere que qualquer “chute” que ele quisesse dar seria bem-vindo de qualquer maneira – ele tinha autoridade.

Uma vida renovada por Jesus Cristo, a vida de uma pessoa que quer viver em novidade de vida, precisa ser assim marcada. Eu me arrependo de todas as vezes que tomei decisões passivas mesmo com “aquela voz” me dizendo que era o caminho errado. Por vezes aceitei entrar em situações que eu estava vendo que iam na direção errada. Outras vezes simplesmente decidi apressadamente e depois me arrependi. Eu preciso aprender esta lição urgentemente em minha vida. Se Deus não falou nada não devo ser eu que tenho a resposta, afinal quem sou eu?

Nas situações práticas do cotidiano, seria muito apropriado nós aprendermos a dar um passo para trás, mesmo que com isso perdêssemos algumas oportunidades ou alguns “lucros” a fim de nunca ir contra o que Deus deseja. Se Eliseu não sabia o que Deus queria fazer na vida daquela mulher, tendo em si porção dobrada do Espírito de Elias, imagine a quantidade de burradas que eu e você cometemos simplesmente na pressa. Leia com cuidado estes capítulos da Bíblia e veja o tanto de revelação e de profecia que estavam na vida de Eliseu.

O desafio para cada um de nós é pisar no freio e declarar explicitamente: “Deus ainda não me falou nada, preciso de mais tempo para orar e buscar Sua Face”. Não somos mal-intencionados, mas erramos ao apressar as decisões. Temos de reconhecer, em prol da renovação da nossa mente, quando não sabemos. Há poucos dias convidei uma pessoa para algo perfeitamente lícito e adequado, mas ele se recusou pois, ao orar, não sentiu paz. Me abençoou e me ligou a este versículo. Deus tenha misericórdia de nós, os apressadinhos.

“Senhor, me perdoe pelas vezes que tenho agido sem saber nada da Tua parte, sem ter revelação e sem ouvir a Tua voz. Fortalece-me para eu agir melhor.”

Mário Fernandez

5 thoughts on “Novidade de Vida – Saber Que Não Sabe

  1. Avatar Airton disse:

    Pastor Mário:

    Eliseu não havia recebido de Deus a revelação sobre a angústia. Apenas sabia que a mulher estava angustiada. O que ele afirmou”deixe-a em paz”, mostra que ele em certo sentido abençoou a mulher. Diante do desconhecido, do obscuro, Eliseu foi sábio o suficiente para comunicar paz e graça, enquanto aguardava a resposta do Pai.

  2. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Nunca tinha visto este texto por essa ótica. Aprender a declarar sempre: “Deus ainda não me falou nada, preciso de mais tempo para orar e buscar Sua Face” Obrigada pela lição. Que Deus continue atendendo suas orações.

  3. Avatar Margareth Bucker disse:

    Boa noite Pastor.
    Mais uma vez, obrigada pela sua mensagem, chegou na hora certa, e eu sou muito apressadinha mesmo.
    Que Jesus continue a boa obra que começou em sua vida.
    Obrigada….Meg

  4. Avatar Guga Almeida disse:

    Que o Senhor continue a colocar palavras vivas com esta em sua boca!

    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *